Celebramos nossos artistas no Grammy Latino!

Um dos prêmios mais importantes do mundo contou com a presença maciça da CD Baby.

Celebramos nossos artistas no Grammy Latino!

Os artistas da CD Baby tiveram presença marcante na festa do Grammy Latino 2019.

No ano passado, a CD Baby comemorou 20 anos de história. Vinte anos ajudando artistas independentes a realizar seus sonhos. Em novembro passado, outra instituição do mundo da música também completou 20 anos: os Latin Grammys, ou Grammy Latino, comemorou sua vigésima edição premiando os melhores e as melhores da música cantada em espanhol e em português. E, desde o comecinho, a CD Baby também celebrou os artistas latinos que escolhem a gente para distribuir sua música. E nós ficamos muito felizes pelo sucesso deles nos Grammy anteriores. A premiação de 2019 mostra que os artistas da CD Baby continuam representando o espírito que a gente defendeu pelos últimos 20 anos. Você vai ler logo mais, depoimentos e dicas de artistas da CD Baby que foram nomeados, mas pimeiro vamos festejar!

A vigésima edição do prêmio anual Latin Grammys juntou um monte de pesos-pesados para comemorar a data. Os apresentadores Ricky Martin, Roselyn Sánchez e Paz Vega conduziram uma noite que juntou várias gerações da música latina, bem como lendas vivas do calibre de Vicente Fernández. Fernandez entrou para a história ao cantar com o seu filho e seu neto, da dupla Alejandro e Alex Jr.

Alicia Keys, Miguel, Pedro Capó e Farruko  se juntaram para tocar a canção eleita Música do Ano, “Calma.”

grammy 2019

Alguns dos indicados ao Grammy Latino no Happy hour da CD Baby em Las Vegas.

Dos 18 artistas da CD Baby que foram indicados para o prêmio neste ano, quatro levaram o troféu para casa.

Mas que o sentimento geral foi de vitória para a comunidade independente! eis os nomes dos ganhadores da noite:

 Gustavo Casenave – Balance – Best instrumental Album, ou Melhor Álbum Instrumental

Gustavo Casenave

Casenave e sua esposa no happy hour da CD Baby

 

 Gustavo é um pianista e compositor uruguaio que mora em Nova York.

Ele é vencedor de um Grammy Latino e cinco vezes indicado ao prêmio

 

Hermeto Pascoal – Hermeto Pascoal e Sua Visão Original do Forró – Best Portuguese Language Roots Album, Melhor Álbum Raiz em Português

Hermeto

Pelo segundo ano consecutivo, o multi instrumentista brasileiro, que é um ícone da música brasileira, levou o gramofone dourado para casa!

 

Samuel Torres y La Nueva Filamornía – Regreso Best Classical Album, ou Melhor Álbum de Música Clássica

samuel

Torres nasceu em 4 de setembro de 1976 na capital da Colombia, Bogotá. Em 2006, Torres lançou Skin Tones, seu álbum de estreia como líder de um grupo musical, e que serviu para consolidar sua reputação como um dos melhores percussionistas de jazz latino do mundo.

 

Juan Delgado – Todo Pasa – Best Spanish Christian Album, ou Melhor Álbum de Música Cristã em Espanhol

juan delgado

Juan nasceu e cresceu em Caracas, na Venezuela.  Aos 18 anos de idade, ele teve dengue hemorrágica, e isso influenciou sua vida espiritual e profissional

 

Conversamos com dois de nossos artistas que foram indicados ao Grammy Latino deste ano, para conhecer um pouco mais sobre a jornada e os seus sentimentos relacionados e esta conquista.  

 

Sonia de los Santos, indicada à categoria Children Album com ¡Alegria! (ou Melhor Álbum Infantil):

alegria

Sonia saiu  de Monterrey , no México, há 14 anos para tentar se dar bem em Nova York. Ela só tinha dinheiro para sobreviver por um mês.

 “O meu caminho foi cheio de curvas e teve altos e baixos, especialmente no comecinho. Mas eu dei a sorte de encontrar gente maravilhosa no meio do caminho. Gente que virou minha família e meus amigos, e que cuidaram de mim.”

Quando os indicados foram anunciados, Sonia estava sem seu telefone. E a surpresa só chegou quando ela teve acesso às mensagens:

“Eu peguei o celular e tinha uma porção de mensagens e d ligações, de amigos e de colegas, me dando os parabéns. Meu coração se encheu de alegria, e eu contei para a minha amiga Juana, que estava comigo naquele dia. A gente se abraçou, e riu, e chorou e andou até a estação de metrô mais próxima.”

