Você terminou seu melhor álbum até hoje. Você está animado para pegar seus CDs ou vinil com o seu fornecedor. Você já marcou uma festa de lançamento do álbum. Você contou para todos os seus fãs sobre a nova gravação e o show que está marcado. Você lotou a casa no seu show, mandou bem no palco e vendeu bastante CDs e camisetas. Tudo indo bem.

Mas calma, é só isso? E a parte de você falar com a imprensa? E a parte em que você cria materiais promocionais para dar suporte ao seu novo álbum? E a parte em que você divulga sua música além da sua base de fãs? E a parte em que você… (prepare-se para um termo de “firma”)…cria uma “campanha promocional’?

O erro número 1 que músicos cometem quando divulgam um novo álbum ou single é esperar que a música fique pronta antes de tentar divulgar ela.

O dia em que seu álbum sai para venda no iTunes ou no CD Baby NÃO é o momento para começar a pensar sobre a divulgação de sua música. Nesse momento já é tarde demais, especialmente porque nos olhos da imprensa que cobre música (e que vive da novidade), um álbum já lançado é notícia velha. Blogueiros, críticos, jornalistas, produtores de TV e rádio, diretores de programas e DJs querem um gostinho antes do que vem por aí, o grande furo. Eles querem criar as tendências e não apenas fazer parte delas. Para fazer isso eles precisam saber do lançamento da sua música bem antes de quando ele acontecer.

Divulgar mais cedo não é só sobre conseguir reviews, cobertura da mídia, e tocar nas rádios: é  sobre aumentar sua base de fãs – e muitas vezes isso começa com você engajando seus fãs existentes.

Você quer dar a eles tempo o suficiente para desejar seu lançamento, ouvir um ou outro single do seu álbum e compartilhar a música com seus amigos. Você quer deixar eles animados para que eles comprem sua música assim que ela ficar disponível (ou até mesmo comprem na pré-venda no iTunes e na Amazon), e assim aumentar a sua chance de subir nas mais vendidas. Você quer deixar eles animados não só com a festa de lançamento do CD, mas com seus vídeos, suas entrevistas, seu feed do Instagram, seu conteúdo na web e todos os outros jeitos que você pode interagir com seus fãs.

Com a sua base de fãs empolgada você vai ganhar energia extra para seus esforços de divulgação, esteja você fazendo algo grande – como uma campanha de RP nacional – ou menor – como uma série de chats no Twitter. Mas para que tudo isso se torne viral, você precisa envolver seus fãs antes de lançar o álbum, não só alguns dias ou semanas antes.

A lição aqui é bem simples: comece a divulgar sua música muito antes do seu álbum sair para vendas.
Não corra para lançar sua música. Seja paciente. Pense nas coisas direito. Queira você fazer um tour regional, alguns vídeos para o YouTube, aparecer nas rádios, ou garantir uma matéria de capa no seu jornal local: organize direito seu plano de divulgação. ENTÃO lance a sua música para o mundo. Esses meses a mais de planejamento irão significar mais gente escutando sua música quando ela lançar.

Você já correu para lançar um álbum e depois achou difícil promover ele? Como você acha que uma estratégia de divulgação de música tem que ser? Deixe a gente saber nos comentários