Músicos e Artistas - Não sejam ESSA pessoa

Como artistas, às vezes nosso comportamento pode ficar um pouco fora do tom. No episódio 341 do DIY Musician Podcast (podcast oficial da CD Baby em inglês), Chris Robley e Cristina Cano discutem alguns dos comportamentos mais ultrajantes e dignos de constrangimento que já encontraram no setor musical. Durante o papo, eles citam atitudes que comprometem a imagem de músicos e artistas – ouçam e não sejam essa pessoa!

De momentos embaraçosos a lições valiosas: como ser uma pessoa decente no setor musical

POR CRISTINA CANO

Não adianta definir sua identidade criativa ou pensar ótimas estratégias para lançar o seu single, se na hora de lidar com as pessoas sua imagem está ficando comprometida. Desde os que buscam simpatia até as divas que se acham no direito de fazer tudo, aqui conversaremos sobre manter nossos egos sob controle, ser gentil com os colegas artistas e priorizar a humildade. “Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão!”, diz Chris Robley. Portanto, Músicos e Artistas – Não sejam ESSA pessoa!

O Coitado

“Por que ninguém está ouvindo minha música?!”
Às vezes, nos sentimos desanimados com a recepção da nossa música e buscamos a validação dos outros. Isso pode parecer uma tática de culpa ou simplesmente insegurança. Em vez de dizer coisas negativas sobre nós mesmos, vamos pedir um feedback honesto das pessoas certas no ambiente certo.

A crítica construtiva nos ajuda a melhorar, enquanto a busca de simpatia não leva ao crescimento.

O Egocêntrico

Como lidar com as inseguranças?
A ironia da insegurança é que quanto mais alto você tenta escondê-la, mais óbvia ela aparece. Para evitar esse ato embaraçoso de ego é importante não tornar nossas inseguranças problemas de outras pessoas. Uma maneira de manter nosso ego sob controle é aceitar as experiências difíceis como oportunidades de crescimento.

Menos ego, mais arte.

A Diva por méritos passados

“Só para você saber, eu já fui foda”
Embora seja ótimo ter tido conquistas no passado, o mais importante é o que estamos fazendo agora. Seus fãs de hoje talvez não conheçam cantores de décadas atrás, por isso é importante se concentrar em permanecer relevante no presente.

Celebre o passado, mas foque no presente momento.

O panfleteiro

Leia o ambiente.
Às vezes, queremos compartilhar nossa música ou distribuir cartões de visita, demos, flyers, etc., mas é importante ler a sala primeiro. Nem todo mundo pode estar no clima para fazer marketing ou ter tempo para ouvir o que você quer fizer naquele momento. Em vez disso, avalie a situação e aborde as pessoas na hora e no local certos.Entenda que as pessoas têm suas próprias necessidades e prioridades.

Não as encurrale as pessoas nem exija atenção constante.

O Vigia (só observando)

Superando a timidez e a falta de jeito.
Sentir-se tímido ou desajeitado é normal, mas é importante não deixar que esses sentimentos drenem a energia do ambiente. Aliás, quando estiver em um ambiente social destinado a networking ou colaboração, não há problema em sair da sua zona de conforto e interagir com os outros.

Lembre-se de que a música é uma forma de se conectar com as pessoas, e aproveitar as oportunidades de interação pode levar a experiências incríveis.

O sabe-tudo

Abraçando a humildade.
Devemos estar sempre abertos a aprender com os outros. Em vez de insistir que sabemos tudo, podemos fazer perguntas, ouvir e respeitar a experiência dos outros. Não há problema em receber conselhos e orientações.

Adote a humildade e se abra!

O Estrelinha

Confiança X Condescendência: respeitando todos dentro e fora do palco.
A confiança vem com a responsabilidade de tratar os outros com respeito, seja o público, os membros da banda ou a equipe de produção. Nunca menospreze ninguém, mesmo que você ache que eles não são tão bons quanto você. Seja solidário, fique ao lado do público e crie uma energia positiva.

Certamente, a vida é muito curta para ser um idiota.

O furão de fila

Abrace o trabalho árduo e o crescimento.
Não importa o quão glamoroso possa parecer ser um “nepo-baby” no cenário musical atual, a verdade é que o dinheiro não pode comprar o sucesso sem trabalho árduo e dedicação. Ao terceirizar aspectos importantes de nossa carreira musical, perdemos oportunidades valiosas de aprendizado. Portanto, aceite o processo, esforce-se e cresça como músico. O aprendizado e o crescimento são fundamentais para o sucesso a longo prazo.

___________________________________________________________

Em um setor baseado na comunidade, é importante não se concentrar apenas em nossa música, mas também em nosso comportamento e interações com os outros. Ao praticarmos a boa etiqueta, podemos construir relacionamentos positivos, criar experiências memoráveis e crescer pessoal e profissionalmente.

Lembre-se de que a música não se trata apenas das notas que você toca; trata-se também de como você faz as pessoas se sentirem. Músicos e artistas, não sejam essa(s) pessoa(s).