Tem se falado muito na indústria da música atualmente hoje sobre bots que prometem vasta divulgação e acabam colocando os artistas em furadas e listas de reprodução falsas. Este é um problema muito real, não apenas porque grandes artistas e gravadoras estão caindo nessas fraudes, mas porque o tráfego de lixo destrói a capacidade das plataformas de coletar dados úteis sobre o público ideal de um artista. Por isso resolvemos testar a plataforma e aqui compartilhamos um código para a Groover: queremos que você impulsione (de verdade) a sua música.
Sabemos que os artistas independentes estão sentindo cada vez mais a pressão de ter bons resultados, lançando suas músicas em playlists que sejam legítimas e evitar promotores fraudulentos – normalmente aqueles que prometem resultados de colocação ou dizem garantir certas contagens de stream dificílimas de conquistar. Por isso, nós da CD Baby estamos sempre buscando caminhos para facilitar esse trabalho de ajudar a conectar o que você cria com o público que vai gostar de te ouvir.
Experimentando o Groover
O editor do nosso blog em inglês, Chris Robley, fez uma experimentação no ano passado e compartilha com leitores do DIY Musician seus resultados – e, claro, nós trouxemos esse papo aqui para o Somos Música também. Ele experimentou um serviço de apresentação de listas de reprodução chamado Groover. A plataforma gerencia uma rede controlada de listas de reprodução de terceiros, influenciadores sociais e muito mais. Chris avalia que o serviço oferecido é super útil, já que obteve ótimos resultados: 37% de todos os curadores de playlists para os quais ele lançou sua música colocaram a faixa em suas listas.
No entanto, Chris avalia que pode ter dado sorte e que a amostra dos seus resultados é insuficiente para realmente defender o uso do serviço. Por isso, ele queria ver como funcionava fazer o mesmo para três outros músicos de diferentes gêneros e em diferentes estágios de suas carreiras.
Resposta curta: Funcionou muito bem.
Chris conta essas histórias, que traduziremos abaixo. Se você não quiser saber muitos detalhes e ir direto ao teste do Groover para sua própria música, clique aqui. Neste link disponibilizamos uma economia de 15% em sua primeira campanha ao usar o código de cupom GROOVERCDBABY. Aproveite!
Lançamento de listas de reprodução e compartilhamentos sociais em resumo
O que é o Groover?
Aqui, então, Chris vai nos contar o resumo do que é a plataforma e suas regras para que você não precise fazer uma vasta pesquisa para compreendê-la de forma geral.
Groover, portanto, é uma plataforma global que conecta artistas com curadores de música, influenciadores, pessoas que elaboram playlists, DJs, gravadoras e empresários em todo o mundo. Você paga para ter sua música conhecida e considerada por esses curadores em seus trabalhos. E, como você paga por apresentação, pode funcionar para artistas com qualquer orçamento.
É importante saber: a taxa que você paga GARANTE que o formador de opinião ouvirá e considerará sua música para aquilo que está sendo criado. Como? Ou a faixa é ouvida e considerada ou você recebe seu dinheiro de volta.
Mais importante ainda: a Groover NÃO garante os resultados – ou seja, que a sua obra necessariamente será veiculada ou incluída na coletânea. Eles garantem acesso a curadores e consideração.
Então, para funcionar, você tem o trabalho de escolher bem a faixa e apresentá-la de forma eficaz. Vamos ver como fazer isso?
4 abordagens para o pitching de uma playlist
1. A música ignorada
Ainda que você impulsione seu marketing musical, tenha bem definida uma identidade criativa ou faça de tudo para engajar seus fãs, a depender do contexto, algumas músicas podem ficar perdidas nas plataformas e não serem ouvidas.
Diz Chris Robley: quando testei o Groover, foi para um single que coloquei no mundo dez meses antes, mas que foi muito negligenciado porque tinha muitas outras coisas acontecendo na época. Lancei a música, não fiz nenhuma promoção e lá a faixa estava no Spotify – no canto, triste, chorando.
Portanto, ele avalia, obter uma taxa de sucesso de 37% por meio do Groover ajudou imensamente. Nenhuma dessas colocações de lista de reprodução se tornou um sucesso estrondoso por conta própria (a maioria das contagens de reproduções produtivas variavam entre algumas dezenas e algumas centenas de streams).
No entanto, Chris entende que o impacto cumulativo de todas essas colocações acontecendo ao mesmo tempo estabeleceu uma base para a música (ainda que tardia) que finalmente a colocou no radar do mecanismo de recomendação do Spotify. Desde a campanha do Groover, essa música tem sido minha faixa mais tocada com impulsos significativos do Spotify Radio, pré-Discovery Mode.
2. A Introdução Adequada
Depois que a pandemia engoliu todo o ímpeto do lançamento de seu álbum de estreia, alguns anos atrás, a artista canadense de folk alternativo Melodi Ryan estava se aproximando do lançamento de seu último single como se fosse uma nova artista.
Ela usou o Groover com o objetivo de obter uma mistura de críticas, feedback e acréscimos à lista de reprodução que ajudariam a criar seu currículo: com citações da imprensa e site que buscariam descrever sua canção.
