Por Greg Majewski
A Amazon criou o Amazon Music HD, que oferece streaming em alta resolução.
A Amazon Music se tornou recentemente o primeiro serviço de streaming gigante a oferecer todo o seu arquivo de músicas com qualidade de CD. Isso é um grande passo, se compararmos essa qualidade com os arquivos comprimidos (também conhecidos como “’lossy”) que eram oferecidos pela Amazon Music normalmente.
Em 17 de setembro, a plataforma digital anunciou o lançamento da Amazon Music HD. Por US$ 14,99 por mês, ou US$12,99 por mês para quem já tem o plano Prime, o ouvinte pode aproveitar todo o catálogo de músicas da Amazon Music — inclusive SUAS músicas, se você for distribuído pela CD Baby — no formato FLAC.
“Ei, Alexa, toca um áudio de alta qualidade!”
FLAC é um formato em que o áudio pode ser comprimido sem perder qualidade. Ele é feito retirando o máximo de informação possível do arquivo, para ficar com tamanho menor do que um arquivo WAV, mas mantendo o som idêntico de um WAV. Um arquivo menor ocupa menos espaço – o que é importante para serviços de streaming – e exige uma internet menos potente para tocar esse arquivo, comparado com um WAV.
De acordo com a Amazon, esses arquivos FLAC vão ser transferidos em até 850 kbps (kilobits por segundo). A taxa de transferência de um arquivo em bits mede o quanto de dados conseguem ser transmitidos. Arquivos com taxa de bits maior vão ter um som melhor, quando ouvidos em equipamentos que consigam reproduzir a qualidade original do som.
Para comparar, a Apple Music e o Spotify (os outros dois serviços de streaming gigantes) oferecem músicas numa resolução bem menor. A Apple Music usa o formato AAC da Apple para fazer streaming de música em no máximo 256 kbps. O Spotify usa o formato OGG para fazer streaming em até 320 kbps.
E o que isso significa para artistas que usam a CD Baby?
Se você está distribuindo suas músicas para plataformas de streaming com a CD Baby, sua música já foi mandada para a Amazon Music.
Quando a CD Baby envia suas músicas para os nossos parceiros, a gente manda em formato FLAC, para que esses parceiros recebam o som na qualidade plena. As plataformas de música digital transformam esse arquivo em outros formatos que usam, tentando perder o mínimo possível de qualidade. Isso quer dizer que a Amazon já tem todos os arquivos FLAC do seu som, que a CD Baby mandou, dentro do seu banco de dados! Eles vão usar esses arquivos para a Amazon Music HD em vez do arquivos de 320 kbps, que usam no serviço de streaming normal.
Se suas faixas já foram distribuídas para a Amazon Music, você não precisa fazer nada! Qualquer pessoa que assinar a Amazon Music HD vai poder ouvir seu som em qualidade alta. Se sua música não estiver distribuída para as plataformas de streaming e você quiser, você pode mudar seu plano na CD Baby para “Downloads & Streaming”, sem pagar nada por isso!