Use filtros do Instagram para divulgar suas músicas

 

Você sabia que pode usar o poder dos filtros de Instagram para divulgar suas músicas?

Sim, mesmo os efeitos tontos que as pessoas usam para transformar seu rosto em um focinho de gato, ou para mudar a cor do cabelo, podem te ajudar a fazer suas músicas circulares pelos Stories e pelos Reels.

Saiba como colocar a sua música no Instagram.

Músicos que tenham alguma habilidade de design e a iniciativa para aprender como funciona o sistema, podem encontrar nos filtros de Instagram um jeito barato de promover seu som. Mas, antes de entrar nesse assunto, vamos primeiro definir o que é um filtro.

 

O que é um filtro de Instagram?

Um filtro de Instagram é uma ferramenta que a plataforma oferece para alterar vídeos e fotos. Eles podem ser decorativos ou interativos, mas, em ambos os casos, eles têm de ser criativos. Essa experiência aumentada é o que chamam de “Augmented Reality”, ou “Realidade Aumentada”, já que ela… aumenta a realidade… usando gravações de imagens reais feitas pelo celular do usuário.

A Margaret Alba, que trabalha na CD Baby, é uma designer que vem trabalhando com filtros desde que o Instagram lançou a versão beta dessa ferramenta, em outubro de 2018. Ela hoje em dia cria filtros para músicos em um esquema de freelance. E, segundo sua experiência: “O usuário médio do Instagram só vai usar um filtro se confiar muito nele, ou se ele for muito divertido.”

Use o Musixmatch para colocar as letras das suas músicas no Instagram Stories.

Como eu crio um filtro de Instagram?

Se você quer ir pelo caminho super criativo e criar seus próprios filtros de Instagram para a sua música, só precisa de um programa chamado Spark AR. O Instagram criou esse programa para que os usuários pudessem criar e publicar seus próprios filtros.

Mas, como a Alba adverte: “Pode ser difícil aprender a usar esse programa. Eu já usava muitas ferramentas de design, e ele não era parecido com nenhuma das que eu conhecia.”

A Alba, entretanto, diz que o Instagram foi atualizando o Spark AR, para ele ficar mais intuitivo com o passar dos anos. Para começar, “há mais informação disponível hoje em dia, e mais modelos disponíveis também”, ela explica.

Também existem cursos online em vídeo de como usar o Spark AR, no próprio site da ferramenta, e você pode aprender com criadores experientes. Além do mais, o que não falta é tutorial no YouTube.

Screenshot of Spark AR interface

Crédito da imagem: Site da Spark AR

Mas nem tudo é Spark AR!

“Existem filtros que você pode criar sem programas de design”, diz Alba. “Mas o Spark AR tem um limite.” Para criar filtros realmente originais, você vai ter de usar outros programas.

Quer colocar o nome da sua banda ou o logo? “Você pode usar programas de arte, tipo PhotoShop ou Illustrator”, diz Alba. “Ou o Blender, que é de graça.”

Mas o melhor programa de design grátis que tem para principiantes há de ser o Canva. É nele que a Alba dá asas à imaginação. “Você pode criar uma moldura transparente, no formato .png, e colocar imagens lá dentro”, ela explica. “Talvez o logo da sua banda, ou imagens que façam sentido com o trabalho de vocês. Daí, é só exportar essa criação no formato .png e você pode colocar no Spark AR. Você pode usar qualquer imagem como a moldura de um filtro.”

Screenshot of Spark AR color change

Crédito da imagem: site da Spark AR’

Como eu formato meu áudio, para usá-lo em filtros?

O Instagram exige que qualquer áudio, para ser usado em filtro, deve seguir essas especificações:

  • Formato .M4A 
  • 44.1 khz
  • Mono

Os arquivos de áudio precisam cumprir todos esses requisitos, porque os filtros são projetados para serem vídeos curtos e leves. Então esses arquivos também precisam ser leves.

Se você é um artista ou uma artista independente, que grava suas próprias músicas, é bem provável que você já tenha o software necessário em seu computador para converter os arquivos para esses formatos. Se não tiver, há programas grátis por aí que fazem isso.

Quais são os requisitos para o arquivo de um filtro?

O tamanho máximo do arquivo para criar um efeito de filtro é de 4MB. E a duração máxima de um aúdio de filtro é de 15 segundos, então escolha com cautela que pedaço da música vai usar. Como diria a Alba: “Qual é a parte mais chiclete da música?”

Outra pessoa pode criar filtros de Instagram para mim?

Você não quer entrar de cabeça na Filtrolândia? Tem muitos designers como a Alba que se dedicaram a virar profissionais na criação de filtros. “Você pode usar o Fiver para achar algum profissional, ou procurar em grupos de designers do Facebook, para achar alguém para fazer um filtro para você”, diz Alba.

“Eu andei pegando projetos por causa do boca a boca”, ela conta. “Eu criei um filtro para um músico, que me recomendou a outros, que me recomendaram a outros.” Então, se você não conhecer nenhum designer, pergunte para outros músicos.

Ainda melhor, se você se deparar com músicos que fizeram um filtro usando a própria música, pergunte como ele foi feito! Se eles contrataram um designer, ou, se eles foram super ambiciosos e aprenderam a usar o Spark AR por conta própria. Peça dicas!

O que tem num bom filtro de Instagram?

Essa parte pode parecer bem subjetiva, mas é senso-comum.

“Você quer um filtro que reflita suas qualidades artísticas”, diz Alba. “Eu tento pensar como em uma marca, com uma linguagem coerente.”

Um bom filtor pode ter só a imagem do seu novo álbum ou single. “Eu já trabalhei com um artista que ia lançar um álbum com tema espacial, então só fiz um filtro de estrelas”, diz Alba. “Quando o usuário ligava o filtro, parecia que estava no espaço, então você também pode usar referências estéticas do seu álbum, só que interativas.”

Mas a Alba diz que, no duro, “um filtro bom é uma coisa divertida e interativa. Teve uma artista cujo filtro era a capa do álbum dela, mas com o rosto cortado. Ela usa uma roupa muito peculiar, com luvas vermelhas, e o filtro permitia que os usuários virassem a pessoa da luva vermelha.”

Se você está atrás de algo mais simples, a Alba recomenda “efeitos sutis de luz no rosto. É um jeito rápido e leve de criar um bom efeito.”

Esse “leve” que ela diz é porque não tem muita coisa acontecendo no filtro. Porque muitos efeitos em um só filtro podem tornar o filtro mais lento. E, assim como acontece com qualquer outra tecnologia, “se for lento demais, as pessoas não vão usar”.

Quanto tempo leva para um filtro ser aprovado?

Assim como acontece quando você manda sua música para distribuição digital, existe um processo de aprovação para filtros do Instagram. “Eu sempre recomendo que os músicos aprovem o filtro com pelo menos um mês de antecedência, porque é um processo meio imprevisível”, diz Alba.

Alba já passou por processos de aprovação que duraram poucos dias, mas o Instagram avisa a todos os usuários que pode levar algumas semanas para avaliar um filtro.

Solte a criatividade!

A última coisa que você precisa lembrar –esteja você fazendo seus próprios filtros ou contratando os préstimos de um designer — é de se divertir. Os filtros de Instagram têm de ser divertidos para todo mundo usar, porque, quanto mais gente usar o filtro, mais sua música vai viralizar.

“É uma forma de propaganda, mas uma propaganda divertida”, diz Alba. “Os fãs podem entrar no seu ponto de vista. Um monte de gente pode se encontrar com sua música pela primeira vez.”