Mande uma música direto para o Spotify avaliar para entrar em playlists

Se você já tentou falar com os curadores de playlists do Spotify e não conseguiu, essa notícia quentinha é para você: a plataforma de streaming agora abriu um canal de comunicação para você sugerir suas músicas (só as que não foram lançadas ainda) para eles usarem em playlists, e você conquistar milhares de fãs. Vem saber como vender seu peixe!

Mande uma música direto para o Spotify avaliar para entrar em playlistsNOVIDADE DA BOA NO SPOTIFY: Você pode sugerir uma música inédita sua para a equipe editorial do Spotify avaliar se quer usá-la.

Você não precisa mais recorrer a contatos, procurar formulários ocultos na internet ou achar a resposta nos búzios: agora o  Spotify abriu um canal de comunicação para você oferecer suas novas músicas para a equipe que faz a curadoria das playlists da plataforma.

Dias atrás, o Spotify anunciou que vai lançar um processo mais transparente e organizado de escolha das músicas que usa em suas playlists — e oferecer o seu som para eles é algo que você pode fazer através do Spotify for Artists, contanto que sua música inédita já tenha sido entregue ao Spotify e esteja com data de lançamento marcada.

Coloque sua música no Spotify hoje mesmo.

Sua faixa inédita já tem de ter sido entregue ao Spotify AO MENOS sete dias antes da data de lançamento para que a equipe editorial da plataforma possa avaliá-la.

Com a CD Baby, sua música será distribuída para o Spotify,  para a Apple Music, para o iTunes, para a Amazon, para a Pandora e para mais de 150 outros serviços digitais de música.

Inscreva sua música agora mesmo para ter distribuição global

As 8 coisas mais importantes para você saber antes de mandar uma música para a equipe editorial do Spotify:

  1. Você ainda vai precisar distribuir sua música; essa novidade não é um processo para entregar sua música diretamente para o Spotify, só um jeito de chamar a atenção da equipe deles para uma música que já está na plataforma. Então, distribua suas músicas para o Spotify.
  2. Você só pode mandar uma música inédita por vez para ser avaliada e talvez usada em playlists; depois que essa música for lançada, você pode enviar outra inédita para a equipe do Spotify.
  3. Mandar uma música inédita para o Spotify avaliar também vai garantir que seus seguidores no Spotify vão receber esse som na playlist Release Radar, que é customizada e atualizada a cada sexta (a não ser que eles já tenham ouvido sua música na semana anterior)
  4. O Spotify quer compilar DADOS para poder casar suas músicas com as playlists certas. Eles dizem: é importante que você nos dê o máximo de informação o possível sobre essa música — gênero, estilo e outros dados são essenciais para a gente decidir onde ela pode se encaixar. Você pode listar os instrumentos usados nela, se é um cover ou não e a cultura a que você ou a música pertencem. Os dados que você vai compartilhar são completados com o que já sabemos sobre você —o que mais seus fãs ouvem, em que outras playlists você já apareceu etc.
  5. Você só pode fazer o envio de músicas de UM COMPUTADOR; o processo de envio não funciona na versão mobile do Spotify for Artists.
  6. Você tem de mandar a música com PELO MENOS sete dias de antecedência antes de a canção ser lançada. Mas, quanto mais tempo você der ao Spotify, melhor. Vá se planejando!
  7. Não é possível mandar músicas que já foram lançadas.
  8. O processo é todo DE GRAÇA e a gente não faz nenhum tipo de cobrança para aumentar suas chances de aparecer em playlists.

Como mandar uma música para o Spotify avaliar para suas playlists

Olha o passo a passo que o Spotify recomenda:

  • Faça login na sua conta do Spotify for Artists num computador, e encontre suas músicas ainda não lançadas nas abas Home ou Profile.
  • Clique em GET STARTED (comece agora), no botão que fica ao lado da música que você quer enviar. Ou vá até Profile, clique com o botão direito na música que você ainda não lançou e depois escolha Submit a Song (enviar uma música).
  • Escolha uma das músicas do seu lançamento para ser mandada.
  • Preencha o máximo de informações da música que você conseguir. Quanto mais dados a gente receber, maiores suas chances!


Você pode ver a mensagem abaixo da próxima vez que entrar no Spotify for Artists.

Mande uma música direto para o Spotify avaliar para entrar em playlists

NOVO: Mande uma música do seu próximo lançamento Criamos um jeito melhor de você conseguir colocar suas músicas nas playlists dos nossos curadores. Escolha uma música. Vai lançar um álbum? Conte para a gente em que música dele a gente deve focar. Conte para a gente. Mandar informações exatas vai ajudar nossos editores a acharem os fãs perfeitos para suas músicas. Mande com antecedência A gente vai colocar sua música na Release Radar, para que os seus fãs comecem a vê-la ao menos uma semana antes do lançamento.

É bem simples. Se sua música for colocada numa playlist, o  Spotify vai te avisar por e-mail. Além do mais, vale a pena começar a checar a aba Playlists no seu perfil do Spotify for Artists com alguma frequência.

Eis algumas questões rápidas que ainda não foram respondidas:

  • Isso vai encorajar músicos a lançar mais singles?
  • Isso vai diminuir um pouco o papo sobre jabá (pagar para ser tocado) no mercado?
  • Os artistas que estiverem lançando álbuns vão usar essa ferramenta, indicando para o Spotify que de músicas eles deveriam ir atrás?
  • Você vai conseguir criar o hábito de mandar músicas para o Spotify assim?

Conta pra gente o que você achou aqui embaixo, nos comentários.


Ganhe Dinheiro Guide

Distribua sua música 
com a CD Baby!

