Duas Canetas Fazem mais do que Só Uma: como ter sucesso artístico e comercial escrevendo músicas em parceria
Existe, às vezes, um estigma ligado à co-autoria de músicas. É como se o “criador solitário” tivesse uma pureza que não existe nesse caso. A gente gostaria de acabar com a má fama da co-autoria e dizer, categoricamente, que esses gênios solitários são no máximo uma dúzia de pessoas.
Tudo o que você precisa fazer para isso é achar exemplos de sucesso de co-autorias, e para isso é só procurar entre seus músicos prediletos — como o David Bowie, um compositor que sabia que boa criação vem de boa colaboração.
Nós estamos tão apaixonados por esse conceito que criamos um app todo dedicado a essa filosofia, que é seu centro. Agora, quando você estiver reunido com a banda ou usando o app, pode colocar em prática as dicas abaixo. Algumas delas podem parecer práticas e óbvias, mas, se você já fez parte de uma banda, saberá que esse tipo de disputa acontece o tempo todo. Então pince algumas dessas dicas abaixo e, se você conseguir levá-las para o dia a dia da sua banda, todo mundo vai te agradecer por isso, pode confiar.
Nem te pego, Ego
Uma das melhores coisas que você pode fazer por você mesmo, como compositor, é se perguntar: “As minhas escolhas criativas estão fazendo bem para a minha música ou para mim mesmo?” É uma pergunta difícil de degladiar – porque você estará lutando contra o seu próprio ego. Muita gente criativa e músicos insistem muito dizendo que estão “certos” – mas o que você vai se dar conta, assim que começar a colaborar com outros artistas, é que há milhões de jeitos diferentes de se estar certo. Então desapegue do seu ego e pense no que é bom para a canção.
Colaborações e co-autorias são uma escolha criativa que pode te permitir dar um grande salto na qualidade do seu som. Quando duas (ou mais) vozes se encontram, você tem a chance de ir além, porque tira o controle de um par só de mãos e o coloca em várias. E, quando fizer isso, você vai perceber que quando suas músicas ficam melhores com a ajuda de outros, você também fica melhor.
Conheça suas Forças… e suas Fraquezas
Qualquer entrevista de emprego a que você já tenha ido vai ter a mesma pergunta: o futuro chefe vai querer saber quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos. Perguntar dos fracos pode parecer uma arapuca, mas são eles que revelam como exatamente você trabalha com outras pessoas? A mesma lógica vale para uma banda.
Se você conhece suas fraquezas, pode melhorá-las facilmente com a ajuda de um amigo talentoso. Saber que você é ótimo em escrever um hit pop estruturado, mas talvez não seja a melhor pessoa para tocar esse som, pode significar aceitar ajuda do conhecimento musical de outros. E quando todos sabem como maximizar suas forças e completas o que falta nos outros, aí não há fraquezas!
Co-Autoria Movimenta o Mercado
Se você é sortudo o suficiente de conquistar um público e começar a gravar com profissionais como produtores, engenheiros e até outros artistas, o clima de música ao seu redor vai começar a invariavelmente te influenciar. E o que muitos te dirão é – escreva uma música que vá vender. Não precisa começar a arrancar seus cabelos, nós sabemos que você é um artista e que seu trabalho não deve ser compromissado com o mercado. Mas, sem precisar se vender, é bom saber por que você ainda não estourou completamente. .
Escrever com outras pessoas vai te permitir ter alguém do mercado fonográfico trazendo todo seu conhecimento de música popular e o usando na sua voz única. Pense nisso assim – não importa o que você fizer, sua voz vai transparecer Se isso significa ajustar seus rifes de guitarra a uma estrutura que é mais palatável a grandes grupos de pessoas – talvez valha ouvir a proposta, porque ela pode trazer mais recompensas à sua música.
E agora, o que fazer?
Se você foi convencido de que não precisa só fazer música sozinho – a gente te parabeniza. Mas, como você com certeza pode ter notado – criação é sempre colaboração, então você pode adotar essa frase como filosofia de vida. Escrever em conjunto esticou as barreiras da música, colocando vários gêneros e estilos em músicas pop de três minutos e meio. Pode ser um jeito bom de fazer sua música se destacar daquelas que você já fez. E dar um salto na sua carreira. .
Nós vimos muitos artistas ascenderem com co-autorias e parcerias, especialmente os de hip-hop, onde é comum ouvir 3 ou 4 artistas numa mesma canção! Uma coisa ótima das canções escritas em parcerias é que elas são fáceis de se identificar. Combinando as experiências de vida de vários artistas, uma música pode falar mais alto para um público maior. Não há vergonha nenhuma em deixar alguém te dar toques que você pode ter deixado passar. .
Agora, é só começar a colaborar.
—
Biografia do autor: Russell Sheffield é co-fundador do Trackd, um app que ajuda a levar suas colaborações musicais adiante. Ele é baterista durante os dias, e à noite é o empresário de umas bandas incríveis. Antes do Trackd, ele tinha alcançado algum sucesso com projetos de tecnologia de finanças e de design. A maior qualidade de Russ é descobrir talentos musicais incríveis e catalisar novos projetos.
[hana-code-insert name=’Newsletter Sign-up’ /]