Músicos e Bandas: 5 Dicas para Vender Mais Produtos na Mesinha pós-Show

Alguém pode querer usar uma camiseta com a sua cara, vai saber… O Blog SomosMúsica te dá cinco dicas de como vender mais produtos na mesinha de mercadorias no seu show (e de fazer de você uma grife!)

sell-more-merch-at-showsTodos nós já passamos por isso: você acaba de tocar um show matador. A plateia estava loatada. A multidão te amava. E, mesmo assim… você só vendeu 2 CDs (e um deles foi para sua irmãzinha, Mariazinha).

Levar seus fãs à mesinha em que você vende seus produtos pode ser uma arte complicada, e  você também pode não querer lidar com isso enquanto lida com ensaios, testes de som, definição de set list e o baixista, que se atrasou.

Mas dedicar algum tempo e pensamento em estratégias para vender mais pode valer muito… literalmente.

(Crédito da foto: Daniel Paxton)

1. Melhore sua Apresentação

Quantas vezes você não viu uma banda tirar uma caixa de papelão ao fim do show e colocar ela no pé do palco para fazer suas vendas?

Daí alguém vai até o microfone e murmura alguma coisa sobre CDs estarem à venda, e vaz. Se você quer vender produtos, precisa VENDÊ-LOS. Apresente-os de um jeito atraente e coloque seu melhor vendedor (ou vendedora) na função.

Leve uma toalha bonita de mesa e quem sabe uma maleta para colocar seus CDs à mostra.

Decore com peças que vão interessar. O que fará as pessoas pararem e perguntar “o que é isso?” ou dizer “isso é da hora!”?

Em vez de escrever seus preços num guardanapo velho do Bob’s, peça que um amigo artista ou companheiro de banda crie uma plaquinha estilosa. E se ela fosse em caligrafia, esculpida em madeira ou pintada como um quadro?

Leve fita adesiva, araras, cabides e o que mais precisar para expor suas camisetas, pôsteres e outros produtos de um jeito semi-organizado, assim os fãs podem ver o que você oferece facilmente.

Disponha as mercadorias antes de começar a tocar, e fale da banquinha durante o show, não se esqueça.

Leve uma luz ou abajur. Clubes são escuros. Faça sua mercadoria ficar visível.

2. Forneça Opções de Pagamento

Leve trocado e não cobre R$ 9,99 por nenhum item, a não ser que tenha uma sacola gigante de moedas de um centavo.

Nem todo mundo anda com dinheiro vivo – use um daqueles aplicativos espertinhos que transformam um iPhone numa máquina de débito e crédito.

Arranje um desses avisos “Aceitamos Visa/Mastercard” para colocar na sua tenda, e assim as pessoas poderão escolher como vão pagar.

3. Venda mais do que só CDs

Nem todo mundo continua escutando CDs. Venda vales-download para quem é mais alfabetizado digital. Venda discos de vinil para os colecionadores.

Venda camisetas, canecas, adesivos, DVDs.

Tente pensar em produtos com que seu público iria se identificar.

4. Venda de cima do palco

Está todo mundo te ouvindo quando você está no palco. Aproveite a oportunidade.

Descreva no microfone as coisas que está vendendo.

Apresente a pessoa que está vendendo seus produtos. Conte para o público como essa pessoa é bacana e fácil de conversar.

Não espere até o fim do set para propagandear; plante a sementinha já depois das primeiras músicas. Faça outro lembrete antes do show acabar.

5. Faça ofertas especiais

Ofertas especiais são um jeito ótimo de encorajar as pessoas a comprar e ainda fazer com que os fãs se sintam reconhecidos.

Ofereça a seus fãs desconto para quando comprarem mais de um CD.

Lance uma edição limitada de uma camiseta ou de um single.

Diga ao seu público que todo mundo que der uma passada na mesinha de mercadorias vai ganhar algo de brinde, tipo um colante, ou… sei lá, que tal um estojinho?

Experimente fazer uma rifa.

O que você já sabe sobre vender produtos numa mesinha no show? O que funciona e o que não funciona? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Venda sua música online e ao vivo, durante shows, com o CD Baby

2 Comentários

  1. endel.silva@outlook.com'
    by Endel on Maio 28, 2014  04:50 Responder

    Hahaha ótimo artigo!! Se tem um site que leio sempre que tem novidade pode ter certeza que é o somos música!

    • by Tracey Gill on Maio 28, 2014  18:59 Responder

      Obrigada pelo comentário!

Comente

Seus email não será publicado.