Não dê essa mancada de Instagram (ou pode enfurecer um fã)

Problemas de um mundo pós-moderno: você fez uma foto irada do seu artista predileto, ele viu, curtiu e até compartilhou… mas não deu o crédito para o seu trabalho. Mancada? E se você for o artista, como não dar essa mancada? O SomosMúsica te dá a dica.

Por Chris Robley

Por que ainda é importante dar crédito a uma foto de rede social

Se um dos seus fãs tira uma foto irada de você, coloca no Instagram e te marca nela, é claro que você vai querer compartilhá-la com seus seguidores na mesma hora. Você está animado. Você está com uma cara de rock star na foto. MAS…

(Você está pronto para conselhos de senso-comum?)

… devagar com o andor, um minutinho só, e pare para dar o crédito para o fotógrafo!

No começo do ano, a Taylor Swift foi parar no noticiário por supostamente desrespeitar leis de direitos autorais com fotos que fizeram dela durante uma turnê (e que foram usadas sem autorização). Mas, mesmo no universo de músicos independentes, esse tipo de coisa acontece o tempo inteiro, e de maneiras que podem parecer inofensivas.

Meu amigo Brett recentemente foi ver um show da Cœur de pirate e tirou a foto aí em cima. Ele postou na sua conta do Instagram e marcou Beatrice (a artista). Daí, ela compartilhou com seus seguidores, mas não deu o crédito do fotógrafo. Eu tenho certeza que foi só um deslize, porque quando o Brett pediu para seu crédito ser dado, ela marcou ele na foto.

Enquanto isso, a foto recebeu quase 4.000 curtidas no Instagram. O Brett não está tentando viver da sua fotografia nem se esforçando para que bandas em turnê o conheçam e queiram que ele as fotografe. Além do mais, ele é fãzão da música da Cœur de Pirate, então por isso ele não ficou muito bravo. Ela não perfeu um fã nem nada. Mas poderia ter perdido.

Dê o crédito. É fácil.

Eu entendo que direitos autorais e autoria são ideias na moda agora. Eu sei que conteúdo na internet é compartilhado, recompartilhado e recompartilhado até um momento em que ele parece ter sido domínimo público desde o começo.

Mas nem todo mundo concorda. Para algumas pessoas, dar crédito é ainda muito importante. E é uma coia muito fácil de se fazer.

Um jeito fácil de compartilhar uma foto no Instagram dando o crédtio devido é usar um aplicativo tipo Repost ou Regram. Esses apps pegam a imagem original, colocam nela um crédito e a postam no seu feed do Instagram.

Mas às vezes pode ser um saco ter que perder um pedaço de uma ótima foto com o crédito do fotógrafo e seu nome no Instagram. Nesses casos, você pode mencionar o nome do fotógrafo na legenda (e marcá-lo também, se der).

É fácil, né? OK, que ótimo;

Você já ficou culpado por compartilhar uma foto sem dar o devido crédito? Alguém já usou uma foto sua sem autorização? Por que você acha que isso acontece? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Ganhe Dinheiro 
Guide

 

Comente

Seus email não será publicado.