Dez coisas que você queria saber sobre o Twitter mas não tinha coragem de perguntar

Apresentando o Twitter para principiantes

O Twitter está por aí há mais tempo do que duram a maior parte das bandas, prova de que não é uma modinha nas mídias sociais. Na real, mais de meio bilhão de pessoas estão usando o Twitter — mas você ainda não é um deles.

Talvez você tenha virado a cabeça para o outro lado, com medo de mais resposabilidades virtuais. Talvez você tenha criado uma conta um belo dia, e ela ainda esteja lá, congelada. Talvez você tenha levado a sério os recalcados que diziam que o Twitter era um lugar para celebridades falarem o que fazem no banheiro e o que comeram de almoço, às vezes as duas coisas num mesmo tweet.

Se, por qualquer motivo, o Twitter ainda é um mistério para você — e você ficou envergonhado demais para perguntar do que eles estavam falando quando eles usavam termos como RTs, MTs, DMs, @resposta, hashtags, entre outros. Como diriam os professores, não existe pergunta ruim; então vamos tirar a vergonha da frente e discutir o básico do Twitter.

Qual é a grande importância do Twitter?

Como mostram os recentes eventos no Egito e na Síria, Twitter é a mídia social mais imediata. Atualizações têm peso minúsculo (posts de textos curtos, uma foto, um link para um site, um vídeo de 6 segundos etc.) e públicas, então podem ser vistas por qualquer um com acesso à internet. Isso faz do Twitter um dos melhores jeitos de compartilhar informação.

Como músico, o Twitter permite que você se conecte instantaneamente com fãs, colegas artistas, seus blogueiros de música prediletos, festivais, promoters e seus herois da música em todo o mundo. É o lugar onde as bandas estão compartilhando novidades, como o lançamento de novas músicas, fotos do backstage, datas de show e até uma confissão bem pessoal, de vez em quando.

Mas a questão não é apenas se promover. O Twitter também é um jeito ótimo de se manter informado de suas próprias áreas de interesse — quer ela seja hip-hop, música Celta tradicional, poesia Russa, móveis coloniais, medicina herbal ou qualquer outra coisa.

No Twitter você pode seguir outros usuários sem que eles necessariamente tenham de te seguir de volta — então você pode fazer a curadoria do fluxo de informação que recebe (conhecido por entendidos como “Twitter feed”) seguindo alguns usuários e outros não.

E, se você estiver compartilhando conteúdo interessante no Twitter, as pessoas vão te seguir!

Mas que diabos é um tweet?

Um tweet é a versão do Twitter para um post. O tamanho máximo de um tweet são 140 caracteres, também chamados de toques  — isso inclui os espaços e as URLs (endereços de sites), ainda que o Twitter encurte automaticamente URLs longas.

Aqui vai o exemplo de um tweet que tem exatos 140 caracteres:

Screen Shot 2013-12-03 at 2.35.19 PM

A não ser que você mude sua conta para “privada,” tweets são públicos e podem ser vistos por qualquer um, mesmo por um internauta que não esteja no Twitter.

Você pode usar um tweet para começar uma conversa (postando seus próprio conteúdo ou seus pensamentos) ou entrar numa conversa twitando uma resposta para outros usuários do Twitter.

Como eu decifro a linguagem estrombólica de um tweet? 

Bem, é preciso de um pouco de prática para isso.

A primeira coisa que você vai querer saber é que, quando estiver conversando com outros usuários do Twitter,  você estará usando o que chamamos de “alça” (ou “handle”) para fazer a mensagem chegar a eles. Uma “handle” é o nome de usuário no Twitter. Quando você coloca uma “@” antes de um nome de usuário, aquela pessoa conseguirá ver seu tweet. É um equivalente a “tagear” alguém no Facebook.

Então, no exemplo acima, estamos fazendo menção a uma empresa de relações públicas que se chama StoryAmp (cuja ‘handle’ é “@storyamp”) e seu CEO, Dmitri Vietze (cuja ‘handle’ é “@dmitrivietze”).

Queríamos usar suas ‘handles’ (em vez de só escrever “StoryAmp” e “Dmitri Vietze”) para que eles soubessem que alguém os citou no Twitter. Assim, eles podem compartilhar a informação com seus seguidores.

Por que eu iria querer que todo o mundo visse as conversas que estou tendo no Twitter?

Bom, para começar,  há uma coisa chamada “direct messaging” (mensagem direta, ou DM) no universo do Twitter. Se você mandar uma DM para alguém, a conversa de vocês não será pública. Entretanto, se você estiver usando a função normal do Twitter para conversar, aí sua conversa será pública. Se você colocar uma ‘handle’ no começo de uma mensagem, esse tweet só aparecerá para as pessoas que seguirem tanto você quanto a pessoa mencionada.