Assim como muitos outros artistas independentes, para ela essa indicação parecia algo impossível de acontecer.

 “Eu cresci sonhando em ser uma cantora, e sempre soube que esses prêmios existiam, mas eu sempre senti que era uma coisa distante demais, e sinceramente eu não fazia nem ideia de como ser indicada. Acho que no fundo eu sabia que isso poderia ser possível um dia, mas eu nunca imaginei que as escolhas de vida e de carreira que eu tomasse fossem me levar até uma indicação ao Latin Grammy.”

Quando eu perguntei para ela qual era a inspiração que a motivava a continuar, mesmo nos momentos difíceis, Sonia respondeu:

“Eu nunca quis desistir, mas ainda tem dias em que eu perco a perspectiva um pouco. Quando isso acontece, eu preciso olhar para trás e ver tudo o que eu alcancei, com gratidão. Minha maior inspiração vem das crianças reagindo à minha música quando eu toco ao vivo. Eu coleciono esses tesouros.”

 

Manuel Garcia Orozco, cujo álbum Anónimas & Resilientes (Voces del Bullerengue) foi indicado para os dois Grammys! (na categoria Best Recording Package)

Anónimas & Resilientes (Voces del Bullerengue)

Quando perguntamos a Manuel como ele se sentiu ao saber das indicações, ele respondeu:

 “É uma honra tremenda, porque o prestígio desse prêmio colocou muitos artistas em evidência. E, no cenário político atual, é essencial que a gente dê algum destaque para esses músicos. As indicações são boas para acabar com divisões, e fazer essas vozes serem ouvidas. Bullerengue é um estilo que descende da África, e que foi preservada graças a mulheres idosas que resistiram bravamente à opressão com o seu canto. Por isso, reconhecimentos internacionais são ótimos para dar visibilidade mundial a esses artistas”

E a gente também perguntou para o Manuel o que o inspira a não desistir:

“Nós somos a periferia da periferia da periferia do mercado musical. Eu lido com rejeição o tempo todo. Fazer cada álbum ainda é uma luta. Muitas vezes eu já fui procurar selos independentes maiores para distribuir meus álbuns. Mas só ouvi nãos. Depois, eu contei com a ajuda de amigos e de familiares para produzir e distribuir meus álbuns por conta própria. E o que eu ganhei com isso foi  a alegria do meu público, a aprovação de outros artistas e contribuir um pouco para a história do Bullerengue, um gênero musical pouco registrado em discos.”

 

Nós da CD Baby nos orgulhamos e felicitamos com carinho os ganhadores e indicados deste ano. É por vocês que a gente trabalha. Vamos manter o espírito independente vivo!

 

Qual é a tua inspiração para não desistir em momentos difíceis? Conta pra gente nos comentários!

 


PT-SOMOS-HANA-
DigDistro

 

4 Comentários

  1. adaovicentesilva@gmail.com'
    by Adão Vicente on dezembro 18, 2019  12:04 Responder

    Todo artista independente esbarra no mercado na tecnologia que ainda não se solidificou em direitos autorais na dificuldade em investir na carreira disse quem produz minhas canções você só ganha dinheiro se fizer alguém ganhar também

  2. Jairoaug@gmail.com'
    by Jairo augusto de Azevedo santos on dezembro 22, 2019  07:27 Responder

    Eu sou cantor e compositor desde que me entendi como jente.mas minha família muito pobre tive que trabalhar muito cedo sendo assim não tive tempo de estudar música mas a música estar em meu sangue e minha alma não me esforço pra cantar uma música inédita aparece do nada em minha mente quando estou dormindo sempre sonho com uma música inédita sendo assim não posso fugir de eu mesmo agora conheci a cd baby vejo que é tudo que sonhei vou entrar para um estúdio e gravar todas as minhas músicas e com certeza todos vão conhecer o meu trabalho que tanto sonhei por esse momento estou muito feliz por essa descoberta aguardem em 2020 o cantor e compositor (Sibarra live a 220 ) estou no estúdio aguardem. 😍😍😍😍

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on dezembro 26, 2019  10:52 Responder

      Maravilha, Jairo! lute pelos seus sonhos! Uma abraço de toda nossa equipe. :)

  3. Jairoaug@gmail.com'
    by Jairo augusto de Azevedo santos on dezembro 22, 2019  07:30 Responder

    Estou muito feliz.

Comente

Seus email não será publicado.