O Facebook é a maior rede social do momento. Por isso, é fundamental que a sua página de artista esteja bem-cuidada e atualizada, com posts feitos de maneira correta. Assim, você vai conseguir alcançar um maior número de fãs e obter os retornos desejados.

Confira as dicas que elaboramos para você cuidar de sua página de artista no Facebook:

Faça uma página
O primeiro passo é transformar o perfil em fan page. É contra as leis do Facebook ter um perfil de artista. Transformando-o em página, a credibilidade entre os fãs também aumenta. Além disso, uma página não precisa começar do zero. É possível migrar o perfil para uma fan page e continuar com o mesmo número de fãs/amigos. Você encontra mais informações aqui. Só é preciso tomar cuidado, já que depois de realizado o processo, não é possível voltar atrás.

Links
É importante colocar o link da loja digital onde as músicas estão à venda na descrição, no campo “sobre”. Assim, a primeira coisa que os fãs visualizam e podem clicar quando entram na página é o link mais importante.

Imagem de capa
Atualizar a imagem de capa com frequência é bem importante, pois é o que mais chama a atenção do fã, quando ele acessa a página. O mais indicado, neste caso, é utilizar fotos em alta resolução e, de preferência, no formato PNG. O tamanho da imagem padrão é 851 x 351 pixels e 150 DPI.

Fotos de show
Além de postar fotos de shows, também é interessante postar fotos da plateia e de quem foi ao evento. Assim, as pessoas podem se marcar nas fotos e a página acaba alcançando mais usuários no Facebook, aumentando a visibilidade do artista e, consequentemente, a quantidade de fãs na página.

Eventos
Criar eventos na página, através da tab “Eventos”, ajuda a organizar e divulgar a agenda de shows. Através deles, os fãs também podem convidar amigos para as apresentações, proporcionando ainda mais visibilidade para o artista e seus shows.

Vender música
Ao fazer upload de singles e álbuns no CD Baby.com, o artista pode, em alguns minutos, configurar sua loja diretamente dentro do Facebook e vender suas músicas também por lá.
Saiba como fazer isso aqui: http://bit.ly/1bJgDFX

Anúncios
Não é segredo para ninguém: o Facebook cobra por anúncios, e eles dão muito retorno para o dono da página. É possível segmentá-los para os locais em que o artista atua e mais faz shows, bem como para o público de artistas ou grupos semelhantes. Também é aconselhável selecionar amigos de fãs para o anúncio impactar, pois é muito mais fácil uma pessoa curtir uma página quando já tiver um amigo curtindo. Variar entre anúncios que divulguem um post específico (especialmente quando trata-se de ações ou shows) e que levem direto para a página é importante.

Conteúdos exclusivos
Os fãs gostam de ver fotos e vídeos de backstage de shows, ensaios e estúdio. Além de ser um conteúdo interessante, aproxima artista e fã.

Fotos funcionam melhor que links
Sempre que for divulgar link de músicas, notícias ou vídeos, é fundamental postar uma foto também. Fotos dão um retorno melhor nas postagens. Só não pode esquecer de dar os créditos para o fotógrafo.

Promoções
Sempre que for possível, é interessante fazer sorteios de ingressos para shows, camisetas e outros produtos. Uma ótima dica são os download cards do CD Baby, que funcionam muito bem em ações promocionais. Saiba como fazer: http://bit.ly/12vyU4B

Equilíbrio nas postagens
Quando você estiver divulgando um show, o artista não deve postar diversas vezes o mesmo flyer. Não é interessante forçar a divulgação, pois corre-se o risco de poder fãs e diminuir o edgerank do Facebook. O mais indicado é criar maneiras diferentes de divulgar a ação, como criando teasers e vídeos convidando o pessoal, além de divulgar fotos da última vez em que tocou no local ou na cidade onde será o show. Usar a criatividade é fundametal, pois o importante é a interação e, não, a quantidade de postagens.

Cada post é único
Esta é para completar a dica anterior. Cada postagem deve ser feita com um objetivo específico, buscando sempre fotos diferentes e materiais exclusivos para cada ação. A ideia é fazer de conta que cada postagem é um outdoor, que ficará exposto na página. Usar os recursos do Facebook para destacar imagens ou fixar um post no topo da página ajudam a dar visibilidade às postagens.