Thom York decidiu, juntamente com o seu produtor, Nigel Godrich, retirar suas músicas dos serviços de música online, como Spotify, Rdio e Pandora. De acordo com o vocalista do Radiohead, os serviços pagam muito pouco.

O mercado mudou, mas talvez alguns artistas ainda não tenham percebido isso. Através do CD Baby, por exemplo, eles promovem seus nomes e ainda recebem pela execução de suas músicas em streaming.

Só no ano passado, o CD Baby entregou 50 milhões de dólares para artistas que utilizam nossos serviços. Há alguns anos, até poderia ser que esta verba fosse destinada apenas a artistas consagrados, mas não é o que acontece hoje, pois o streaming democratizou a música. Além disso, há um grande número de usuários aderindo a estes serviços para descobrir novas bandas.

Segundo o Spotify, seu objetivo é fazer crescer um serviço que as pessoas adoram e que, finalmente, irá fornecer o apoio financeiro necessário para o crescimento da indústria da música e o investimento em novos talentos. “Queremos ajudar os artistas a se conectar com seus fãs, encontrar novos públicos, crescer sua base de fãs e ganhar a vida com a música que todos nós amamos”, diz o Spotify.

São estes tipos de ferramentas que estão mudando o mercado atual da música e sendo tão importantes para artistas independentes, tirando o monopólio das grandes gravadoras.

Qual a sua opinião a respeito disso? Conte para nós através dos comentários.

[hana-code-insert name=’musica-digital’ /]