Por Chris Robley

Um texto recent do Digital Music News afirma que o Apple Music pagará apenas 58% dos royalties de ‘streaming’ aos artistas, diferentemente do Spotify (que afirma pagar 70% da renda de assinaturas para os detentores dos direitos).

ENTRETANTO…

Há uma grande omissão nessa explicação: o pagamento de royalties de publicação.

O número 58% usado acima só se refere à porção da renda de assinaturas que o Apple Music vai pagar aos donos dos direitos dos sons que forem ouvidos em “streaming”.

Então, 58% da renda com assinaturas do Apple Music irá para gravadoras ou para artistas independentes, que são donos das suas próprias gravações. Mas o Apple Music TAMBÉM pagará outros detentores de direitos autorais, além dos donos da gravação — eles são os publicadores e os compositores.

E, quando você adiciona os pagamentos que serão feitos a esses donos dos direitos, o total que o Apple Music pagará (quando medido em forma de porcentagem da renda obtida com assinaturas) é comparável ao de serviços como o Spotify.

Clique AQUI para dar uma olhada nos quatro tipos de royalties que você pode ganhar com Apple Music, e como pode recolhê-los.