Tem uma coisa que eu ouço dos artistas o tempo todo, e que me faz acender a luz amarela.
Bom, na verdade tem algumas coisas que um artista poderia dizer para acender minha luz amarela, mas talvez essa aqui seja a mais comum:
“Ninguém mais escreve música boa hoje em dia.”
Ou qualquer variante de “Eu não ouço música nova.”
Isso é ridículo. O poço do talento secou em 1972? Ou em 1984? Ou em 2001?
Eu entendo quando a pessoa não tem TEMPO para ouvir muita música nova. Minha filha está com 4 anos, e eu não tenho muito espaço mental para explorar os lançamentos. Mas eu nunca enganei a mim mesmo, dizendo que não há nada de mérito sendo criado hoje em dia.
Eu ouvi outro artista dizer dia desses que toda música moderna é lixo. Hmmm, você já ouviu alguém mais dizer isso? Talvez seus avós, quando você estava começando a curtir rock n roll, ou hip hop, ou música eletrônica? É claro que nem todos os estilos de música são para todo mundo. Mas há alguma novidade para você por aí —e se você não acreditar nisso, bom, só significa que sua própria música é irrelevante e ruim.
Duro? Talvez. Mas eu estou longe de estar sozinho. Que diabos, você nem tem que incorporar influências de novos sons na sua música. Eu não espero que você fique tão de boca aberta como quando ainda tinha 16 anos e um mundo de possibilidades pela frente. Só não fique tão satisfeito com sua própria cabeça fechada. Só aceite o fato que talvez, e apenas talvez, músicas novas que sejam tão animadoras quanto as que você curtia quando era jovem. É um pedidinho que eu faço.
O que você acha?
Por que alguns músicos têm tanta dificuldade em admitir (ou mesmo em conceber) que a qualidade musical não se extinguiu no momento em que eles fizeram 30 anos? Quando você ouve alguém falar mal de algo tão vago quanto “música nova” você descarta a ideia de ouvir a música dessa pessoa? Você realmente acha que toda música nova é ruim? Conte para mim na seção de comentários.
[Para mais sobre esse assunto, confira o artigo “Com que idade seu gosto musical PARA de evoluir?”]