Por Chris Robley
Proteja seu instrumento em voos
Entrar num avião com seu violão é uma coisa assustadora.
Quem lembra da música “United Breaks Guitars?”, que um colega artista fez quando a companhia aérea quebrou o seu violão. Bom, eu estou aqui para testemunhar — nada mudou: eles continuam quebrando!
Eu peguei um voo recentemente com meu violão, na mesma United. Meu instrumento é um Taylor (assim como na música), e chegou ao destino com uma bela rechadura no corpo (como você pode ver na foto à esquerda).
Eu tentei levar o violão como bagagem de mão (empacotado no case feito para ele, com um umidificador), mas infelizmente era um desses aviõezinhos minúsculos, que mal têm lugar para guardar a blusa. Então foi para o temido compartimento de bagagem, onde o ar, gelado e seco, faz o que quiser com instrumentos de pinho.
E isso é só o voo. Depois dele, a bagagem é arremessada pra lá e pra cá pelos carregadores de bagagem — e depois é devolvida a mim em sua nova condição, nem tão boa.
Como já cantava a música, a United não se sensibilizou com o périplo do meu violão, então aqui começa a saga atrás de um reparador ou luthier.
Mas chega de falar de mim e dos meus problemas #ClasseMediaSofre. Vamos tentar evitar que o mesmo aconteça quando você voa com seu violão.
5 dicas de como levar seu violão no avião
- Reserve assentos na parte de trás da aeronave
Se você estiver voando em um avião menor, é provável que sua guitarra seja despachada (a não ser que você convença os comissários a deixarem você ocupar um bagageiro inteiro), mas, se for um avião maior, é capaz que consiga levar o instrumento como bagagem de mão.
Essas chances aumentam se você embarcar antes no avião. Se você reservar um lugar no fundo da aeronave, você vai entrar primeiro, correr para sua fileira, enfiar o violão no compartimento e se sentar rapidinho. Agora não é mais problema seu. Os outros que vão ter de encaixar sua bagagem ao redor do seu violão.
- Se te disserem que precisa despachar o violão, leve ele na mão assim mesmo
Se fingir de trouxa às vezes ajuda.Se te disserem na hora do check in que você precisará entregar seu violão assim que chegar à aeronave (para ele ser colocado no compartimento de carga), deixe que eles coloquem a etiqueta na alça do compartimento do violão. DEPOIS, ande com sua mão em cima da etiqueta. Se ninguém te parar, é só fazer que nem na dica de número 1. Mas, se pararem…
- Peça com educação aos comissários se eles podem guardar o violão no compartimento de casacos, na frente do avião
Seu violão é um item caro e frágil, e essencial para sua sobrevivência, certo? Explique isso muito educadamente aos comissários de bordo e pergunte se eles não podem fazer nada para acomodar melhor o instrumento. Você não vai conseguir muita coisa brigando, então fique sussa. Mas tente esgotar todas as possibilidades lógicas antes de deixar seu violão ser levado para o compartimento de bagagem.
- Pense nos pontos positivos e nos negativos de cases duros contra bolsas moles
Uma bolsa mole segurando seu instrumento? Num avião? Você está LOUCO!? Acredite se puder, mas algumas pessoas têm mais sorte quando levam seus instrumentos em bolsas moles — não porque elas protegem melhor, mas porque a fragilidade que um violão mostra ter numa bolsa mole pode sensibilizar a tripulação mais facilmente. Presumindo que você não esteja num avião pequeno, a bolsa mole te dá mais chances porque:
* aparenta ser menor aos olhos dos comissários (então é menos provável que seja etiquetada para ir no compartimento de bagagem)
* cabe mais facilmente no compartimento sobre sua cabeça
* se o compartimento sobre sua cabeça estiver lotado, cabe mais facilmente no armário na frente do avião
Entretanto, não há como negar que uma bolsa mole protege menos o instrumento. SE você for obrigado a dar a guarda do seu violão para os bagageiros, é claro que você preferirá que ele esteja num case duro. Um case firme e duro. Um case muito, muito, muito firme. Um case que permita jogar o violão de cima de um telhado no rio, e ele sobreviver. (É claro que o meu case não passou neste teste).
- Prepare seu violão para os “elementos”
Se você conseguir embarcar com seu violão, o número de interpretes que ele vai enfrentar é menor. A cabine é pressurizada e mantida numa temperatura humanamente viável. O ar é seco e bizarramente reciclado, mas se você tiver um umidificador para a guitarra e tomado seus tabletes de vitamina C, não tem muito com o que se preocupar. Agora, se seu instrumento for lá embaixo, com as bagagens, mudanças súbitas em umidade e temperatura podem fazer um estragão nele.
Eu não tenho uma única recomendação para todos os tipos de violões e cases (algumas pessoas recomendam a afrouxar as cordas, de maneira a evitar tensão grande demais no braço do violão ou encher o oco da madeira com meias, jornal etc.) — mas eu diria que é aconselhável verificar com os fabricantes da guitarra e do case para ver quais etapas extras eles recomendariam para garantir uma viagem mais segura.
Esperamos que essas dicas ajudem você a se preparar melhor para voar com seu violão. Eu adoraria ouvir suas dicas também. Como você viaja com seu violão? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.