4 crenças que estão impedindo sua carreira de compositor de crescer — e como acabar com elas

Você é o que come. Sim, mas você também é o que você acredita ser: o Blog CD Baby levantou as quatro crenças que mais derrubam a carreira de um compositor. Vem ver (e fugir delas)!

shutterstock_101870326-300x200-1[Este post foi escrito pelo colaborador Anthony Ceseri.]

Composição pode ser um negócio muito difícil, então ter as ideias certas na cabeça e uma ser otirmista é bem importante. Muita gente cria ‘crenças limitantes’ sobre si mesmos, o que limita de conseguir tudo o que poderiam (ou querem) alcanças — e compositores, em especial, fazem isso o tempo todo.

Uma crença limitantes é algo que você pensa de si mesmo que limita sua capacidade de alcançar objetivos. A pegadinha é que essas crenças não são nem verdade.
Crenças são muito poderosas porque são mais do que só ideias. São ideias sobrecarregadas com as nossas emoções, então elas podem parecer impossíveis de abalar. Mas não deveria ser tão difícil derrubar suas crenças limitantes.

Mude o jeito que você pensa suas limitações

Um jeito fácil de se livrar de suas crenças limitantes é se perguntar: “Já houve um tempo em que isso não era verdade?” Você ficará surpreso ao perceber que a resposta, quase sempre, é “sim”, o que significa que você é capaz de conseguir aquilo que quer sim.

Vamos agora dar uma olhada em crenças limitantes comuns entre os compositores, e ver como dissipá-las.

Crença Limitante nº1: Eu não vou dar certo na indústria da música. Eu não tenho contatos. E o que importa é quem você conhece.

A verdade: Hoje mais do que nunca, músicos independentes estão criando oportunidades para seu próprio sucesso. Ferramentas como redes sociais e estúdios de gravação caseira possibilitaram as pessoas a criar e distribuir sua própria música tranquilamente. É uma época melhor do que nunca para lidar com sua própria música. Sites como Taxi dão acesso direto a profissionais do mercado para você mandar sua música. Acontece constantemente que músicos independentes consigam ganhar a vida sem ter um “quem indicou” no mercado.

Isso dito, é claro que é bom conhecer pessoas também. Por essa razão, se você não tem contatos, comece a fazê-los. Comece a fazer “networking” com outros músicos. Vá a convenções de compositores e aulas sobre o tema, envolva-se com grupos nas redes sociais que discutam o assunto. Quando você interage nessas comunidades, não só trombe com as pessoas e diga o que você quer. Em vez disso, construa relacionamentos com eles. Sua relação com uma pessoa pode levar a conhecer outra, amiga dela, e daí por diante. Antes que você perceba, terá uma agenda cheia de contatos de pessoas do mercado.

Crença Limitante nº2: Sou muito velho para começar a ganhar dinheiro com música.

A Verdade: Pessoas começam a ganhar dinheiro com música em todas as idades. E, de novo, esse tipo de coisa acontece o tempo todo. Susan Boyle tinha quase 50 anos quando começou a angariar milhões de cliques nos seus vídeos de YouTube. E se ela divesse se convencido de que era velha demais para começar a ganhar dinheiro? As gravadoras geralmente buscam pessoas jovens ou de vinte e poucos anos para ser o rosto da música pop? É claro, mas se tornar uma estrela pop desse jeito não é o único caminho no negócio da música. Como eu disse, se você quer ser bem-sucedido como compositor independente, você não contará com uma gravadora, de qualquer jeito. Fique ótimo naquilo que você faz, para que você fique irresistível para quem quer atrair.

Crença limitante nº3: Sou muito jovem para ser compositor.

A Verdade: Eu ouço a garotada dizer coisas como “Estou tentando ser compositor.” Se você escreveu uma música, você é compositor. Ponto. Elimine a palavra “tentando” do seu vocabulário e simplesmente faça o que tem de fazer. Se você acha que é muito jovem para ganhar dinheiro com sua música, há muitas pessoas que já o negaram antes. Se ainda assim você está preocupado por ser jovem demais, espere um pouquinho que isso passa.

