Você já precisou demitir um amigo?

Bandas são como famílias – e todos nós sabemos que você não pode demitir nenhum membro da família. Mas, algumas vezes, artistas têm que tomar decisões difíceis quando o assunto é o futuro de suas carreiras.

Talvez chegue um dia em que você precisa cortar laços profissionais com alguém que foi um grande parceiro de banda, colaborador e amigo. Que tipos de circunstâncias você imagina que te levariam a essa situação? Como você lidaria com isso? Como você se sentiria?

Eu comecei a pensar sobre este assunto depois de ler um artigo em inglês da Chicago Grid chamado “Como Jeff Tweedy da Wilco aprendeu a crescer e começar a demitir seus amigos.”

Qualquer pessoa que assistiu o documentário da Wilco – I Am Trying to Break Your Heartconhece os detalhes de pelo menos um destes incidentes – uma demissão em que Tweedy, já crescido, diz para Jay Bennett cara-a-cara que eles não poderiam mais trabalhar juntos. (Anos antes, Tweedy pediu para seu empresário lidar com a demissão de um grande amigo seu e membro da banda).

Eu ouvi várias opiniões sobre como o Tweedy lidou com sua frustração crescente com Bennett, e comecei a pensar: existe um jeito certo de dar um pé na bunda de alguém da sua banda?

Deveria haver um “período de teste” para o membro tentar melhorar? A banda toda deveria estar presente na discussão? Você deve estabelecer regras e expectativas para os membros da banda quando ela está se formando? (A resposta para a última pergunta é SIM).