Quando o assunto é promoção online, há uma rede social que é geralmente ignorada por músicos: o Google Plus.

Enquanto seu potencial foi reconhecido e utilizado por muitos empresários ao redor do mundo, para muitos músicos o Google Plus ainda é território desconhecido.

Entretanto, enquanto pode ser verdade que esta rede ainda está para trás de Twitter e de Facebook em popularidade e em uso, o Google Plus oferece oportunidades incríveis para promover sua música e fazer marketing com o chamado Hangouts on Air.

O que faz do Hangouts on Air uma coisa tão bacana é que eles podem ser transmitidos facilmente pelo YouTube ou pelos sites dos artistas.

Aqui vão alguns jeitos criativos de usar o Hangout para promover sua música, aumentar seu número de fãs e fazer bombar a interação:

1.Faça ‘streaming’ de apresentações

Não seria legal transmitir seu próximo show ao vivo, por ‘streaming’? Adivinha, você pode fazer isso com Hangouts. Você só precisa de um computador, uma conexão com a Internet  e um microfone. É claro que, quanto mais rápida for sua conexão com a internet e maior a qualidade do seu microfone, melhor será seu vídeo.

Você pode armar seu show como um evento no Google Plus e convidar seus seguidores a assistirem ao  ‘streaming’. Também há a opção de convidar cículos extendidos, que são os amigos dos seus seguidores. Isso significa que você pode até alcançar pessoas que não fazem parte do seu círculo no Google Plus.

Eles conseguirão curtir o seu show que, além de no YouTube, também pode ser mostrado em ‘streaming’ em qualquer site.

2. Aulas, Workshops e Seminários

Por que não aumentar o público do seu próximo workshop ou aula, transmitindo o evento com o Hangouts on Air?

Esse é um ótimo jeito de alcançar mais gente, compartilhar suas falas e recursos com eles e até criarum fluxo maior de acessos a seu site. ‘Streaming’ de aulas com Hangouts também pode te ajudar a conseguir mais endereços de email para o seu mailing, porque você consegue facilmente direcionar seus espectadores para o campo de se inscrever.

E se você curte fazer webinars, seminários da web, o Hangouts on Air pode ser uma alternativa aos outros tantos serviços de ‘streaming’ por aí: GoToWebinar, Ustream, etc. Se você quiser saber mais sobre como usar o Hangouts on Air para seminários, eu recomendo o artigo escrito por Mary Jaksch: The Ultimate Guide to Using Hangouts on Air for Webinars. (O guia definitivo para o uso de Hangouts para webinars, em inglês)

3. Aulas particulares

Você gosta de ensinar? Se sim, está dando aulas particulares online? Tudo bem que é verdade que nada é melhor do que interação cara a cara, mas você consegue transmitir muito conhecimento dando aulas online.

Alguns fazem isso usando o Skype. Entretanto, se você está preparando uma aula e quer que ela fique disponível para todo um grupo de alunos, você poderia fazer isso facilmente com o Hangouts on Air.

4. Perguntas e respostas dos fãs

Ponha-se no lugar dos seus fãs por um minuto. O quanto eles amariam que você respondesse pessoalmente a perguntas que eles fizeram?

Fazendo uma série de perguntas e respostas– por exemplo, uma vez por mês– com seus fãs, você com certeza vai engajá-los. Além disso, eles provavelmente falarão bem de você e farão um ótimo boca a boca sobre seu músico predileto.

É provável que isso vá trazer mais gente para suas sessões de perguntas e respostas e fortalecer a conexão que você tem com seus fãs.

5. Deixe olharem os bastidores

Assim como as perguntas e respostas, dar a fãs leais uma chance de ver como as coisas são nos bastidores também fará bem para você.

Por que não montar um computadot com webcam e fazer “streaming” do seu ensaio ou da gravação da sua nova canção no estúdio? Ou talvez você esteja se preparando para fazer um show e queira mostrar para os fãs o que está rolando no camarim?

Outro tipo de conteúdo exclusivo por que seus fãs podem se interessar são entrevistas. Você está prestes a ser entrevistado para jornal, revista,, blog ou podcast? Bom, por que não deixar que seus fãs tenham acesso a isso, passando a entrevista em ‘streaming’ no YouTube ou no seu site?

—–

Essas são algumas das coisas que você pode fazer com o Hangouts on Air e que podem te ajudar muito a promover sua música – e fazer crescer seu grupo de fãs,leais e engajados.

E, caso você esteja se perguntando, sim, o Hangouts on Air é de graça.

Você consegue pensar em algum outro jeito de um músico usar o Hangouts on Air? Deixe sua opinião na seção de comentários, abaixo.

Biografia do autor: Yannick Ilunga escreve sobre negócios musicais no The Jazz Spotlight e fala sobre jazz e o mercado de música, com artistas, entendedores do mercado e compositores no The Jazz Spotlight Podcast.