Crença Limitante nº4: Não consigo ter um fã-clube. Ninguém quer ouvir a minha música.

A Verdade: Coisas tipo lista de e-mails ou redes sociais facilitam como nunca a construção de uma base de fãs e criar um relacionamento com eles. Artistas independentes fazem isso o tempo todo. E por que seria diferente com você? E se você está preocupado porque suas músicas não são boas o suficiente, um pouco de aprendizado e de prática te farão bem nesse aspecto. É por isso que você está lendo esse artigo, então você já está no caminho certo. Você só tem de ser persistente e continuar tentando.

——–

Agora é sua vez. Faça uma lista de suas crenças limitantes e descubra a razão de cada uma delas não ser verdade. Encontre exemplos de quando elas não foram verdade. E haverá vários deles. Isso te ajudará a se dar conta de que é capaz de muito mais do que pensava. A verdade é, quer você pense que consegue ou que não consegue, você provavelmente tem razão. Então comece a se dar conta de que você é capaz. Só somos segurados pelos grilhões que nós mesmos nos colocamos. Cabe a nós mesmos removê-los.

11 Comentários

  1. manomoka@gmail.com'
    by Moises Eduardo Gomes on junho 3, 2014  20:45 Responder

    Gostei das dicas! muito obrigado pela força! isso me chegou na hora em que eu mais estava precisando!

  2. eltonnrod@gmail.com'
    by elton on fevereiro 18, 2015  11:25 Responder

    Parabéns pelo conteúdo muito bom mesmo me ajudou bastante.

  3. danielvianna9@hotmail.com'
    by Daniel Antônio on Maio 16, 2015  14:37 Responder

    Qual o endereço do site "Taxi"? Procurei no Google e apenas encontrei listas de serviços de táxi. Valeu.

    • by Marcos Chomen on junho 11, 2015  17:41 Responder

      Oi Daniel, segue https://www.taxi.com/
      Obrigado.

  4. juninholove1992@hotmail.com'
    by juninho love on abril 23, 2016  17:00 Responder

    muito bom parabens isso me ajudou muito a acreditar em mim e ja to vendo resultado pos tou insistindo

  5. julio.22dante@gmail.com'
    by Júlio César on junho 1, 2016  18:56 Responder

    Muito legal as dicas amei

  6. daianeff_1988@hotmail.com'
    by daiane farias on junho 2, 2016  00:50 Responder

    esse site "Taxi" não é brasileiro... :( tem algum site brasileiro que possa indicar para a gente?

  7. ivanildoalbino32@gmail.com'
    by ivanilldo jose de assis on julho 1, 2016  14:12 Responder

    E meio complicado, mas vou tentar. Gostei da dica, já tenho uma base com musica. Toco um pouco de violão e tenho desejo de compor pelo menos para ficar de lembrança pra familia. Muito obrigado um abraço.

  8. casadosnaturais29@gmail.com'
    by Mafilho Gomes on agosto 21, 2016  21:13 Responder

    Gostei muito deste incentivo,tenho 52 anos e um ano que componho.eu precisava deste comentário,muito obrigado.

  9. dudasg_2007@yahoo.com.br'
    by DUDA SG COMPOSITOR on fevereiro 1, 2017  03:40 Responder

    É difícil de se ter conselhos principalemente nesse ramo de compositor pra não dizer que não temos o mais comum de se ouvir é; Não disista não que uma hora você consegue. Aqui precebemos que foi mais objetivo nos dando clareza das nossas crenças limitantes que temos que perder nos livrar delas o mais rápido possível e colocar sempre em nossas vidas além das palavras positivas o pensamento positivo com as emoções.
    Parabéns pelo conselho muita imporância para todos nós.

  10. igordosbruto@hotmail.com'
    by Igor Miguel da Silva on setembro 11, 2017  01:14 Responder

    Gostaria de saber como enviar uma música para um cantor? ou ainda, como seria o processo para enviar a música através de uma gravadora? e como encontrar gravadoras, pois procurei e não encontrei.

Comente

Seus email não será publicado.