Como Cantar em Uma Live (e Por Que a Técnica É Totalmente Diferente de um Show ao Vivo)

[Sobre o autor:

Matt Ramsey é o professor-chefe de voz e fundador do Ramsey Voice Studio, o estúdio vocal com melhor classificação do Texas. Tendo ensinado mais de 500 alunos, Matt sente que a técnica vocal certa pode ajudar qualquer pessoa a se tornar um cantor melhor. Domine sua voz com as aulas de canto on-line de Matt e o canal do YouTube.]

Você já ouviu uma atriz falar sobre a diferença de atuar em um filme e de atuar numa peça de teatro?

É comum que as pessoas das artes cênicas expliquem que, no palco, precisam atuar com mais intensidade, falar alto e exagerar nas expressões faciais, para passar a verdade do texto.

Por outro lado, um ator ou uma atriz pode usar mudanças bem sutis para criar um personagem no cinema. 

Quais são as diferenças entre cantar em uma live e em um show?

Se um show ao vivo é tipo uma peça da Broadway, fazer uma live é como atuar num filme.

Naturalmente, você vai precisar projetar mais sua voz quando for cantar num show. Mas, quando estiver fazendo uma live, vai ter a vantagem de estar diante de um microfone com som de alta condensação, e amplificadores que vão te ajudar. 

Outra diferença é que num show ao vivo você precisa usar o palco, se mover nele e ocupá-lo. Numa live, entretanto, você tem de ficar dentro de um quadro de câmera, que capta sua imagem e seu com. Isso significa que suas expressões, tanto faciais quanto vocais, contam mais.

Pense numa live como se você estivesse cantando em um estúdio

Essa é uma baita dica para melhorar suas lives. Se você já cantou em estúdio, sabe que nesse ambiente controlado menos é mais. E precisão vale ouro. Geralmente, todo o drama e a energia que você usaria num show ao vivo são sacrificados em nome da precisão sonora e da qualidade, quando está gravando em estúdio. O mesmo vale para uma live. 

Conheça o cinto de ferramentas do músico para Facebook Live.

Já que você não pode ficar saracoteando, e está cantando na frente de um microfone poderoso, opte pela qualidade no lugar da quantidade.  

A única exceção para essas dicas é caso você esteja tocando com uma banda completa, em um lugar com amplificadores, bateria etc. Nesse caso, talvez seja legal conseguir alguém para mixar seu som, para seus vocais não se perderem. 

Lembre-se que, assim como acontece no cinema, lives são uma oportunidade incrível para criar uma conexão mais profunda com seu público, sem precisar se esgoelar ou suar cinco litros. Então aproveite.

Se você curtiu essas dicas, confira o meu canal, Ramsey Voice Studio, ou dê uma passada no meu site,  ramseyvoice.com, para fazer o dowload de 10 aquecimentos vocais que recomendo.