Seus fãs agora podem ouvir seu som na Amazon em streaming com qualidade de CD Seus fãs agora podem ouvir seu som na Amazon em streaming com qualidade de CD

Seus fãs agora podem ouvir seu som na Amazon em streaming com qualidade de CD

Seus fãs agora podem ouvir seu som na Amazon em streaming com qualidade de CD

Por Greg Majewski

A Amazon criou o Amazon Music HD, que oferece streaming em alta resolução.

A Amazon Music se tornou recentemente o primeiro serviço de streaming gigante a oferecer todo o seu arquivo de músicas com qualidade de CD. Isso é um grande passo, se compararmos essa qualidade com os arquivos comprimidos (também conhecidos como “’lossy”) que eram oferecidos pela Amazon Music normalmente.

Em 17 de setembro, a plataforma digital anunciou o lançamento da Amazon Music HD. Por US$ 14,99 por mês, ou US$12,99 por mês para quem já tem o plano Prime, o ouvinte pode aproveitar todo o catálogo de músicas da Amazon Music — inclusive SUAS músicas, se você for distribuído pela CD Baby — no formato FLAC.

“Ei, Alexa, toca um áudio de alta qualidade!”

FLAC é um formato em que o áudio pode ser comprimido sem perder qualidade. Ele é feito retirando o máximo de informação possível do arquivo, para ficar com tamanho menor do que um arquivo WAV, mas mantendo o som idêntico de um WAV. Um arquivo menor ocupa menos espaço – o que é importante para serviços de streaming – e exige uma internet menos potente para tocar esse arquivo, comparado com um WAV.

De acordo com a Amazon, esses arquivos FLAC vão ser transferidos em até 850 kbps (kilobits por segundo). A taxa de transferência de um arquivo em bits mede o quanto de dados conseguem ser transmitidos. Arquivos com taxa de bits maior vão ter um som melhor, quando ouvidos em equipamentos que consigam reproduzir a qualidade original do som.

Para comparar, a Apple Music e o Spotify (os outros dois serviços de streaming gigantes) oferecem músicas numa resolução bem menor. A Apple Music usa o formato AAC da Apple para fazer streaming de música em no máximo 256 kbps. O Spotify usa o formato OGG para fazer streaming em até 320 kbps.

E o que isso significa para artistas que usam a CD Baby?

Se você está distribuindo suas músicas para plataformas de streaming com a CD Baby, sua música já foi mandada para a Amazon Music.

Quando a CD Baby envia suas músicas para os nossos parceiros, a gente manda em formato FLAC, para que esses parceiros recebam o som na qualidade plena. As plataformas de música digital transformam esse arquivo em outros formatos que usam, tentando perder o mínimo possível de qualidade. Isso quer dizer que a Amazon já tem todos os arquivos FLAC do seu som, que a CD Baby mandou, dentro do seu banco de dados! Eles vão usar esses arquivos para a Amazon Music HD em vez do arquivos de 320 kbps, que usam no serviço de streaming normal.

Se suas faixas já foram distribuídas para a Amazon Music, você não precisa fazer nada! Qualquer pessoa que assinar a Amazon Music HD vai poder ouvir seu som em qualidade alta. Se sua música não estiver distribuída para as plataformas de streaming e você quiser, você pode mudar seu plano na CD Baby para “Downloads & Streaming”, sem pagar nada por isso!


[hana-code-insert name=’Dig-Distro Ad’ /]