[Este post foi escrito pelo colaborador Anthony Ceseri.]

Nota do editor:  No CD Baby, não é raro que falemos com um artista ou mais por semana que não quer deixar ninguém ouvir suas músicas por medo de ter seus direitos autorais feridos. Este post serve para deixar esse pessoal mais confortável com mostrar seu som para o mundo. No texto,  Anthony  discute diferentes opiniões sobre os direitos autorais na música — mas isso não deve ser considerado auxílio legal. Se você não tem certeza de como as leis de direito autoral funcionam no seu país, deve procurar um advogado.

Muitos compositores têm medo de mostrar ao mundo suas canções.  Uma grande parte desse medo é que qualquer um pode ouvir essa música  — QUALQUER um — inclusive outros compositores, que podem vir e roubar sua ideia. E isso seria uma grande injustiça.

Por isso quero argumentar o porquê desse medo ser um pouco irracional. Vamos começar discutindo o que precisaria acontecer para alguém roubar sua música e você ter de tomar atitudes legais quanto a isso.

Para começar, essa pessoa precisaria achar sua música antes de pensar em roubá-la. Se você não é ótimo em fazer marketing da sua música, angariar fãs e levar as pessoas à sua música, vai ser difícil que essa pessoa encontre sua música, porque poucas pessoas de fato ouvem seu som,  e a maioria deles não será de ladrões. Mas, se isso não é um motivo bom o suficiente, vamos para o próximo.

Quando o assunto é boa música, é claro que uma gravadora vai preferir lançar sua música a roubá-la e depois ter de lidar com isso num tribunal depois.

E se falarmos de outro compositor tentando roubar seu trabalho, ele teria de roubar sua canção e segui-la completamente à risca para que isso virasse plágio. Você não pode registrar a ideia geral de uma música ou uma frase em particular. Então, se uma pessoa escrever uma música sobre o mesmo assunto que a sua, ele provavelmente está em seu direito. Além de que, a ideia em si não é tão importante quanto como a ideia é desenvolvida e vira uma música. É aí que o trabalho artístico se mostra de verdade.

Se você tem uma ideia tinindo de nova, mas não conseguiu desenvolvê-la bem, é improvável que alguém vá querer roubá-la de você. Entretanto, se alguém se der conta de que você teve uma boa ideia e desenvolvê-la por conta própria (escrevendo suas letras e sua melodia) isso não seria violação de direitos autorais, a não ser que ele se valesse da sua letra ou da sua música enquanto estivesse fazendo a dele, baseada na sua ideia. Agora, se alguém se apropriar da sua melodia ou da sua letra, a coisa muda de figura. Isso seria violação de direito autoral.

E sua música também tem de ser incrível para ser “digna” de um ladrão querer roubá-la, pra começo de conversa. Se você nunca postou suas músicas na internet (ou em nenhum outro ludar), é bem capaz que você ainda tenha muito trabalho a fazer antes que comece a escrever músicas que as pessoas vão amar.

Tendo dito tudo isso, não nego que há contextos de roubo de música, porque é claro que pode acontecer e que acontece. Só estou dizendo que o desconhecimento é muito pior que o roubo de obra para novos compositores. Então, se você acha que é o medo de roubo que está te segurando, você está diminuindo muito suas chances de sucesso. Você tem de pôr seu som para o mundo ouvir. É o único jeito de fazer sucesso.

Tampouco estou dizendo que você não deve proteger seu trabalho. E não estou dizendo que você deve jogar um monte de músicas desprotegidas na internet. Mas o que ESTOU SIM DIZENDO é que você não pode se prender por isso.Não deixe de mostrar suas músicas para as pessoas por causa de um medo paralizante de o que vai acontecer, porque esse medo IRÁ impedir seu sucesso como compositor.

As pessoas têm de ouvir seu trabalho se você quiser ter sucesso. Pensar como um compositor medroso vai minar muito seu trabalho. Em vez disso, ache o caminho do meio, em que você se sente seguro mas também está sempre lançando novas músicas, para que seus fãs continuem (ou comecem a) te amar..

O que você acha? Você já teve os direitos autorais violados? Como resolveu isso? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo..