shutterstock_101870326-300x200-1[Este post foi escrito pelo colaborador Anthony Ceseri.]

Composição pode ser um negócio muito difícil, então ter as ideias certas na cabeça e uma ser otirmista é bem importante. Muita gente cria ‘crenças limitantes’ sobre si mesmos, o que limita de conseguir tudo o que poderiam (ou querem) alcanças — e compositores, em especial, fazem isso o tempo todo.

Uma crença limitantes é algo que você pensa de si mesmo que limita sua capacidade de alcançar objetivos. A pegadinha é que essas crenças não são nem verdade.
Crenças são muito poderosas porque são mais do que só ideias. São ideias sobrecarregadas com as nossas emoções, então elas podem parecer impossíveis de abalar. Mas não deveria ser tão difícil derrubar suas crenças limitantes.

Mude o jeito que você pensa suas limitações

Um jeito fácil de se livrar de suas crenças limitantes é se perguntar: “Já houve um tempo em que isso não era verdade?” Você ficará surpreso ao perceber que a resposta, quase sempre, é “sim”, o que significa que você é capaz de conseguir aquilo que quer sim.

Vamos agora dar uma olhada em crenças limitantes comuns entre os compositores, e ver como dissipá-las.

Crença Limitante nº1: Eu não vou dar certo na indústria da música. Eu não tenho contatos. E o que importa é quem você conhece.

A verdade: Hoje mais do que nunca, músicos independentes estão criando oportunidades para seu próprio sucesso. Ferramentas como redes sociais e estúdios de gravação caseira possibilitaram as pessoas a criar e distribuir sua própria música tranquilamente. É uma época melhor do que nunca para lidar com sua própria música. Sites como Taxi dão acesso direto a profissionais do mercado para você mandar sua música. Acontece constantemente que músicos independentes consigam ganhar a vida sem ter um “quem indicou” no mercado.

Isso dito, é claro que é bom conhecer pessoas também. Por essa razão, se você não tem contatos, comece a fazê-los. Comece a fazer “networking” com outros músicos. Vá a convenções de compositores e aulas sobre o tema, envolva-se com grupos nas redes sociais que discutam o assunto. Quando você interage nessas comunidades, não só trombe com as pessoas e diga o que você quer. Em vez disso, construa relacionamentos com eles. Sua relação com uma pessoa pode levar a conhecer outra, amiga dela, e daí por diante. Antes que você perceba, terá uma agenda cheia de contatos de pessoas do mercado.

Crença Limitante nº2: Sou muito velho para começar a ganhar dinheiro com música.

A Verdade: Pessoas começam a ganhar dinheiro com música em todas as idades. E, de novo, esse tipo de coisa acontece o tempo todo. Susan Boyle tinha quase 50 anos quando começou a angariar milhões de cliques nos seus vídeos de YouTube. E se ela divesse se convencido de que era velha demais para começar a ganhar dinheiro? As gravadoras geralmente buscam pessoas jovens ou de vinte e poucos anos para ser o rosto da música pop? É claro, mas se tornar uma estrela pop desse jeito não é o único caminho no negócio da música. Como eu disse, se você quer ser bem-sucedido como compositor independente, você não contará com uma gravadora, de qualquer jeito. Fique ótimo naquilo que você faz, para que você fique irresistível para quem quer atrair.

Crença limitante nº3: Sou muito jovem para ser compositor.

A Verdade: Eu ouço a garotada dizer coisas como “Estou tentando ser compositor.” Se você escreveu uma música, você é compositor. Ponto. Elimine a palavra “tentando” do seu vocabulário e simplesmente faça o que tem de fazer. Se você acha que é muito jovem para ganhar dinheiro com sua música, há muitas pessoas que já o negaram antes. Se ainda assim você está preocupado por ser jovem demais, espere um pouquinho que isso passa.

Crença Limitante nº4: Não consigo ter um fã-clube. Ninguém quer ouvir a minha música.

A Verdade: Coisas tipo lista de e-mails ou redes sociais facilitam como nunca a construção de uma base de fãs e criar um relacionamento com eles. Artistas independentes fazem isso o tempo todo. E por que seria diferente com você? E se você está preocupado porque suas músicas não são boas o suficiente, um pouco de aprendizado e de prática te farão bem nesse aspecto. É por isso que você está lendo esse artigo, então você já está no caminho certo. Você só tem de ser persistente e continuar tentando.

——–

Agora é sua vez. Faça uma lista de suas crenças limitantes e descubra a razão de cada uma delas não ser verdade. Encontre exemplos de quando elas não foram verdade. E haverá vários deles. Isso te ajudará a se dar conta de que é capaz de muito mais do que pensava. A verdade é, quer você pense que consegue ou que não consegue, você provavelmente tem razão. Então comece a se dar conta de que você é capaz. Só somos segurados pelos grilhões que nós mesmos nos colocamos. Cabe a nós mesmos removê-los.