Por Chris Robley
A importância de se ter seu próprio site de músico
“Caro Diretor Musical de Casa de Shows,
Eu toco numa banda de Xote de Alagoas que se chama Xuxa do Xote. Em fevereiro, a gente vai fazer uma turnê que passa por São Paulo, entre os dias 11 e 13 para divulgar nosso novo álbum Xote do Dom Quixote e a gente adoraria tocar na Paladium. A gente acredita que possa levar cerca de 400 pessoas por noite no fim de semana, e metade disso em noites úteis.
Para ouvir o som mais quente que mistura Xote com música eletrônia, é só conferir nossa música no SoundCloud. Veja nossos vídeos no YouTube. Leia nossa história e confira nossos contatos no site. Veja quantos fãs temos no Facebook. Etc. Etc. Etc.
Atenciosamente,
João do Xote”
Ok, amigo do xote? Estou curioso. Você pode encher minha casa de show com 200 pessoas numa segunda à noite? Fiquei curioso. Mas POR QUE MOTIVO eu preciso clicar em quatro links diferentes para ter uma ideia geral da sua banda? Eu não tenho tanto tempo livre.
Para sua sorte, eu vou pegar um pouco do meu dia e ver essa banda que atrai 200 pessoas a um show durante semana. Mas se você não tivesse tantos fãs, eu diria “uma pena” e iria para o próximo e-mail da minha caixa de entrada. Você está dificultando a vida de produtores, blogueiros, jornalistas e fãs, obrigando eles a seguir sua carreira musical em vários sites? Não faça isso! Em vez disso, organize todas as coisas importantes em um só lugar, o seu site. Você já está convencido que um músico precisa ter seu próprio site? Ótimo. Isso evita que você cometa esses erros comuns de sites de músicos? Excelente. Agora, vamos garantir que seu site tenha tudo o que ele precisa ter.
Aqui vai uma lista de coisas que todo site de músico deveria ter
- Uma página atualizada Sobre Mim, com várias versões da sua biografia — Você deveria ter uma descrição da sua música e de sua banda em menos de 140 caracteres, uma versão um pouco mais longa (cerca de um parágrafo) e também a biografia completa, com uma lista de todas suas conquistas notáveis. Você vai perceber que promoters e a imprensa às vezes pinçam frases do seu verbete, então ter algumas opções diferentes facilita para as pessoas encontrarem o que querem. Você não tem de reescrever sua biografia do zero a cada ano. É só adicionar algumas frases sobre o que está acontecendo agora. (Se o que estiver acontecendo agora for a coisa mais importante ou dramática que já aconteceu com sua banda, coloque essa informação no começo do texto).
- Uma página de Imprensa, com fotos em alta resolução, frases suas e seus últimos press releases— Esse é o mínimo, levando em conta todo o resto das informações que um jornalista precisa para escrever uma matéria (informações de contato, vídeos, música etc.) estejam facilmente localizáveis no seu site. O que nos leva a…
- Um player de música — Você TEM de ter música disponível para ser tocada em “streaming” na sua homepage (e de preferência em várias outras páginas do site). Uma segunda opção é colocar um player de música no canto de toda seção/página do seu site. DESLIGUE a função de tocar automaticamente, como ato de gentileza aos seus visitantes que estão com as caixas de som ligadas. E um player de música que também funcione como loja de música? Melhor ainda!
- Vídeos, vídeos, vídeos — Os fãs amam. Caça-talentos querem saber como é seu som (e como você é) quando tocando ao vivo. E é capaz que a imprensa queira compartilhá-los quando forem escrever sobre sua música. Então tenha no seu site vídeos que são fáceis de compartilhar (pode ser no YouTube ou Vimeo).
- Links para as plataformas sociais onde você é ativo — Não precisa colocar link PARA TODO LUGAR, mas promoters e a imprensa têm de poder escolher que rede preferem. Um blogueiro pode querer encaminhar seus leitores para o canal de YouTube. Um promoter pode querer mandar as pessoas para sua página de Facebook. Então você quer ter links para os lugares básicos: YouTube, Facebook, Instagram e Twitter. (Você pode também ter algumas músicas no Spotify, porque muitos blogs que podem querer escrever sobre seu som preferem usar players do Spotify em seus posts).
- Informação de contato ou um formulário de contato super simples— O pessoal do mercado pode querer falar contigo JÁ. Então coloque como contato o e-mail que você mais usa.
- Um calendário de apresentações — Que experiência você tem de shows? Onde você já tocou, e com que frequência? Onde e quando você vai tocar a seguir? Esses detalhes podem ser super úteis para produtores de eventos (e para fãs que querem ir aos seus shows), então mantenha sua agenda atualizada.
- Uma seção de notícias ou um blog — O que está rolando na sua vida musical? De novo, essa informação é útil para o mercado E para seus fãs. Você não precisa fazer atualizações semanais, mas pelo menos tente postar algo novo a cada 3 meses.
- Uma loja de música, ou links para vendedores confiáveis de música — Promoters e produtores de eventos provavelmente não vão comprar seus CDs ou downloads, mas uma loja de música no seu site mostra que você leva sua carreira a sério. Além do mais, você não quer que seus fãs consigam comprar sua música?
- Ferramenta para captura de e-mail — Esta também não deve ser usada por gente do mercado, mas mostra que você esta tomando as atitudes certas para interagir com sua audiência — e, de novo, você não quer construir um mailing?