Por Brad
Como Eleanor Dubinsky trafega entre estilos, atravessa barreiras e se comunica com vídeo(s).
Eleanor Dubinsky não começou a criar seu novo álbum Soft Spot of My Heart com um estilo de música em mente. E por que ela deveria? Suas gravações até então desafiavam a categorização fácil, não só por suas influências internacionais vastas, mas também porque ela compõe e canta em inglês, francês e espanhol.
Na verdade, todos os rascunhos que Dubinsky tinha feito para o projeto, durante uma jornada que durou anos, ficaram completamente obsoletos: foram os músicos que ela conheceu no caminho que deram uma vida nova ao seu álbum, com amor e uma direção a seguir.
Você pode ver e sentir essas conexões se formando nesse vídeo curtinho que ela lançou no fim do ano passado. O vídeo não só oferece uma palhinha do álbum que seria lançado mais pra frente, mas também mostra o processo criativo e os laços que ela formou com suas colaborações musicais, mesmo que elas fossem em outras línguas.
Contando sua história por vídeo
A maneira que a Eleanor usa o vídeo para documentar seu processo de gravação dá ainda mais profundidade a seu álbum, e oferece visões íntimas de:
Todos esses vídeos oferecem um olhar sem filtros para como esses músicos talentosos conseguiram trabalhar tão bem juntos.
Esses vídeos — bem como os dois vídeos que coloquei ali em cima— também são ferramentas de divulgação, ótimas para manter os fãs engajados durante o processo de gravação, enquanto eles esperam por músicas novas.
Se você der uma olhada na página de YouTube da Eleanor, você verá que ela alimentou seu canal com consistência no último ano. E colocou ali material interessante e bem feito, o que trouxe ânimo para o lançamento do seu álbum.
A importância de postar vídeos com frequência
Postar vídeos com frequência é uma coisa que – graças aos telefones que estão no nosso bolso– está ao alcance da maioria dos músicos independentes de hoje em dia, e te oferece benefícios grandes com pequeno investimento.
A gente conversou no passado sobre como é crucial manter uma agenda de criação e postagem de vídeos e como nem todo vídeo precisa ser um videoclipe com uma super produção.
Quando você estiver pensando nos seus vídeos e fazendo uma agenda, confira os vídeos da Eleanor para se inspirar!
Você já trabalhou com outros músicos de fora do seu círculo social e acabou descobrindo novos jeitos de fazer música? Você já usou seus videoclipes para divulgar seu som e construir animação, como a Eleonor fez? Conte para a gente nos comentários!
Brad
Músico independente, fanático por luta livre e gerente de Marketing de Email na CD Baby.