Por Dave Kusek
Um blog permite que você mostre seu talento, te ajudar a alcançar novos públicos, aumenta o desempenho do seu site em ferramentas de busca e te faz treinar sua escrita
Você, como músico, pode não ter a criação de um blog entre as suas prioridades. Mas um blog pode ser uma ferramenta incrivelmente poderosa para a sua divulgação! Vamos dar uma olhada na versatilidade que um blog pode ter
Acima de tudo, seu blog é uma plataforma de publicação que vai ter permitir servir ao seu público conteúdos que contam sua história, mostram sua música e expandem suas ideias. O blog também vai permitir que você se diferencie de outros artistas e mostre para os seus fãs a pessoa que há por trás da música. É um lugar em que você pode se conectar com seus fãs através da música e de seus interesses, e até conquistar novos seguidores.
Um blog também é um ótimo jeito de oferecer algo de maneira criativa — sua música, os produtos da sua banda, ingressos para show — bem como um bom lugar para convencer as pessoas a entrarem no seu mailing. Quanto mais seus fãs ouvirem o que você tem a oferecer, é mais provável que eles vão comprar.
O Desconhecimento É seu Inimigo
Você, como músico, tem como maior desafio colocar sua música em frente de gente que nunca a ouviu, possíveis novos fãs. O desconhecimento é o seu inimigo. Então, a pergunta que você precisa responder de verdade é: Como você vai fazer as pessoas se importarem com seu trabalho?
Há tantos músicos e bandas por aí, todo mundo lutando por atenção. Como você se destaque nessa barulheira e mostra para as pessoas que você existe?
A pior coisa que você pode fazer é ficar empurrando suas músicas para as pessoas. Você sabe, tipo aquele cantor que fica repetindo o tempo todo “confere o meu som novo”, ou “compra a minha música”, como se fosse um disco riscado.
Isso já fez que você, como ouvinte, se interessasse pelo som de alguém? É provável que não.
Eu quero que você pense nas suas interações com fãs como pensa num namoro. Assim como um namoro demora um tempo para se desenvolver, você não pode esperar que uma relação com fãs seja só ganhar, ganhar, ganhar. Para dizer de um jeito simples: as pessoas se conectam com alguém que diz mais do que “vem me curtir”.
Um blog é uma ótima ferramenta para você se conectar com outras pessoas, em níveis mais profundos. Ele permite que você mostre a pessoa por trás da música, o processo por trás do som e o significado por trás das letras. É um lugar para conteúdos mais longos (comparados com os tamanhos limitados das redes sociais) e isso significa que você vai ter mais possibilidade de se expressar e compartilhar a sua história.
Dois jeitos de se fazer um blog
O blog, como ferramenta de engajamento, pode servir a dois propósitos:
- Ter um Blog é uma oportunidade de dar a seus fãs mais conhecimento sobre a sua carreira, e proximidade, do ponto de vista emocional. Se você quer conduzi-los pela trilha que é virar um superfã, esse é um caminho pessoal. Deixe eles entrarem no seu processo produtivo de criar arte e ver o artista por trás da música que escutam.
- Ou, por outro lado, seu blog pode ser o que atrai as pessoas ao seu site, antes mesmo de elas ouvirem sua música. Posts informativos como “Como montar o microfone para gravar uma bateria” ou “Como fazer batidas melhores” pode trazer mais pessoas para perto de você, e elas podem começar a ouvir seu som
Ter um blog te permite entrar na mente das outras pessoas, é um jeito de embalar a sua música e contar o que você faz e por que você faz. Quanto mais gente entender o que te faz um artista, mais gente ficará interessada pelo seu som. Seu blog é um ponto de conexão para os seus fãs. Ele oferece contexto e um método para contar sua história, de um jeito diferente do que com a música.
Construindo sua SEO (o quanto você aparece em ferramentas de busca) com um Blog
Outro bom motivo para ter um blog é para aumentar a SEO do seu site. Quanto mais você fizer posts para o blog, mais o Google vai te encontrar nas buscas, e seu site vai aparecer mais no alto de quem for procurar algo relacionado com seu som.
