
“It’s a long way to the top if you wanna rock n’ roll”, ou “é um caminho longo para o sucesso, se você quer rock’n’roll”.
O AC/DC dizia isso — mas ironicamente, eles parecem ter tomado um atalho na estrada de percalços do rock pesado que leva à glória. Fizeram isso combinando alguns dos métodos provados e testados que menciono abaixo.
Você quer ser um sucesso musicai? É claro que quer. E para sua sorte, é mais fácil do que você pensa. É só…
1. Ser o filho ou a filha de alguém famoso
O melhor jeito de ficar famoso, especialmente se você não tem tanto talento quantas outras pessoas do seu tipo de música, é ter pais famosos. Descole uns! E depois dispense o sobrenome e as características familiares para ser “uma pessoa plena e verdadeira”.
Se você não conseguir achar pais famosos, uma rota alternativa para seu sucesso na música é dar duro e virar um ator famoso; para depois expandir os negócios para a música.
2. Tenha pais ricos que não se importam se você não tiver um emprego “de verdade”
Os “Líderes do Pensamento” sempre defenderam o fracasso como um passo importante para o sucesso. Bom, agora você pode ser um fiasco sem se importar e falhar de novo, de novo e de novo. Não há nada como a segurança de o apoio eterno dos pais ricos para fazer desabrochar seu demoninho interno.
Ao retirar todas as preocupações financeiras, você pode dedicar 100% da sua energia à música. Você também pode bancar show, vídeos, marketing, turnês e tudo o mais. Moral da história: se você não conseguir achar pais famosos, ache pais ricos.
3. Entre numa banda famosa
Há muitas bandas já famosas. Por que não pular toda a parte difícil e entrar numa banda que já tenha “chegado lá”?
Com você na trupe, eles serão capazes de levar seu trabalho para um novo nível, tanto artístico quanto comercial.
4. Seja o primeiro grupo contratado por uma gravadora a adotar uma tendência
Para conseguir assinar com uma gravadora, veja as dicas de número1, 2 e 3. O resto é fácil. É só ler todos os blogs de música cool todos os dias para ter noção do que está borbulhando no “underground”. E daí fique pronto para pular nisso!
5. Pague para ter 10 milhões de views no YouTube
Na real, 10 milhões nem é tanto hoje em dia; quando você está competindo com gente tipo o Psy e o Biebs. É melhor pagar logo para ter 50 milhões de views.
Se seu vídeo não conseguiu viralizar sozinho, então esse pico de visualizações vai garantir que todo mundo te veja agora — seja no Facebook, em programas da TV a cabo ou na home do YouTube.
—–
OK, soltando a real: NÃO HÁ dicas-chave para garantir sucesso musical. E mesmo que uma das dicas aqui em cima te defina, você está trabalhando só com vantagens, e não com garantias.
Mas aqui vão algumas dicas práticas que podem de verdade aumentar sua chance de ter sucesso na música:
* Produza gravações que façam jus à sua música
* Crie vídeos que as pessoas queiram compartilhar
* Gaste muito da sua energia para marketing criando uma lista de e-mails
* Faça com que seus fãs se sintam incluídos e valorizados
* Licencie sua música para ser usada na TV, em filmes, em videogames e mais
* Faça turnês sempre que der (primeiro na sua região, e depois vá crescendo)
* Tenha uma presença online permanente, a começar pelo seu próprio site
* Venda seus CDs e discos de vinil no CDBaby.com e em mais de 15.000 lojas de disco ao redor do mundo
* Venda produtos criativos nos seus shows
* Use todo lançamento de álbum, turnê ou música como uma oportunidade de se comunicar com a mídia
* Promova sua música em rádios de universidades, rádios locais e rádios na internet (e podcasts também)
———-
É óbvio que sucesso na indústria da música requer muito trabalho duro e atenção não sá à música, mas também a múltiplos aspectos da sua carreira.
Essa lista é só o começo. Tem mais sugestões a fazer? Qual é o componente crucial para ser bem-sucedido na música? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.