Uma das principais plataformas atuais de divulgação de músicas hoje, a Spotify, lançou uma nova segmentação de audiência para os artistas. Hoje quem tem suas canções cadastradas por lá e acompanha seu perfil na Spotify for Artists, vai aprofundar seu entendimento do seu público. Isso porque eles andaram trabalhando a ferramenta de acompanhamento de tendências e estão disponibilizando dados que tornam possível conhecer melhor os ouvintes. A inovação principal está na relação do seu público com o seu trabalho: como e com que frequência as pessoas hoje escutam sua obra? Conheça a nova segmentação de audiência da Spotify.
Já falamos sobre a importância de ter um perfil verificado na Spotify e o que fazer para acompanhar as tendências do público. Porém, tudo isso é apenas uma contribuição pequena para o seu processo de compreender com que o seu trabalho tem conversado atualmente. Por isso, quando uma plataforma grande disponibiliza uma análise de dados é hora de agradecer e mergulhar fundo nas informações que estão disponíveis. Afinal, não apenas saber quem te escuta, mas como escuta, e em que circuntâncias aquilo que vc faz repercute melhor é com certeza um bônus da Spotify for Artists. Afinal, agora você tem informações valiosas para atrair novas pessoas com perfis parecidos, mas também para aprofundar sua relação com quem se mostra fiel ao que vc faz na raiz: ouvindo seu trabalho.
Conheça as inovações algorítmicas da nova segmentação de audiência da Spotify
Os dados disponibilizados pela Spotify for Artists até agora eram mais gerais:
- total de streamings
- ouvintes mensais
- número de seguidores
Assim era possível acompanhar o desenvolvimento do seu público na plataforma. E isso é muito importante, mas ainda muito pouco preciso considerando tudo o que uma plataforma como a Spotify pode oferecer.
Como a pessoa chegou à sua música
A Spotify se baseou numa diferença que todo mundo sabe que existe e agora fornece os dados de como as pessoas chegaram ao seu trabalho: trata-se de público ativo ou alguém que ouviu sua música uma única vez por fontes programadas?
Essa informação faz diferença para o nível de engajamento provável com o seu trabalho. Afinal, quem te escuta tende ou não a dar o play novamente na sua canção? Segundo a própria Spotify, quando chegam pelo algoritmo de exposição da plataforma, é raro que as pessoas que ouviram sua música uma vez se integrem ao seu público ativo.
Tendência de gerar mais ou menos plays no streaming da sua música
Outra informação relevante para a segmentação é que seu público ativo deve gerar muito mais plays do que quem chegou na sua música pela entrega da Spotify. A gigante da música percebeu que seus maiores fãs tendem a ouvi-lo quatro vezes mais do que e as pessoas que chegaram por acaso no seu perfil nos seis meses seguintes a encontrarem você por lá.
Visualizando sua relação com seu público
Agora, para além de acompanhar seu público ativo, na nova aba Segmentos, você terá a chance de visualizar seu público total. Ali estarão contabilizados:
- os ouvintes únicos dos últimos dois anos
- quem já fez parte do seu público ativo
- e o público programado
Desta maneira, você poderá continuar de olho em quem te escuta de forma ativa, como poderá também ficar atento para quem ainda não busca seu trabalho diretamente. Assim, com estas informações segmentadas, você poderá perceber quanto e quando os números aumentam, quando seus fãs voltam para o seu trabalho e, assim, criar estratégias baseadas em dados.
Na imagem, está descrito: “Você tem 400 mil ouvintes na sua audiência total da Spotify”. E segue logo abaixo como “Este número total também é baseado nas pessoas que escutaram sua música pelo menos uma vez nos últimos dois anos. Este é o sumário de: usuários ativos, previamente ativos e audiências programadas também”.
No gráfico, é possível ver na cor fúcsia, 7% de audiência ativa, no verde os 40% de previamente ativos e, no azul, 53% de audiência programada.
