Por Kevin Breuner
Essa é a história de como a minha banda, Smalltown Poets, usou os dados compilados pela plataforma para aumentar o sucesso do nosso som.
Em cinco dias, um simples vídeo postado no Facebook nos rendeu 55.000 views, 806 compartilhamentos, 500 novos seguidores, 150 downloads da música, 20 downloads do álbum e milhares de execuções em streaming no Spotify e na Apple Music. Foi tão simples! Não houve um grande plano de marketing ou gasto de tempo fazendo brainstorming de ideias. Eu só precisei prestar atenção aos dados e entender onde moravam as oportunidades escondidas.
Siga os Smalltown Poets no Spotify AQUI e no Apple Music AQUI.
A gente notou que uma música nossa era muito popular no Pandora
A música é nossa versão a capela de uma música tradicional chamada “Children Go Where I Send Thee.” Esta canção não foi um dos nossos “hits”, nem uma das mais populares do nosso catálogo de Natal (a gente é uma banda de rock, afinal) mas, por alguma razão, dois anos em seguida, lá pela época do Natal, ela foi um sucesso no Pandora.
A gente tinha uma filmagem decente de uma apresentação recente e pensou que, considerando os dados da Pandora, achamos que postá-la no Facebook poderia render frutos.
O que fizemos para tentar aumentar a velocidade de compartilhamentos.
Pedimos às nossas redes pessoais que compartilhassem – Já que a gente sabia que estava com algo quente na mão, a gente compartilhou imediatamente nos perfis pessoais de todos os membros da banda. Isso pareceu ser um empurrão, já que as pessoas próximas da banda começaram a compartilhar.
Mandamos e-mail para nosso mailing de fãs – Nós pedimos que todas as pessoas na nossa lista de e-mail conferissem nosso vídeo, e se quisessem dar uma força, compartilhassem. Isso também ajudou a criar um contexto oportuno para os compartilhamentos.
A gente anunciou no Facebook ads – Ainda procurando uma ajudinha para o vídeo decolar, a gente comprou anúncios no Facebook ads. E isso foi uma decepção. Eu comecei investido US$20 (o que não é muito), porque queria testar o esquema antes de investir dinheiro. O Facebook demorou três dias para gastar os meus US$ 20. No fim, o post teve um alcance orgânico de 119.000 pessoas, enquanto o anúncio só chegou a outras 10.000.
Usando o relatório CD Baby Trending Reports, de tendências, a gente conseguiu ver os resultados diretos de visualizações e compartilhamentos.
Os links da Apple Music e do Spotify foram colocados no post, e eu também respondia a cada pessoa que perguntava onde conseguia ouvir a música. A Apple Music e o iTunes tem uma ferramenta bem legal que deixa as pessoas ouvirem direto na seção de comentários. Isso aumentou bem o número de audições na Apple Music e downloads no iTunes.
As coisas que deixamos passar, mas que deveríamos ter feito desde o começo
Coloque esse mesmo vídeo no seu site – já que o vídeo foi postado diretamente no Facebook, a gente esqueceu de colocar ele também no nosso site, até uns dias depois. O Facebook evoluiu muito sua plataforma de vídeo, então colocar um vídeo na sua página de artista é tão fácil quanto colocar no YouTube.
Colocar links de “compra aqui” no começo dos posts – A gente ficou com medo que colocar um botão de “compre aqui” em cima do post ia impedir que as pessoas o compartilhassem. Entretanto, depois que editamos o post e colocamos os links para as pessoas comprarem o som, tanto no corpo do post quanto nos comentários, ficou óbvio que as pessoas estavam comprando — e colocar esse URL não parece ter afetado o alcance orgânico que o vídeo teve.
Por que achamos que o vídeo foi tão compartilhado
- Músicas a capela estão na moda, especialmente no fim do ano. Tenho certeza que isso explica parte do sucesso.
- O vídeo tem boa qualidade de áudio e imagem com humanos de verdade cantando (e sem auto-tune).
- Não tem enrolação. A música começa no começo do vídeo, e não há elementos gráficos que façam parecer uma propaganda
- Ele tem uma energia boa, e um movimento que prende a atenção quando se está passando pelo feed de Facebook.
Se estava sendo compartilhado tanto, por que só 50.000 views? Por que não 1.000.000?
- É uma canção de Natal. A gente teve uma semana entre postar a música e o dia de Natal (quando as pessoas param de ouvir música de Natal).
- O vídeo não tem gatinhos ou animais tontos. Falando sério, dá uma olhada no seu feed de Facebook e veja quantos vídeos com bichinhos há.
- Nada de inesperado acontece no vídeo. Não tem um final surpresa com alguém caindo do palco. Não tem um momento “cê não vai acreditar no que aconteceu”.
- Nossa rede no Facebook era pequena. Se a gente tivesse mais fãs e amigos no Facebook, as chances de o vídeo se espalhar mais teriam crescido.
- Nenhum grande influenciador compartilhou o vídeo com sua rede. A proximidade com o Natal virou um desafio. Não só a data estava perto, como a maioria das pessoas que a gente conhecia já estava de férias.
Perguntas a se fazer sobre os dados do seu som na internet
- O que eu estou vendo que eu ESPERAVA ver?
- O que eu estou vendo que NÃO ESPERAVA ver?
- O sucesso está acontecendo mais (ou apenas) em uma plataforma?
- Como eu posso usar esses dados para valorizar meus fãs?
Esse pequeno caso de sucesso de vídeo aconteceu porque eu estava prestando atenção aos dados. Notei algo que não esperava e dei aos nossos fãs o que eles já mostraram querer. Não é coisa de gênio, você só precisa criar o hábito de ver os dados de análise de fluxo e relatórios de tendência que recebe da CD Baby, Pandora e de outros serviços.
Você já teve sucesso usando os dados a favor da sua música? Conte para a gente aqui embaixo.
Kevin Breuner é VP de Marketing da CD Baby, apresentador do Postcast DIY Musician, e guitarrista da banda Smalltown Poets, que já foi nomeada ao Grammy.