O Google não consegue buscar em arquivos de áudio – pelo menos, ainda não consegue. Então você precisa pensar no seu blog como parte da sua voz para dar contexto à sua música, e um jeito de conduzir as pessoas com quem você quer se conectar até você. Você deve contar com toda e qualquer ajuda que tiver disponível para conseguir se destacar, e posts bem construídos em um blog podem ser essa ajudinha.
4 Ideias de Post para Blogs de Músicos Independentes
Aqui vão quatro ideias que podem funcionar para quase qualquer músico, e que podem te ajudar a perceber quais são os temas que você se interessa.
- Que outros músicos inspiram seu trabalho, e por quê?
Esse pode serum bom jeito de atrair mais tráfego: escrevendo sobre artistas e músicas já conhecidos e mostrando como eles influenciaram suas músicas. Não precisa ser gente famosa no mundo todo– pode até ser uma banda local que tá fazendo um som excelente, e que ninguém conhece ainda.
Esse também pode ser um jeito de começar a colaborar com outros artistas, e vocês podem um divulgar o som do outro. Talvez valha a pena fazer uma playlist de Spotify com uma mistura de músicas suas e de artistas que inspiraram elas. Isso vai ser divertido para os seus fãs ouvirem, e também vai aumentar sua influência no Spotify.
- Faça perfis e resenhas dos seus instrumentos.
Dependendo de quem for seu público, seus fãs podem se interessar pelo aspecto tecnológico: pelos instrumentos e os equipamentos que você usa. Pode ser que alguém até já tenha te perguntado nas redes sociais sobre que tipo de pedal você usa. Qual é sua marca de amplificador? Que software de mixagem dá ao seu som essas características únicas? Tire as dúvidas deles e transforme essas respostas em posts do seu blog! Além do mais, quem tiver as mesmas dúvidas e colocá-las em ferramentas de busca pode acabar no seu site!
- Compartilhe seus interesses.
Você também pode fazer posts sobre outras das suas paixões, além da música. Talvez uma caridade que você ajude com a grana levantada por alguma música, ou uma letra de música que trata de um tema querido para você. Isso pode te ajudar a criar um público com interesses afins, e pode conquistar os corações de leitores primeiro com seu aspecto humano, e depois como músico.
Nos bastidores
E, é claro, você sempre pode escrever no seu blog sobre o processo de gravação, seu show mais recente, histórias da vida na estrada ou como são loucos seus parceiros de banda. Eu acho que deu pra entender.
Domine a Prática de Escrever
Algumas pessoas podem estar pensando… Bom, tudo isso parece ótimo, mas eu não sou bom de escrever posts! Mas quero te fazer uma pergunta. Você já escreveu letras? É o mesmo tipo de talento, que você já tem!
E, se você nunca escreveu letras e prefere lidar só com instrumentos, e ainda não se sente à vontade escrevendo, lembre-se que fotos, vídeos e até podcasts também servem como ótimos posts. Um post não precisa ser texto puro. Faça o que te deixar à vontade! Porque, se você parar para pensar, um podcast é só áudio – e você já grava!
A coisa mais importante é postar conteúdos novos no seu blog com frequência, para que os fãs consigam entrar no seu mundo..
É claro que fazer um blog é só um dos elementos de divulgação da sua música. Se você quer mais sugestões de ideias para aumentar o seu reconhecimento e se destacar online, você pode fazer download do livro virtual How to Promote Your Music (como divulgar sua música). Dentro dele, você vai achar um bocado de exemplos e de ideias para posts de mídias sociais que você pode usar, além de 3 listas de afazeres de como começar a divulgar sua música.
Se você quer saber mais sobre como divulgar sua música e como construir um público maior, confira o curso da Music Business Accelerator. É como um MBA para músicos. Esse curso intensivo foi projetado para músicos, para ensinar tudo de prático que você precisa saber para divulgar sua música e executar novos projetos. Mas, diferente de um MBA, você pode fazer esse curso no seu próprio ritmo, enquanto está na correria da vida na estrada ou no dia a dia caótico.