O rolê pós-lançamento: 5 táticas para garantir que o impacto da sua música dure mais tempo

[Este post foi escrito por Eric Bernsen, e apareceu originalmente no Sonicbids Blog.]

Depois de gastar meses, às vezes anos, na criação de um novo trabalho, é compreensível que os artistas fiquem ansiosos e bolem um plano de marketing para o lançamento de um novo álbum. E, uma vez que sua música está disponível para o público, parece que tiraram um peso do tamanho do mundo dos seus ombros. Porém, músicos demais sofrem de um triste destino: um furdunço inicial pelo lançamento do álbum, que vira assunto, mas que vai morrendo depois de uma semana. Há tantas músicas sendo lançadas diariamente que é difícil se manter relevante, mesmo quando se tem um fã-clube dedicado. Portanto, é vital usar de táticas pós-lançamento do álbum que vão ajudar sua música a manter a relevância após o lançamento.

Aqui vão cinco métodos recomendados para você, artista, usar e manter seus fãs interessados, conseguir levar sua música a novas pessoas e, por fim, garantir que o álbum para o qual você tanto se dedicou tenha um impacto que dure.

1. Divulgação para blogs

Esse conselho pode parecer simples, mas é impressionante ver o tanto de artistas que parecem ainda não entender a importância da divulgação para blogs. Álbums de artistas independentes dificilmente serão notícia em grandes sites, a não ser que já se tenha falado dele muito antes, durante e depois da sua data de lançamento. Essa é uma inciativa que requer muitas semanas de preparo, inclusive montar uma lista de blogs (que deve ter no mínimo uma centena), redigir um press release para colocar no seu e-mail, e agendar e-mails de follow up para os blogs que não responderem à sua mensagem.

O único jeito de fazer sua música alcançar novas plateias é conseguir que ela seja postada e compartilhada em diferentes plataformas, cada qual com seu perfil peculiar de leitores. Crie relacionamentos com blogs em que você gostaria de aparecer, e sempre fique atento para sites que estão despontando; nunca é tarde damis para um blogueiro ou um fã ser apresentado à sua música.

2. Conteúdo variado de vídeo

Vídeo está se tornando o meio mais comum de absorção de notícias e de entretenimento na internet, e isso não muda no mundo da música independente. Tendo isso em mente, videoclipes são um jeito de assegurar que sua música se espalhe para um público maior num período de tempo mais prolongado. Seu álbum pode não ter a tração que você gostaria assim que é lançado, mas às vezes só é preciso ter ele com imagens interessantes na tela para que ele ganhe a devida atenção. Portanto, dedique o mesmo tempo e esforço para a criação de um videoclipe que você dedica para a própria música.

E as possibilidades não terminam aí. Aproveite todos os aspectos visuais da sua música, desde a arte do encarte do disco até imagens que podem ser feitas no estúdio.Se você tiver uma grande variedade de conteúdo de vídeo para divulgar, é mais provável que consiga mais seguidores do que apenas os que já tem nas redes sociais.

3. Apresentações ao vivo/eventos

Não importa o quão famoso você seja no Twitter, sua música precisa ter um rosto de verdade, se você quiser ter um impacto a longo prazo. O jeito mais fácil de fazer isso é organizando várias apresentações ao vivo quando seu novo álbum estiver para ser lançado. Você não tem que ser um artista contratado por gravadora e fazendo turnês internacionais para alcançar fãs com shows ao vivo. De uma festa de lançamento do álbum a pequenas apresentações na sua área, uma presença física consistente é essencial para estabelecer uma conexão de longo prazo que irão apoiar sua música (pode até ser que já na casa de show queiram comprar algo!).

Se você não tem a oportunidade de se apresentar o tanto quanto gostaria, vá ao maior número de eventos que conseguir. Até os papos mais curtos com outros artistas e com pessoas do mercado fonográfico que podem render trabalhos futuros em que você pode se incluir. E quando isso acontecer, o seu trabalho será divulgado de novo e voltará a ser assunto.

4. Promova-se com criatividade nas redes sociais

A maioria dos músicos têm uma noção do poder das mídias sociais sobre o quanto tempo suas músicas vão sobreviver. Entretanto, só postar o link de um site de streaming ou do iTunes várias vezes não é a melhor tática. É preciso haver muito brainstorming de novas ideias para que você bole jeitos de se comunicar com os fãs eficientemente e sem ser um mala. Ideias que vão de criar seu próprio app a exibir seus dons de Photoshop entram nessa categoria. Basicamente, é aqui que você precisa deixar sua imaginação fluir. Se você conseguir levar novos ouvintes até sua música com interações amigáveis, em vez da tática forçada de ficar pedindo “ouça/compre agora”, a experiência do ouvinte se torna orgânica e, portanto, criará um relacionamento mais duradouro com a música.

5. Entrevistas

Como acontece com apresentações ao vivo, as pessoas tendem a gravitar na diração de músicos que criaram um senso claro de sua identidade artística. Então, para atingir fãs de outros países ou de estados mais distantes, o melhor jeito de alcança-los é postar entrevistas sobre o lançamento do álbum. Nós vemos os maiores artistas do mundo usando essa tática o tempo todo, e ela é tão importante quanto para os independentes.

Quando você se esforça para entrar em contato com blogs/sites (veja a tática número 1), tente sugerir que seja entrevistado por eles. Entrevista filmada, se for possível. Este é um jeito de compartilhar detalhes íntimos de como foi criar o álbum, e mostra que outras pessoas estão interessadas no seu trabalho. Até o menor veículo de comunicação local pode alcançar novos fãs. Mas, se você tiver dificuldade de achar interesse da mídia por seu trabalho, coloque o poder nas suas próprias mãos. Criar um mini-documentário sobre seu novo álbum e aquilo que você representa como artista terá o mesmo efeito positivo de fazer sua música ser lembrada, conhecida por mais gente e assim durar mais.

—-

Eric Bernsen trabalha com marketing/relações públicas e jornalismo musical. Ele se especializou em hip-hop. Você pode achar mais trabalhos dele em HITPmusic.com (onde ele é editor) e também em HipHop-N-More.com, onde ele faz resenhas de ábums. Siga o Eric no Twitter @ebernsen.