Como aproveitar o SoundCloud ao máximo Como aproveitar o SoundCloud ao máximo

Como aproveitar o SoundCloud ao máximo

Como aproveitar o SoundCloud ao máximo

Milhares de novas músicas são colocadas e compartilhadas no SoundCloud todo dia. Aqui vão algumas dicas de como aproveitar o SoundCloud ao máximo.

O SoundCloud é uma das plataformas mais importantes para artistas independentes ou sem contrato com gravadoras para compartilhar suas músicas online. Apesar de rumores recentes de que estaria acabando, o SoundCloud insiste que não vai a lugar algum e espera continuar uma força dominante no mundo da música digital.

Milhares de músicas novas são adicionadas e compartilhadas no SoundCloud  todos os dias, mas mesmo assim muitos perfis nessa rede não são otimizados para melhorar o compartilhamento e a divulgação. Aqui vão algumas dicas para ajudar a dar mais destaque para suas músicas e seu perfil no SoundCloud.

Como aumentar sua audiência no SoundCloud

Vamos ver ao longo desse artigo muitas dicas para você tirar o máximo de proveito do SoundCloud, essa ferramenta que já foi maior que o Spotify em número de usuários ainda é um ótimo território para divulgar sua música de forma profissional, especialmente se você tem um nicho específico.

Nossas principais dicas para você se dar bem no Sound Cloud são:

Escreva uma biografia de qualidade

Sua biografia é uma das primeiras coisas que o visitante vai ver ao entrar no seu perfil de SoundCloud. Não a deixe em branco! Como um artista que está aí para ser descoberto, seus possíveis fãs vão conhecer muito pouco sobre você; essa é a oportunidade de criar uma conexão! A Internet se move rápido: na rapidez do tempo que leva para alguém clicar no link do seu perfil, essa mesma pessoa pode esquecer que esteve ali. Compartilhe de onde você veio, o que você faz, o que te interessa na música e quais são seus planos para o futuro. Isso é um ótimo jeito de promover sua imagem, e sua marca, com os visitantes.

Essa dica pode parecer algo básico para muitos mas vocês não fazem idéia de quantos perfis (e com música de qualidade) são incompletos nessa plataforma, o que é basicamente um desperdício de oportunidade, num ambiente tão interessante de divulgação.

Seja engajado na plataforma

Lembra do Linkedin? Nessa rede é fundamental que os usuários tenham engajamento, atividade direcionada para seus objetivos, para ter sucesso, não é muito diferente no SoundCloud, uma ótima dica é procurar os principais artistas do seu gênero na plataforma, ver os seguidores e se conectar com os mais ativos deles, eles provavelmente vão gostar da sua música e te seguir, faça networking no SoundCloud e você verá uma grande diferença nos seus plays.

Seja cuidadoso para evitar armadilhas

Infelizmente, hoje em dia não é muito difícil ser abordado por alguém nessas plataformas ou ver algum anúncio de venda de likes, cliques etc. Fuja desses “espertinhos”, pode parecer um atalho para sua jornada de obter uma base de fãs mas no longo prazo isso não faz sentido, esses cliques de mentira não vão ao seu show ou vão comprar seu produto, além de ser muito fácil de se notar que há algo estranho em um perfil que compra plays por exemplo, normalmente haverá um número desproporcional entre os plays e os comentários, entre as interações reais humanas. Você não vai querer esse mico no seu perfil, certo?

Se você pretende investir na visibilidade do seu perfil use outros recursos como o facebook ads e similares, que oferecem a possibilidade de anúncios direcionados ao seu público alvo.

Veja nosso artigo completo nesse link: como obter mais fãs no SoundCloud dicas para artistas em ascensao

Divulgue seus links de redes sociais e do seu site

Colocar seus perfis de redes sociais e seu site no SoundCloud é um ótimo jeito de agarrar o ouvinte e levá-lo nessa jornada. Coloque um perfil de Twitter nos seus links e inclua a página do seu site em que os fãs podem se inscrever na sua newsletter com novidades da sua carreira. É importante que você mantenha os fãs atualizados das suas novas músicas, vídeos, turnês, etc. Esquecer de incluir uma rede social ou um link para seu site vai dificultar que alguém interessado nas suas músicas permaneça interessado. Se você não levá-los para um próximo lugar que possam visitar, eles podem sair do seu SoundCloud para nunca mais voltar.