18 Comentários

  1. Pingback : Cinco coisas para fazer antes de oferecer seu som para playlists do Spotify - SomosMúsica

  2. enytiburcio@gmail.com'
    by Eny Tiburcio on agosto 13, 2018  07:11 Responder

    Olá bom dia tudo bem e muito interessante mas é muito informações não dá para entender muito coisas dá medo desse s coisa mas vou mandar uma música minha sem nenhum compromisso financeiro para ver que dá tudo bem muito obrigado!!

  3. contato@amitrano.com.br'
    by Amitrano on agosto 13, 2018  15:00 Responder

    Gostaria de saber se lançando uma música com a Cd baby, esse processo de indicar a música para as playlists será feito pela Cd Baby ou pelo artista? Obrigado.

    • by Paula on agosto 15, 2018  14:04 Responder

      Amitrano, esse processo é feito pelo próprio artista através de um novo portal que o próprio Spotify abriu. O legal disso é que abre novas oportunidades para qualquer artista que deseja ter sua música destacada nessa plataforma digital. Valeu pelo comentário! Abraços

      • Japestanislau@terra.com.br'
        by Juarez Antônio Pereira Estanislau on junho 18, 2020  16:17 Responder

        Boa noite: por curiosidade, porque a música com o título Just Can’t Say Goodbye do Cantor e Compositor Lionel Richie não aparece na lista da Spotify???

        • erikap@cdbaby.com'
          by Erika Parr on junho 22, 2020  10:13 Responder

          Olá Juarez, infelizmente não sei te dizer o porque de esta música não estar disponível no catálago do Spotify. Sinto muito :(

  4. jrbrconsultoria@hotmail.com'
    by JOSÉ RONALDO BRANTES RIBEIRO on agosto 16, 2018  06:40 Responder

    ESSA MÚSICA FALA DE UM GAROTO QUE ERA UM MARGINAL MUITO PERIGOSO QUE DEPOIS DE IR PARA CADEIA SE TRANSFORMOU EM UMA PESSOA MUITO SENSÍVEL, COMPRANDO MUITO DAMASCO, PRA DAMASCU DÁ.
    RÍTIMO DE SAMBA.

  5. alcateia.assessoria@gmail.com'
    by Amanda on setembro 10, 2018  15:38 Responder

    Excelente artigo. Só não entendi como enviar a música ao Spotify com uma data de lançamento. Já fiz o envio de singles e álbuns via CD Baby, que são entregues às plataformas automaticamente. Onde fica essa opção para agendar o dia em que eu quero que a música seja lançada?

  6. analuisadepaula@yahoo.com.br'
    by Ana Luísa on outubro 16, 2018  05:15 Responder

    Olá! Já tive problemas ao enviar um álbum para distribuição por vocês, e ele sair pra público antes da data de lançamento, atrapalhando tudo. Eu posso enviar uma musica e planejar lançamento dela com segurança, em até quanto tempo antes?

  7. Pingback : As melhores estratégias para lançar um single em 2019 | SomosMúsica

  8. zemarconi@hotmail.com'
    by Ze Marconi on novembro 9, 2019  12:03 Responder

    Eu tenho um CD de Forró autoral (xote, baião,etc... ritmos regionais do Brasil) divulguei apenas em sites locais, sem grande repercusão; gostaria de saber se posso enviar uma das músicas para essa plataforma?

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on novembro 15, 2019  13:24 Responder

      Oi Zé, tudo bem? Você pode usar os nossos serviços para enviar a sua música! Veja como neste link (Um abraço!)

      : https://somosmusica.cdbaby.com/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/

  9. brunocoluna20@gmail.com'
    by bruno addax on abril 27, 2020  12:01 Responder

    Olá, uma dúvida, lance a musica, recebi um email dizendo que minha musica entrou em uma playlist oficial, porem ela não esta na playlist. tem alguma coisa que eu devo fazer ?

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on abril 28, 2020  14:03 Responder

      Oi Bruno, tudo bem? primeiramente,PARABÉNS! Neste caso, se você estiver falando do Spotify, te indicamos entrar em contato com eles por dentro da sua conta verificada (Spotify para artistas) para esclerecer o assunto.

  10. zandu.oquinto@hotmail.com'
    by zandu on abril 27, 2020  15:12 Responder

    Olá, pretendo lançar um álbum pela plataforma de vcs! Preciso entender o seguinte, não tenho nenhuma música lançada ainda no Spotify, assim que enviar o álbum pra lançamento numa data futura, já vou receber o link do Spotify for Artists? E poderei solicitar para entrar em playlists e outras ferramentas? Ou terei que ter lançado alguma música antes?

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on abril 28, 2020  14:05 Responder

      Oi Zandu! que legal :) Valeu por confiar na CD Baby. Lance um single antes! Ainda que o single seja parte do projeto maior. Só se cria o seu perfil de artista uma vez você tenha um lançamento ativo com eles. Veja mais aqui: https://somosmusica.cdbaby.com/por-que-musicos-em-inicio-de-carreira-devem-lancar-um-single-antes/

  11. gocorvo@gmail.com'
    by THIAGO LUCAS DE CARVALHO E MONCORVO on julho 24, 2020  20:28 Responder

    Depois de adicionada a uma playlist do spotify, há um tempo exato de permanência dessa música em tal playlist, ou a música fica lá, tipo, pra sempre ? Hehe abraço

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on julho 27, 2020  09:06 Responder

      Olá Thiago! ótima pergunta. Normalmente as playlists do Spotify fazem rotação de músicas a cada uma semana. Mas playlists com sucessos dos anos 80 por exemplo podem ter faixas que ficam alí permanentemente.

Comente

Seus email não será publicado.