Aqui Melodi compartilha conosco uma impressão rápida sobre o processo:
“Os resultados foram fantásticos. Valeu a pena pelo posicionamento, atenção e feedback que recebi em troca.”
Você pode ver como a campanha funcionou na imagem abaixo.
Nesta primeira imagem, entre o dia 8 e o dia 26 de maio, Melodi compartilha que recebeu cinco feedbacks diretos com críticas e impressões sobre a sua música e seis pessoas influentes compartilharam sua criação em redes sociais e playlists do Spotify. Ou seja, faça o mesmo e impulsione de verdade sua música.
Aqui o América Indie informa que incluiu a faixa na playlist Indie World no Spotify.
E aqui o blog de crítica musical FVMusic tece elogios sobre a música e se diz completamente envolvido pela criação, querendo ouvir as novas criações de Melodi.
Neste quadro, é possível ver os resultados de Melodi: 56 pessoas retornaram a divulgação da faixa; 19 compartilharam o trabalho e duas se comprometeram a fazê-lo em breve.
3. Demonstrar amor pelo “projeto paralelo”
O prolífico compositor, ator e comediante Ohene Cornelius lança muita música.
Às vezes em seu próprio nome, ou como colaborador de destaque com inúmeros outros artistas (incluindo uma faixa com o renomado guitarrista Marc Ribot), ou através do novo clube Harlem River Yacht Club.
No início deste ano, HRYC lançou seu primeiro álbum.
Agora que alguns meses se passaram, parecia o momento perfeito para lançar mais algumas atividades de compartilhamento e lista de reprodução por meio do Groover.
Do total de 37 tentativas, ele obteve 10 compartilhamentos – uma mistura entre listas de reprodução e postagens sociais. Aqui é possível ver alguns desses retornos printados direto da tela da plataforma.
Nem tudo são boas notícias, claro. Parte da apresentação da música envolve rejeição ou feedback negativo.
Chris ressalta que percebeu, ao usar o Groover, porém, que mesmo as rejeições foram feitas de maneira profissional e respeitosa, o que parece se refletir também na experiência de Ohene.
Aqui o retorno elogia a música e observa que o interesse musical de quem ouviu é outro, não considerando que a faixa oferecida se encaixe com o clima que a playlist constrói.
Ohene explica:
“Usar o Groover foi informativo e divertido de ver as reações dos formadores de opinião em todo o mundo. Eles foram minuciosos e, embora eu não concordasse com todos os seus comentários, fiquei feliz por eles não estarem fingindo estarem interessados e nos deixarem esperando – ou mesmo demonstrando um interesse que na verdade não têm. Minhas músicas foram compartilhadas várias vezes por alguns DJs de qualidade. Embora não tenha levado milhares de pessoas ao meu single, foi bom obter algumas citações de pessoas que buscaram dialogar e descrever como se sentem ao experimentar ouvir a minha música. Não tenho certeza se vou usá-lo novamente, mas não me frustrei com os resultados.”
4. Quebrando a maldição do repertório
Para artistas com carreira mais consolidada e um repertório profundamente conhecido, às vezes é realmente difícil fazer uma nova música emplacar. O público adora as músicas antigas. Os algoritmos têm dados sobre as músicas antigas e se baseiam nelas para engajar os fãs. Mesmo os fãs NOVOS encontram primeiro as músicas ANTIGAS, porque essas têm mais streams e por isso são mais entregues no geral.
Então, o que você pode fazer para fazer uma nova música se destacar? Groover pode ajudá-lo nisso.
Para a banda Smalltown Poets de Kevin Breuner, havia uma música específica de um álbum mais recente que seus fãs mais próximos mencionavam continuamente como favorita, mas o algoritmo do Spotify ainda apresentava sucessos anteriores em vez de material novo.
O objetivo dessa campanha do Groover era obter mais dados de atividades e ouvintes associados a essa música “See The Future”.
Sobre isso, Kevin diz:
“Gastamos 100 Groovies e nos concentramos em curadores de listas de reprodução, esperando colocar essa faixa em nossa lista das cinco melhores músicas no Spotify. A campanha funcionou muito bem. Os resultados foram incríveis: mais de 50% dos curadores para os quais propusemos experimentar ouvi-la compartilharam nossa música! Consegui exatamente a atividade que procurávamos.”
Use o Groover e impulsione de verdade sua música
Quatro artistas diferentes com objetivos diferentes para suas músicas. Ainda assim, uma experiência geral positiva ao usar o Groover para lançar sua faixa para influenciadores.
Lembre-se, é claro, de que os resultados sempre variam ao abordar os curadores. Muito depende de gostos específicos, tempo, qualidade e direcionamento para as pessoas certas. Pesquisar antes os interesses das pessoas ajuda a ser mais certeiro quando fizer suas escolhas na plataforma.
Mas, nossa impressão é de que o Groover ajuda a simplificar todo o processo para que você deixe a divulgação da sua nova faixa muito menos ao acaso.
Quer usar o Groover para lançar sua música para curadores, influenciadores ou DJs?
Use o código GROOVERCDBABY para ganhar 15% de desconto na sua primeira campanha! Aproveite.