Crie descrições das músicas e tags

Uma vez que a pessoa esteja interessada em você como artista, é importante que você a mantenha interessada, dando a essa pessoa informações relevantes sobre seu catálogo de músicas e álbuns antigos. Se você é artista, música ou produtor que cria músicas de estilos diferentes, separe as músicas por gênero, o que vai facilitar a vida do visitante. As tags do SoundCloud descrevem o estilo em que cada música se encaixa melhor, e você pode até customizar e criar suas próprias tags. Um visitante pode querer ouvir sua faixa acústica, mas não as músicas mais pop.  Se eles tocarem uma música pop sem ver a diferença de tags de estilo, talvez deem uma brochada e não tocar a próxima (e incrível) música acústica. Esse ítem funciona especialmente bem para estilos diferentes de música.

Publique a capa do seu álbum (ou uma imagem ligada)

A arte de capa de cada uma das suas faixas é a primeira coisa que qualquer ouvinte vai ver, então cause uma boa primeira impressão.  Se alguém visitar suas músicas e der de cara com uma foto em baixa resolução antes de apertar o play, pode considerar isso um indício da qualidade da sua música (e não um bom indício). No pior dos casos, as pessoas podem se sentir desestimuladas pela imagem e sair antes de ouvir sua música. No melhor dos mundos, o ouvinte vai achar na sua página imagens intrigantes e em alta resolução, e vai ficar animado com o que vai ouvir ali.

Inclua links de download e de venda da sua música

Se sua música está disponível em lugares como iTunes, Spotify, ou CD Baby, o SoundCloud permite que você coloque um link de “comprar” enquanto estiver editando seus metadados. Isso permite que o ouvinte tenha acesso direto às suas canções sem ter de sair procurando! Você também pode oferecer links de download grátis no box “Buy/Link” do seu perfil.

Uma tendência bem popular no mercado da música é que produtores estão usando aplicativos como ToneDen para oferecer downloads de graça em troca de um like ou um follow. Essa ferramenta permite que produtores famosos ganhem fãs e likes de ouvintes que façam download das suas músicas, o que faz seu alcance em mídias sociais crescer em uma taxa explosiva. Outros sites oferecem um download grátis em troca do email do visitante.

Crie álbums no SoundCloud

Você sabia que é possível transformar suas playlists em álbuns? Sim, é possível subir seu álbum sem ter que disfarça-lo de uma playlist, essa funcionalidade foi pedida por muitos e atendida, inclusive para facilitar o compartilhamento de músicas na plataforma.

Não se preocupe pois o processo é bem simples, veja aqui em nosso artigo:
como transformar sua playlist soundcloud em um album

Spotlight tracks (uma ferramenta do plano SoundCloud Pro)

Aumente o apelo do seu perfil no SoundCloud dando destaque para sua música mais popular ou mais recente. As “Spotlight tracks”, ou faixas em destaque, são as primeiras que um usuário vai ver ao visitar sua página, então você pode conduzí-lo até suas melhores criações. O plano SoundCloud Pro permite que você coloque até cinco faixas em destaque, mas recomendamos que você só coloque até três.

Conheça o PULSE

Muita gente ainda não conhece, mas o SoundCloud tem um aplicativo, o pulse, que permite gerenciar suas contas com facilidade. O app está disponível para Android e IOS e foi feito para os criadores de música, com o Pulse você pode responder a comentários nas suas faixas e ver os status de performance da sua música, tudo de forma bem simples e rápida.

Estude seu status (algumas opções só estão disponíveis para contas no plano Pro)

Se você tem uma conta SoundCloud Pro ou Pro Unlimited, você tem acesso a dados estatísticos avançados sobre suas músicas e os visitantes da sua página, inclusive que músicas são as mais ouvidas, quem mais ouve suas músicas, quais sites trazem visitantes ao seu perfil, as faixas mais tocadas da semana e as cidades/países que mais ouvem sua música. Essas informações são valiosas para você descobrir quem está mais interessado no seu trabalho; você precisa anotar quem são esses sites, fãs e locais para focar neles da próxima vez que for lançar uma música! Manter-se em contato com os seus ouvintes top e sites de referência é um ótimo jeito de fortalecer sua marca.

Como ganhar dinheiro com o SoundCloud

Para finalizar esse guia, não poderia faltar uma parte mais “business”, afinal gerar receita com sua música também é uma coisa importante! O SoundCloud também coloca anúncio nas suas faixas e te remunera por isso!

É isso mesmo! O SoundCloud tem um programa de parceria colaborativa chamado “On SoundCloud”, nesse programa sua música vai ser remunerada através de anúncios pagos na plataforma, bem parecido com o que é feito pelo Youtube.

Vale lembrar que o SoundCloud tem uma ideologia focada no artista e não no consumidor, portanto é uma plataforma pensada de forma “friendly” para ajudar os artistas, tanto na divulgação quanto na remuneração.

Se você quer conferir mais informações veja nosso artigo: como ganhar dinheiro com sua musica no soundcloud

 

Atualização: Agora é possível compartilhar seu do SoundCloud no Facebook e Instagram Stories!