Como estabelecer sua banda localmente e partir daí para shows maiores

Há muito debate sobre se uma banda deve tentar ganhar fama local antes de tentar estourar na região, no país ou até no mundo todo.

E é verdade – não importa o quanto você tente, sempre haverá alguns lugares em que um show de calouros é o máximo a que se pode chegar.

Mas, partindo do pressuposto que você mora numa cidade média ou grande (nem precisa ser considerada um pólo musical), e as pessoas curtam shows de artistas locais, há um bom motivo para tentar conseguir arrebatar público na sua cidade.

Criar um reconhecimento na sua cidade pode com certeza levar a shows melhores. Então vamos falar sobre isso e sobre por que você precisa se estabelecer localmente.

Prática e apresentação

Eu não vou falar muito sobre isso, porque toda banda precisa trabalhar no ofício se quiserem chegar a algum lugar. Você tem de ensaiar!

Mas deixe eu falar sobre alguns assuntos que acho úteis

* Show ao vivo é o melhor treino. Não estou dizendo que você precisa sair correndo para achar um palco, mas há coisas que você não consegue aprender só ensaiando na garagem. Se você está começando a ganhar confiança na sua set list, está pronto para tentar. Toque de graça quando ainda estiver começando, para não criar expectativa no público.

* Aprenda a compartilhar sua história. Quem é você? O que te torna único? Por que as pessoas têm de ouvir o seu som? Como você consegue se ligar à plateia num nível humano? Foque nessas coisas, as aprimore constantemente, e coisas boas acontecerão.

* Treine sua apresentação ao vivo.Se você não viu como o produtor Tom Jackson consegue transformar a apresentação de uma banda no palco, só ensinando alguns princípios básicos, faça-se um favor e procure pelo nome dele no YouTube.

Crie o máximo de conexões pessoais que conseguir

Isso não pode ser enfatizado o suficiente. Se for para fazer uma coisa só, crie relacionamentos.

Assim como acontece com números nas redes sociais, não se trata de quantidade –e sim de qualidade. Há vantagens em conhecer mais gente, mas se você só criar relacionamentos superficiais, use seu tempo para fazer outra coisa.

Se você não for naturalmente sociável ou expansivo, treine sua sociabilidade. Quanto mais você souber interagir com as pessoas, mais rápido vai perceber que tem mais a ver com ouvir do que com falar.

Dê às pessoas um contexto para conversas. Não chegue dizendo “oi, ouvi dizer que você promove eventos– você não quer contratar minha banda?” Não importa quem seja a pessoa com quem você for falar, diga “oi” antes e se apresente. Deixe a conversa rolar naturalmente e treine sua generosidade na conversa, Desenvolva um senso de papo.

Eu admito que há atalhos hoje em dia, com mensagens de Whatsapp, Snapchat e esse tipo de coisa, mas esse tipo de interação pode jogar contra, se você não estiver se comunicando com pessoas da sua idade. Adote o jeito antigo de dialogar.

Os relacionamentos vão te levar mais longe na sua carreira do que quase qualquer outra coisa. Conquiste fãs na sua região conhecendo o máximo de pessoas o possíve. Não se trata só de fazer – só esteja aberto às possibilidade.

Foque em camaradagem, não em competição. Foque em ajudar e servir os outros, e eles vão fazer o mesmo.

Não se esqueça de vender

Você provavelmente achou que eu ia falar de marketing. Não me leve a mal – é importante que você saiba como fazer marketing da sua música, mas há muitas distrações por aí.

Você tem que estar no Snapchat? Vale a pena ter um blog e participar dos blogs alheios? Você deveria ser ativo nas mídias sociais?

Eu não posso responder essas perguntas por você, mas vou dizer isso – você deveria estar onde estão seus possíveis fãs e como e quando eles querem falar com você. Isso vai te dar uma ideia melhor de onde construir uma comunidade, para conseguir atrair mais fãs com mentalidade similar.

Quando você está começando uma carreira, foque em construir relacionamentos, apresentações ao vivo, marketing de base e de guerrilha mais do que qualquer outra coisa.

Pensando nisso, não importa em que estágio da sua carreira você está, você deveria estar pensando em montar sua lista. Não importa se essa lista for de e-mails, telefones ou endereços. Você precisa achar um jeito de se manter em contato com as pessoas que amam sua música, e isso é a coisa mais importante, na minha opinião.

Depois disso, você pode começar a pensar em:

* Um site. É sempre bom ter um currículo online e um ponto de encontro para seus fãs. Você não precisa investir muito esforço nisso no começo, mas conforme você começar a explorar possibilidades fora da sua região, sua presença virtual vai se tornar mais importante.

* Presença em mídias sociais. Alguns dos seus fãs vão querer te “curtir” no Facebook. Outros vão querer ver sobre o que são seus tweets. Eu não acho que essa deva ser sua preocupação principal, mas interagir e se conectar com seus fãs pode ser uma ótima maneira de mantê-los engajados. Mas, de novo, faça com que a conversa pareça uma amizade, e não alguém berrando de cima de um prédio. E cuidado para não compartilhar demais rápido demais.

Meça seus recursos

Se você permanecer focado nas coisas certas (melhorar como músico, dilapidar sua história, construir relacionamentos e criar uma lista de e-mails), você será recompensado por seus esforços.

Com o tempo, você vai ter conseguido construir uma lista de emails razoável, ter conseguido umas boas conexões, provas de quanto seus fãs gostam de você e quem sabe alguns depoimentos positivos de gente importante. É bom ter uns vídeos também.

Esses elementos são essenciais na hora de conseguir shows melhores. É tipo construir um portfolio de trabalho para um designer – se você consegue mostrar ao mercado o que conseguiu alcançar em nível local, fique tranquilo que outros pubs, bares e eventos também vão querer marcar um show com você. Mas isso não acontece da noite para o dia.

E não se esqueça – sua rede extendida deve ser representativa. Em outras palavras, tem gente na sua cidade que conhece pessoas de outras cidades, estados ou países. Eles ṕodem te levar a novas oportunidades também.

Pensamentos finais

Tudo o que foi dito pode parecer idealista demais, então deixa eu mandar a real..

Você deve se lembrar que:

* Localização é importante. De novo, algumas cidades podem não ser o local ideal para usar a tática de conquistar localmente e depois expandir seu domínio. Você não pode ficar muito vidrado nessa ideia, ou logo se verá “subindo uma escada” que está apoiada no prédio errado. Seja consciente sobre os seus objetivos.

* Você não vai conquistar todo mundo As pessoas são um alvo móvel, e por mais que construir relacionamentos sejam uma prioridade, você precisa reconhecer que algumas pessoas vão mudar, outras vão perder o interesse por você, outras vão morrer. No mais, nem todo mundo vai gostar da sua música, então não tente converter o mundo todo.

* Vale a pena experimentar outras estratégias de marketing. Eu não falei muito sobre propaganda, relações públicas e como conseguir a atenção e cobertura da imprensa, mas reconheço que essas coisas podem ser valiosas. Outras estratégias podem ser bem úteis nessa situação.

* Novas oportunidades são novas oportunidades. Só porque todo mundo te conhece em Picos, Piauí, não significa que as pessoas do Rio de Janeiro também vão conhecer, ou se importar com você. Expandir seus domínios leva tempo, mas neste ponto você já deve ter desenvolvido as qualidades necessárias para isso.

Este post foi escrito por Shaun Letang do Music Industry How To. Se você quiser mais conselhos de como levar sua carreira na música adiante, confira esse eBook grátis de promoção de música.

[hana-code-insert name=’Marketing Guide’ /]