Impulsione seu marketing musical em 2022

10 maneiras de energizar seu marketing musical

Os últimos dois anos foram um período de estagnação de incertezas para todos, incluindo músicos independentes. E enquanto as turnês paravam e os lançamentos diminuíam, a indústria da música mudou drasticamente à medida que se adaptava ao caos de uma pandemia global.

Ainda não se sabe se essas mudanças são permanentes, mas uma coisa é certa: a música está de volta em grande estilo em 2022. As turnês estão reiniciando, os lançamentos estão aumentando e os artistas estão começando a reiniciar suas carreiras. O que significa que é hora de você não apenas comercializar sua música novamente, mas repensar como você comercializa à medida que o mundo se ajusta ao novo normal.

Pronto para colocar sua música de volta lá fora? Reunimos esta lista de verificação, além deste guia completo sobre Marketing musical, para ajudá-lo a acompanhar as etapas essenciais para voltar a comercializar sua música em 2022:

1. Atualize sua biografia

É sempre uma boa ideia voltar e ver o que sua “bio” diz. Provavelmente algumas coisas mudaram em sua vida. Talvez você tenha lançado músicas durante a pandemia, feito uma live ou encontrado outra maneira criativa de engajar seus fãs virtualmente. Os artistas geralmente negligenciam sua biografia mesmo quando não há uma pandemia global com a qual se preocupar. Tire a poeira da sua biografia e adicione alguns novos detalhes.

2. Atualize seu site

Coloque uma nova camada de tinta em seu site. Talvez até tente um novo tema, ou algo para torná-lo novo. Não há necessidade de reconstruir seu site do zero. Mas apenas adicione algum conteúdo novo, mova algumas coisas e dê às pessoas a impressão de que coisas novas estão em andamento e que você não sumiu da face da Terra.

3. Tire novas fotos de artistas

Não há necessidade de contratar um fotógrafo (a menos que você queira e possa pagar). As câmeras da maioria dos smartphones modernos são de qualidade suficiente para capturar imagens de alta resolução. Basta tirar algumas fotos bem pensadas que parecem mais fotos de artistas profissionais em vez de apenas instantâneos. Você provavelmente está diferente da última vez que tirou fotos de artista, então atualize sua imagem para a aparência atual. Esse é outro indicador para as pessoas de que coisas novas estão acontecendo.

4. Audite sua presença nas mídias sociais

Atualize as imagens de cabeçalho e logotipos em seus perfis de mídia social. Certifique-se de que os links desses perfis também estejam atualizados. Lembre-se, isso não se aplica apenas ao Instagram e ao Facebook. Verifique seus perfis de artistas no YouTube, Spotify e outras plataformas onde você pode adicionar essas informações para garantir que estejam atualizados. Você também pode usar esta oportunidade para fazer um balanço em quais plataformas têm valor para você como artista e decidir em qual você deve se concentrar. Isso leva a…

5. Reavalie seu uso de mídia social

Se você não viu muita atividade em uma determinada plataforma de mídia social, não tenha medo de cortar essa e se concentrar nas plataformas com as quais seus fãs se envolvem. Seu público pode até estar em uma plataforma social diferente. Faça uma enquete com seus fãs e veja qual plataforma eles usam. E se você tentou pular em uma tendência que é popular em uma plataforma, mas descobriu que não tem sucesso, não há problema em continuar fazendo o que está funcionando para você. Muitas pessoas estão usando o Instagram Reels para transformar a plataforma em uma plataforma de vídeo de formato curto como o TikTok, mas se você tirar ótimas fotos e seus fãs se envolverem com elas em vez dos vídeos que você está tentando, fique com o que funciona.

6. Acompanhe os números

É sempre uma boa ideia mergulhar em suas análises e ver o que está acontecendo e o que está se conectando com seus fãs. Analytics são bons indicadores de oportunidades para você crescer sua carreira e expandir seu alcance. O sucesso pode estar acontecendo em algum lugar que você não conhece.

7. Maximize as oportunidades de receita

Pense em outras oportunidades de vendas além das opções típicas de merchandising. Pode ser um arquivo zip de músicas selecionadas (ou todo o seu catálogo por um preço com desconto) ou um download em PDF de partituras. Você pode até fazer produtos físicos diferentes das camisetas e moletons usuais. Botões, chapéus, copos de cerveja ou quaisquer outros itens exclusivos que seus fãs possam achar atraentes. O comércio eletrônico é mais importante agora do que nunca em uma indústria da música que se tornou cada vez mais digital. Este também é um momento de…

8. Estocar Produtos 

Esteja você voltando para fazer shows ou vendendo online (mesmo no Spotify!), faça um balanço do seu inventário de produtos. Você tem o que você precisa? Existem muitas opções que não envolvem comprar toneladas de tamanhos diferentes e ter caixas de camisas XS e XXL em sua casa. Explore suas opções de produtos e faça compras inteligentes ao comprar pacotes.

9. Atualize sua estratégia de anúncios

Se você agendou alguns shows, ou se tem mais atividades planejadas, pense em usar a publicidade para dar um impulso à sua carreira musical. Show.co é uma ótima plataforma de anúncios que pode ajudar você a segmentar e alcançar fãs de música usando anúncios nas mídias sociais ou em sites de música que eles frequentam.

10. Redefinir “conteúdo”

As plataformas sociais evoluem rapidamente nos dias de hoje. As plataformas existentes alteram recursos e regras, que por sua vez ditam as tendências nessas plataformas. O que pode ter sido eficaz no passado em uma plataforma pode não funcionar. E novas plataformas são criadas com tanta frequência que o que você está tentando alcançar em uma pode ser possível em outro lugar. Quando uma nova plataforma de mídia social for lançada, confira e faça algumas perguntas a si mesmo: Essa plataforma é uma oportunidade para você? Seus fãs são ativos lá? O que você tem que fazer para se envolver lá? É totalmente diferente do que você tem feito? Ou seu tempo é melhor gasto em outro lugar?

Esta lista de verificação destaca apenas algumas das coisas que você deve considerar ao começar a flexionar seus músculos de marketing musical novamente. Para obter dicas sobre como voltar ao ritmo das redes de música, agendar passeios e muito mais, assista ou ouça nosso episódio completo do podcast “The Post-pandemic Plan for Musicians”:

Como você está planejando comercializar sua música este ano? Deixe-nos saber nos comentários!