Sendo relações públicas de si mesmo

Por que é importante que sua música seja noticiada pela imprensa? Simples: atenção positiva da mídia (e às vezes até atenção negativa da mídia) pode te ajudar a aumentar exponencialmente o alcance do seu som. Você pode colocar na frente de uma audiência que não conseguiria de outro jeito coisas como: a história da sua banda, a arte do seu álbum ou uma foto.

Como chegar na imprensa musical

Então, quem estaria disposto a pensar em você como pauta, tocar sua música ou escrever uma resenha sobre ela?

* Jornais locais ou semanários da região

* Revistas de arte ou de música dos entornos

* Programas de jornalismo da TV local

* Rádios comunitárias, de faculdades ou online

* Podcasts

* Blogs de música

* E muitos outros

Como você pode entrar em contato com a mídia?

Na realidade, é mais simples do que você pode pensar .Há cinco regras básicas para fazer relações públicas de um artista independente:

1. Entre em contato com a pessoa certa

Garanta que você saiba o nome certo e o endereço exato de e-mail ou de endereço para os diretores de programas relevantes, anfitriões de podcasts, editores de música etc.

2. Mantenha suas sugestões de pauta curtas e doces

Como se diz por aí, “não entedie o público: chegue de uma vez no refrão!” Já passe a mensagem  nas primeiras frases, de quem você é e por que as pessoas podem se interessar por sua música. Siga a isso um parágrafo que dê informações que apoiem sua teses, links para a sua música e informações complementares (release para imprensa online),e depois já de despeça.

3. Seja educado, nunca insistente

Se você abordar alguém da maneira errada, eles não vão te ajudar. É senso-comum. Se eles responderem com um “não, obrigado”, fique calmo e tente não levar para o lado pessoal. Pode ser que essas pessoas tenham muita coisa para se preocupar agora.

4. Faça ‘follow up’

Se você não tiver resposta das pessoas para quem mandou depois de uma semana, pode ir em frente e mandar outro e-mail perguntando se eles tiveram a chance de ouvir sua música. Você conhece o ditado que bebê que não chora não mama!

5. Responda

Se alguém te responder com perguntas para uma entrevista, um pedido de outro MP3 ou fotos, ou quiser que você apareça no ar, responda essas pessoas JÁ com um gracioso “é claro que sim!” — e depois vá quebrar tudo!

O que funcionou para você? Você já conseguiu chamar a atenção da imprensa fazendo sua própria relação pública? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.