Um guia de como conseguir aparecer em podcasts

Veja como oferecer seu som e sua história para podcasters, desde o pitch ideal a como você pode se preparar para participar de um podcast como parte da sua estratégia de divulgação.

como entrar em um podcast

Por Montse Andrée Carty 

A não ser que você esteja vivendo em uma caverna, já sabe que podcasts estão em alta – e estão mais populares do que nunca.

Você pode usar o Facebook Events para divulgar seus shows, ou fazer o marketing de um novo single usando anúncios no Instagram Stories, mas para onde você vai quando quer compartilhar a história por trás da música? Os podcasts são o lugar perfeito para isso.

Como oferecer seu som e sua história para podcasters (e como achar o podcast certo).

Primeiro, a coisa mais óbvia… que podcasts você ouve?

Dê uma conferida nos seus artistas independentes prediletos, e veja em que programas eles andam aparecendo. Um jeito fácil de descobrir é digitar o nome do seu artista predileto no campo de busca do app que você usa para ouvir podcasts, e ver o que aparece lá!

Ótimo. Agora você tem uma lista de podcasts. Como fazer para oferecer sua presença ou música para eles, o famoso “pitch”?

Como conseguir aparecer num podcast

Antes de apertar o botão de “enviar” no seu e-mail, vamos repassar os passos básicos:

  1. Encontre o e-mail ou contato dos apresentadores do podcast, no campo de contato do site do podcast (provavelmente isso vai estar na descrição do podcast, no seu app).
  2. Saiba bem como é o podcast e quem é o público consumidor (ouvinte) antes de se vender. Não vá se oferecer às cegas, escrevendo mensagens genéricas, por que assim ficará evidente que você só quer se promover.
  3. Saiba o porquê de você ser uma boa atração para eles e saiba explicar isso em palavras num e-mail.
  4. Saiba como fazer o famoso “pitch” (vamos falar disso aqui abaixo).

Como escrever seu pitch

Você tem de ser claro, objetivo e envolvente. Assim como você não gosta de receber aqueles emails genéricos de marketing, você não quer ser a pessoa que envia eles, certo? Dirija-se diretamente ao apresentador ou apresentadora do programa, pelo nome dele(a). Explique por que o podcast deles é interessante pra você e tente explicar por que você é o convidado certo para eles, por que eles deveriam te convidar assim que lerem seu email (você pode estar lançando um álbum novo, ou talvez você traga um ponto de vista diferente sobre um assunto que o podcast cobre com frequência).

Dica – Localização

É sempre bom você ter uma estratégia e usar sua possível aparição em um podcast como parte da sua estratégia de divulgação e marketing, o que isso significa? Vamos supor que você escreva livros, mais especificamente livros de desenvolvimento pessoal por exemplo.

Todos nós sabemos que o podcast do Joe Rogan, comentarista do UFC, é um dos mais famosos do mundo, certo? Então poderia ser considerado um marco para qualquer pessoa do planeta estar no podcast dele, e sim, ele convida pessoas de todas as áreas inclusive escritores para conversar em seu podcast sobre temas variados, qual seria o problema então?

O problema é que se você é um escritor brasileiro de pequeno ou médio porte, que escreve livros em português, estar no podcast do Joe Rogan não fala com seu público, não fala com sua estratégia para passar a ser um escritor de grande porte no Brasil, apesar de ainda assim ser um passo interessante.

Portanto, tudo deve fazer sentido com seu momento e com seus objetivos de carreira, tenha esse cuidado para não fazer diversos esforços em direções opostas, gastando seu tempo sem o direcionamento correto, participar de podcasts pode ser uma ótima forma de divulgar seu trabalho, faça da melhor maneira.

Eu tenho um podcast em que converso com artistas sobre suas histórias… e cerca de 90% dos convidados são pessoas que eu fui atrás. E os outros 10%? O que me faz dizer sim a um “pitch” de um artista, de um empresário ou de um relações públicas?

Eis um trecho de um “pitch” em que eu disse sim, e aceitei a convidada:

“Eu recentemente ouvi um episódio do seu podcast com Allison Russell – e fui profundamente tocado pela história dela, o que me levou a ouvir mais o seu podcast.

Eu sou relações públicas, e estou trabalhando com uma artista que acho a cara do seu podcast. Ela tem uma história incrível, eu adoraria saber o que acha.”

Deu para entender por que eu disse sim, por que despertou meu interesse? Ela fez um “pitch” que se encaixava com um episódio recente do meu podcast (um episódio que o público amou) e indicou porque achava que sua cliente era uma boa convidada.

Se você receber um “não” como resposta (ou se não receber resposta nenhuma), passe para o próximo! Eis alguns motivos para eu (ou a apresentadora do seu podcast preferido) não querer te convidar:

  • O podcast já está com a agenda cheia. Isso acontece comigo o tempo todo. Se eu tenho muitas entrevistas marcadas para os próximos meses, eu não posso aceitar mais ninguém.
  • Você não se encaixa no assunto ou no público do podcast (e é para evitar isso que você vai pesquisar bem antes de se oferecer).
  • Eles estão procurando por perfis mais diversificados de convidados. Por exemplo, se você for uma artista independente se oferecendo para um podcast que trata de vários estilos musicais, mas que fez cinco episódios sobre folk ultimamente, é capaz que eles queiram outro tipo de música!

E, se a resposta for um “sim”, veja algumas dicas para você se preparar:

Como aproveitar ao máximo sua aparição num podcast

Prepare-se para a entrevista:

  • Ouça ao menos um episódio, para ter uma noção do estilo dos apresentadores e do tipo de assunto de que se fala no programa
  • Faça um pequeno diário sobre os assuntos que quer passar para o público, assim você vai saber o que dizer na hora.
  • Se é sua primeira participação em um podcast e estiver nervoso ou nervosa, pode se sentir à vontade de pedir para o apresentador ou a apresentadora se eles têm uma idéia das perguntas que serão feitas
  • Você ganha pontos extras se mandar para o pessoal do podcast material (uma ou duas fotos de divulgação mais uma biografia sua) antes mesmo de eles pedirem!

Depois que o podcast for gravado

  • Pergunte para o pessoal do podcast quando é provável que o episódio vá ao ar. Saiba que é provável que o episódio vai ao ar sem você escutar antes. É normal. Dos 50 episódios que já fiz do meu podcast, só duas pessoas pediram para ouvir antes. Tendo dito isso, se você tiver falado algo que não quer que vá ao ar, você tem o direito de dizer isso aos donos do podcast. Qualquer apresentador ou apresentadora que preze pelo ofício vai editar e tirar esse trecho (eu já fiz isso várias vezes)
  • Divulgue, divulgue, divulgue! Agora você tem um conteúdo ótimo para compartilhar com seus fãs, e tomara que criar novos fãs também! Compartilhe nas suas redes sociais (Instagram Stories, Twitter, etc.) e colocar no seu site, na aba de “Imprensa/Entrevistas.”

Ficou com dúvidas? Fique à vontade para nos perguntar aqui nos comentários, e falaremos sobre sua dúvida nos próximos posts!

 


Guia do Spotify

 

Comente

Seus email não será publicado.