Entenda a segmentação atualizada
Público ativo
Como já explicamos, esse é um grupo de ouvintes muito valioso, visto que buscaram suas canções intencionalmente nos últimos 28 dias. Podem ter chegado a dar o play no seu trabalho por meio do seu perfil de artista, as páginas de seus álbuns ou lançamentos recentes; ou mesmo podem ter chegado a você pelas playlists que eles mesmo criaram ou acompanham, ou por terem salvado alguma de suas páginas em sua biblioteca.
A Spotify nos diz que, em média, quem integra esse público não tende a ultrapassar 33% do público total que a plataforma acompanha, mas representam em torno de 60% do número de streamings e 80% das vendas de produtos.
Faz parte da estratégia buscar manter o engajamento deste público ativo.
Super ouvintes
Assim, chegamos a esse que é a nata do seu público. Eles te escutaram repetidas vezes nos últimos 28 dias. Conseguir atingi-los aumenta as chances de engajamento e de continuaram ouvindo ativamente o seu trabalho.
Ouvintes moderados
Essas são pessoas que te escutaram algumas vezes nos últimos 28 dias, mas não estão tão engajados quanto os super ouvintes. Elas não interagem com tanta frequência com seu perfil e sua obra, mas podem se tornar mais engajadas a depender da sua estratégia de vinculação.
Ouvintes casuais
Fazem parte do seu público ativo, mas ouviram sua obra uma ou duas vezes nos últimos 28 dias.
Previamente ativos
São pessoas que nos últimos dois anos chegaram a buscar seu trabalho ativamente, mas que nos últimos 28 dias não escutaram suas canções de forma intencional. A depender da sua estratégia de recordação e vinculação com seu trabalho, podem voltar a buscar suas músicas intencionalmente.
Público programado
São pessoas que não escutaram nada do que você disponibilizou na plataforma nos últimos dois anos de forma ativa. Elas, no entanto, tiveram contato com seu trabalho a partir de fontes programadas: sejam playlists editoriais ou personalizadas. Algumas das automatizações mais comuns são aquelas que a plataforma oferece na página principal dos usuários. Caso não esteja familiarizado: Descobertas da Semana, Mixes, playlists editoriais personalizadas etc; Rádio de outros artistas, AutoPlay. Outras opções são as playlists de outros ouvintes.
Elabore bem suas estratégias
É importante que você use os dados disponibilizados pela plataforma de maneira inteligente e integrada com seus próximos passos de carreira. Isso porque, ainda que a tendência ao ver essas informações seja querer trabalhar para aumentar seu público ativo, especialmente os super ouvintes, essa tática não necessariamente é a melhor para você agora. Afinal, ainda que esse aumento possa ter um grande impacto na quantidade de streamings das suas canções ou mesmo na quantidade de pessoas engajadas com seu trabalho a longo prazo, esse é apenas um aspecto do seu sucesso. Ao passo que essa é uma tendência de estreitamento da relação com o público que já curte o seu som e está atento ao que você faz agora, existem muitas outras pessoas que já demonstraram interesse no que você faz ficando de fora da sua estratégia.
As pessoas que integram o seu público e que já foram ativas na relação com seu trabalho, gostam do que você faz e já tenderam a ouvi-lo na plataforma de streaming. Não deve ser difícil trazer esses ouvintes de volta à ativa.
Já aquelas que fazem parte do seu público programado, visto que não buscaram a sua música de forma ativa nos últimos dois anos, cruzam com você de vez em quando. Seus interesses podem e devem estar próximos ao universo das suas criações, basta que essa semelhança fique evidente para estimular que elas busquem conhecer o que você tem feito.
Feedback baseado em evidências
A partir da nova segmentação de audiência da Spotify, você poderá conhecer melhor o seu público total. Seja quem está por perto e pode se interessar pelo que você faz ou seja aprofundar sua relação com quem não tira você dos ouvidos, tudo é válido e importante. Assim, você tem a chance de criar um sistema de feedback das suas estratégias de engajamento e de marketing e poderá basear seus próximos passos em dados reais. Nada como uma tendência eficaz de acompanhamento de resultados para impulsionar carreiras realmente promissoras como a sua.