YouTube Checks – A nova ferramenta de Direitos Autorais do YouTube

Com o objetivo de facilitar o processo de enviar vídeos e gerar receita, o YouTube lançou neste mês uma nova ferramenta que analisa o conteúdo no momento do upload e, portanto, antes da sua publicação já avisa o criador se contém conteúdo protegido por direitos autorais e se atende às políticas e diretrizes da comunidade.

Até agora, era necessário que os usuários fizessem o envio do vídeo  e torcessem para que nada entrasse no caminho da sua monetização. O  “Checks” ou “Verificação”, como a aba é chamada pra quem usa o Studio em português, é uma nova etapa automática do processo de upload que usa o sistema de Content ID para identificar se a monetização do vídeo terá algum empecilho.

YouTube Checks – A nova ferramenta de Direitos Autorais do YouTube

Caso o Content ID identifique conteúdo protegido por direitos autorais, a política definida pelo detentor dos direitos será aplicada automaticamente – o que pode resultar no bloqueio do seu vídeo ou no repasse da monetização para o detentor dos direitos. Você será notificado com um sinal vermelho na aba “Verificação” e terá a opção de remover este trecho do seu vídeo antes de publicar. Assim, seu vídeo poderá começar a monetizar no momento da publicação, sem correr o risco de ter sua receita afetada por um processo de disputa de reivindicação ou edição/remoção do conteúdo após ter ficado público e já ter começado a monetizar.

YouTube Checks – A nova ferramenta de Direitos Autorais do YouTube

Essa nova ferramenta também permite que você dispute a reivindicação antes da publicação do vídeo, caso acredite que ela é indevida. Como a disputa leva alguns dias para ser processada, o criador poderá escolher aguardar a sua resolução para publicar o vídeo e começar a gerar receita, ou publicar enquanto aguardam a resolução. Neste caso, a monetização é gerada pelo vídeo, mas retida pelo YouTube para ser paga à parte que detém os direitos do vídeo, ao final da análise da disputa.

Entenda como funciona a monetização no YouTube.

Recebi uma reivindicação da CD Baby. E agora?

Se você receber um aviso de reivindicação da CD Baby, fique tranquilo! Lembre-se de que a CD Baby aplica reivindicações nas músicas que participam, por meio de nós, da Monetização no YouTube. Essa reivindicação significa que você é um artista/criador que enviou um vídeo com sua música e incluiu seu conteúdo em nossa monetização, OU que você é proprietário de um canal que envia músicas que nosso cliente/artista incluiu na monetização por meio da CD Baby, utilizando o sistema Content ID do YouTube. Não há violação de copyright ou ‘strike’ e podemos liberar essas reivindicações sempre que necessário.

Quando você quiser que liberemos uma reivindicação, entre em contato com o nosso suporte e forneça as seguintes informações:

  • ID ou link do vídeo no YouTube:
  • Nome do artista:
  • UPC da música apresentada no vídeo:
  • Motivo da liberação (escolha um):

– Sou artista da CD Baby e gostaria de monetizar meu próprio vídeo/veicular meu vídeo sem anúncios no canal do YouTube. Meu nome de usuário é: _________

– Recebi permissão de um artista da CD Baby para usar sua música no meu vídeo sem anúncios e anexei minha permissão/licença/prova para sua análise.

– Sou artista da CD Baby e dei permissão ao proprietário do canal para usar minha música sem anúncios em seu canal. Meu nome de usuário da CD Baby é _________

– Esta reivindicação é falsa e não tenho afiliação à CD Baby. Forneça também uma breve explicação sobre por que você acredita que a reivindicação não é válida. É muito importante que você forneça uma cópia da licença, informações de contato, links da origem e qualquer elemento que puder ajudar a determinar a melhor maneira de proceder.

As reivindicações podem também ser contestadas no próprio canal do YouTube.

Se você é artista da CD Baby, é muito importante que se identifique como artista da CD Baby e inclua o nome de usuário da conta no texto da sua contestação, para que seja liberada.

Se você é proprietário de um canal e tem permissão de um de nossos artistas para monetizar um vídeo usando a música dele, poderá contestar nossa reivindicação na sua conta do YouTube mas deverá incluir um link para um documento do Google, assinado pelo artista, mostrando que você tem permissão para usar a música sem anúncios. Você pode também pedir que nosso próprio cliente entre em contato conosco para declarar que você tem permissão para usar a música no seu vídeo sem anúncios, e o cliente deverá nos fornecer o nome de usuário da conta na CD Baby.

Saiba como criar o seu canal oficial do artista no YouTube.