Mas por que deixar o mundo inteiro observar o desdobrar de uma conversa sua? Bem porque se alguém é interessado por você, eles podem se interessar pelas pessoas com quem você conversa (e não de um jeito maníaco que não possa ser aberto no trabalho). As pessoas podem ter comentários valiosos para suas conversas. Você pode dizer algo interessante no meio daquela conversa de vai-e-vem do Twitter, que valha a pena gaurdar. Você pode mencionar alguém na sua conversa que pode interessar ou ser útil aos seus seguidores.

Como eu começo a usar o Twitter?

É fácil. Em questão de minutos você pode começar a usar uma das ferramentas mais potentes para a promoção de músicos (e de músicas) hoje em dia.

Siga esses passos simples:

1. Inscreva-se AQUI. (https://twitter.com/signup)

2. Escolha sua ‘handle’ de Twitter handle — ou nome de perfil no Twitter — e lembre-se que ela deve ter a ver com seu nome artístico ou com o nome da sua banda.

3. Importe os contatos do seu e-mail para o Twitter, assim você já começa seguindo várias pessoas conhecidas.

4. Customize sua conta de Twitter com uma imagem biográfica, foto de perfil e uma imagem de ‘header’ (cabeçário). E faça todo pop! (Clique AQUI para ter inspiração). 

5.  Faça uma lista com seus contatos, URL do seu site, e uma biografia pequena. Sua biografia tem de incluir algo que venda sua música em um piscar de olhos — informação do gênero do som, aspas que a imprensa tenha publicado sobre você, um sumário da sua banda etc.

6. Comece a seguir colegas músicas, fãs, selos fonográficos,  blogs de música, críticos, e mais. Use a busca do Twitter para encontrar seus artistas prediletos, fãs, família, amigos e todo o mundo que possa curtir o tipo de som que você faz. Comece uns diálogos!

O que é um ‘retweet’?

Um ‘retweet’ (RT) é um tweet de um usuário do Twitter que outros usuários tuitaram de novo (ou encaminharam para frente). Retuitar é um jeito simples de compartilhar conteúdo bom com seus próprios seguidores, enquanto também mostra ao criador do tweet que você gostou de o que ele escreveu, ao mostrar para sua comunidade.

Um outro jeito de mostrar para uma pessoa que você gostou do tweet dela — mas sem necessariamente compartilhá-lo com seus próprios seguidores — é colocar uma estrela no tweet e fazer dele um “favorito”. Tweets favoritados ficam agrupados juntos numa tela do seu perfil.

 O que é um tweet modificado (‘modified tweet’)?

Um ‘modified tweet’ (MT) é um tweet que foi encurtado, editado ou mexido de algum jeito. Coloque “MT” no começo de qualquer retweet que você tenha alterado. E por que você modificaria um tweet? para mudar ou acrescentar uma ‘hashtag’; para fazer um comentário; ou ainda para corrigir um erro de digitação ou de informação.

O que diabos é uma ‘hashtag’?

Uma ‘hashtag’ (ou o símbolo “#”) marca palavras-chave ou tendências em um tweet, para que outros tweets relacionados possam ser achados com uma busca. Por exemplo, você pode incluir uma ‘hashtag’ já em uso — tipo #MúsicaDoDia — para que pessoas que estão procurando por dicas diárias de som achem suas recomendações. Ou você pode criar uma ‘hashtag’ novinha para uma série de tweets  próprios que você queira agrupar juntos, tipo #(NomeDaSuaBanda)TourPhotos.

As pessoas também usam ‘hashtags’ para adicionar um elemento de sarcasmo, irônia, humor ou meta-crítica em seus tweets. Não entendeu exatamento o que estou dizendo? Dê uma fuçada no Twitter e você achará vários exemplos.

Já estou no Facebook; não posso só continuar a usá-lo?

É claro. Mas há alguns aspectos em que o Twitter é melhor que o Facebook, quando o assunto é fazer marketing da sua música. Para mais detalhes, em inglês, clique AQUI.

Sobre o que eu twito se não tiver nada a dizer?

Pergunte algo. Compartilhe o link do último post do seu blog ou vídeo no YouTube. Poste uma foto. Recomende outras bandas que você acha que seus fãs deveriam seguir. Fale sobre sua maior realização artística. Faça uma resenha em 140 toques sobre o som de alguém. Faça uma lista. Faça uma entrevista consigo mesmo, uma respostinha de cada vez. Anuncie algo grande. Fale sobre seu equipamento musical. Escreva um haiku. Retwite conteúdo bacana. Mantenha o pessoal informado sobre o que você vem ouvindo, o que você vem lendo, aonde tem ido viajar e mais.

Ainda acha que não tem nada a dizer? Fale sobre o que comeu no almoço ou conte da última vez que foi ao banheiro. Pois é, funciona com as estrelas!

Espero que esse post tenha te ajudado a se situar melhor com Twitter, e ensinado como pode ser um ótimo jeito de fazer “networking”, promover seu trabalho e também se divertir um pouco. Se você tiver mais dúvidas sobre o Twitter, pergunte para a gente na sessão de comentários, aqui embaixo.