Como as bandas deveriam lidar com coisas ruins ditas pela imprensa.
Sem citar nomes, eu gostaria de contar uma história de algo que rolou anos atrás no Facebook.
Uma banda aí recebeu uma crítica um pouco negativa, de um jornal da sua região. Os sentimentos dos membros da banda ficaram, justificadamente, magoados; eles tinham trabalhado muito escrevendo, ensaiando, gravando e mixando seu álbum, e tinham orgulho dele— e esperavam que o mundo todo fosse amar também. Mas um crítico de música não amou. E era o seu trabalho dizer isso numa revista.
Nós já conversamos no passado sobre como postar o link para uma crítica ruim pode ser bom para outras bandas contarem suas histórias (e deixar seus FÃS falarem mal por você),essa banda foi lá e fez algo que eu não recomendaria; eles mesmo responderam à crítica. Insultaram o ouvido, o gosto e o discernimento do crítico, e terminaram com aquele palavrão que termina com f e manda alguém fazer algo.
O tiro saiu pela culatra. As pessoas começaram a se manifestar em defesa do crítico e taxaram a banda de ser insegura e insensível. Além disso, a banda praticamente acabou com as chances dessa revista falar qualquer coisa boa sobre ela no futuro.
Felizmente a banda deletou o post depois, no mesmo dia (e espero que tenha pedido desculpas ao crítico e à revista).
Aqui vão seis coisas para se lembrar sempre sobre resenha ruim, críticas e comentários negativos no YouTube
1. Críticas ruins podem ser oportunidade para aprendizado
Uma das primeiras bandas que tive recebeu uma crítica que foi uma droga. Por algumas semanas eu pus meu orgulho para me defender, repetindo para mim mesmo: “Ah, bom, eles não SACARAM!” Mas sabe qual é? Algumas críticas estavam certinhas — e eu eventualmente me dei conta disso. Da próxima vez que aconteceu, não cometi os mesmos erros de composição e de gravação. O que me leva a….
2. Críticas ruins magoam, então pode ficar magoado
Eu não estou dizendo que você não deveria sentir o baque. Alguém acaba de dizer que o seu bebezinho é feioso. Permita-se ficar bravo, triste ou o que quer que sinta. Só não use isso contra o crítico. E depois que a ferida tiver sarado um pouco, você pode olhar para o bebê com novos olhos. Talvez ele SEJA feio. OU talvez o crítico só não gostasse de você, mas milhares de outras pessoas vão gostar. O que nos leva a…
3. Lembre-se sempre que algumas pessoas não vão te curtir
Matematicamente falando, a maioria das pessoas que ouvir sua música será indiferente a ela, algumas curtir, algumas descurtir. Seus fãs mais leais e os haters mais ferrenhos estarão nos extremos, Então não fique bolado se a maioria dos críticos não achar que você é a reencarnação de Mozart. Como diria Abraham Lincoln: “Não é possível agradar a todas as pessoas a todo o tempo.”
4. Resenhas ruins podem aumentar o poder de SEO do seu site
Pense nisso — se uma revista online com um tráfego enorme ou um blog famoso fizer uma crítica da sua música, quando postarem um link para o SEU site na crítica, isso vai ajudar o seu poder de SEO (Search engine optimization, ou otimização de ferramenta de busca). E, conforme seu site for subindo nos resultados do Google, ninguém precisa saber que foi uma notícia ruim que fez seu ranking ir lá em cima (porque você não vai compartilhar essa resenha no seu site e, depois de alguns meses, será notícia velha no site do crítico também).
5. Lembre-se da sua boa educação
É bom senso comercial ficar calado — ou pelo menos ser educado — quando fizerem uma crítica ruim sua. Se você retaliar (como fez a banda lá de cima), corre o risco de entrar na lista negra da publicação. E essa reputação pode se espalhar por outros lugares também.
6. Você vai parecer cool e confiante se conseguir segurar seu tchan
Sua banda é a melhor do mundo, certo? Bom, a melhor banda do mundo não ficaria bolada por causa de uma crítica ruim num jornal de… qual é o nome da cidade mesmo? Ah, sim, claro. A gente não poderia ligar menos. Porque estamos em turnê agora, nos divertindo a beça. Você vem no show de hoje à noite?
Eu conheço artistas que receberam críticas horrorosas de algumas revistas, mas receberam elogios brilhantes no seu próximo lançamento. Isso provavelmente não teria rolado se ele tivesse enviado uma carta malcriada ou botado a boca no Facebook, reclamando sobre o assunto. Eles permaneceram calmos (ao menos na aparência) e seguiram adiante!