Você pode não ser uma estrela, mas já merece alguém para gerenciar sua carreira (ou pelo menos parte dela). Conheça o gerenciamento de edição musical

iStock_000005911181XSmall[Este post foi escrito pelo colaborador Dave Kusek, da New Artist Model.]

O mercado de frilas e biscates é um enorme potencial de lucro, mesmo para bandas menores ou para músicos independentes. Entretanto, muitos artistas se deparam com um paradoxo interessante:você não consegue pegar os shows maiores sem a ajuda de um agente, mas pode ser difícil conseguir atrair a atenção de um agente sem ter feito shows maiores. Para a sua sorte, com um pouco de conhecimento e estratégias do New Artist Model, você pode vencer esse paradoxo.

Agentes fazem o meio de campo entre o artista e os donos de casas de show ou promoters. Entretanto, é preciso fazer mais do que apenas telefonar para alguém na hora de marcar um show! Agentes mantêm relações com os promoters e sabem que casas de show são melhores para quais bandas. Eles sabem exatamente qual palco mirar na hora de marcar uma banda de funk da Califórnia que consegue encher um recinto com 1.000 pessoas. Por causa desse conhecimento e das suas conexões pessoais, os promoters tendem a acreditar nas sugestões dos agentes mais do que acreditariam na sugestão de uma banda da qual eles nunca ouviram falar.

É aqui que entra o paradoxo. Os agentes ganham por comissão. Eles ficam com de 10% a 20% do lucro dos shows da sua agenda. Se você só estiver ganhando umas centenas de reais por noite, provavelmente não valha o esforço deles –eles também têm aluguel para pagar, afinal! O outro lado da moeda é que, se você só está ganhando uma centena de reais, é provável que não possa abdicar de 10% ou 20%! Como você pode ver, agentes podem preferir trabalhar com bandas que já se provaram capazes de encher grandes casas de show ou até estádios .

Então, como você, artista independente, vai chamar a atenção deles? Primeiro, você deve fazer tudo o possível para melhorar seus shows. Você tem de estar num ponto profissional em que está de fato ganhando dinheiro com seus shows, então planejamento financeiro e saber lidar com orçamento devem ser seus fortes.

Depois que seus shows já estiverem dando lucro, a questão é conseguir chamar a atenção do agente. Se você quer mesmo se destacar na multidão, convide o agente para seu show quando ele estiver na sua área. O aluno da New Artist Model Tomas Karlsson conseguiu um ótimo agente para sua banda, Frantic Sunday, com essa estratégia.  Isso não só dá um toque pessoal a mais como também mostra como você é sério, e permite que o agente sinta sua energia e a reação do público de primeira mão.

É claro que há mais jeitos de viver nesse mercado do que só marcando shows. As apresentações são só uma parte da sua carreira. Suas gravações, licenciamento, shows e marketing precisam todos trabalhar em conjunto para um só fim -a sua carreira na música.

[hana-code-insert name=’Marketing Guide’ /]