Por Chris Robley
Integridade artística VERSUS agradar “blogs descolados”
Numa entrevista recente, Trent Reznor, o homem à frente do Nine Inch Nails, disse que “Eu vejo que muitas bandas de hoje perdem seu estilo para conseguir uma resenha boa de blogs descolados e essa é a coisa mais fácil e mais covarde que você pode fazer a si mesmo, artista. Se você tem algo a dizer, então diga. Dê vazão à sua liberdade de expressão.”
Isso me fez pensar …
Quanto as bandas mais novas mudam sua sonoridade para tentar fazer algo que pensam ser cool, ou bacana? Provavelmente um bocado, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Músicos aprendem através de mímica as melhores bandas sugam de várias fontes e depois sintetizam esses sons juntos de um jeito novo. Mas tudo isso começa com cópia e para muitas bandas isso significa copiar quem é bom ou faz sucesso(ou os dois).
E se as influências estão óbvias na música, daí é possível que as bandas que Reznor chamou de “covarde” não estão pensando na sua arte com o Pitchfork ou CoS na cabeça, mas faz tudo parte do mesmo riscado — porque bandas e blogs compartilham o mesmo gosto e a mesma audiência. Talvez essas bandas ESTEJAM dizendo exatamente o que querem dizer com sua música, e isso não interesse Trent Reznor ou qualquer outra pessoa que vá dizer que a música de hoje em dia não consegue mais alcançar a mesma mágica que alcançava… quando você tinha 13 anos de idade.
O Reznor reconhece de onde vem o causo dele: “Eu estou dizendo isso porque sou velhaco.”
Conforme você envelhece, fica menos impressionado com as coisas, certo? Então talvez não seja o caso de todo rock ter o mesmo som, ou toda música indie parecer abertura de novela, ou todo o hip hop ter se vendido e agora estar com medo de ousar. Talvez o perigo e a emoção que eram importantes para Reznor estejam presents nas músicas da nova geração (ou em algumas delas, pelo menos), mas ele não esteja ouvindo, ou não esteja respondendo a isso, no papel de ouvinte velho que já viu de tudo.
O que você acha? O coração e a alma da música estão maiores hoje do que nunca? As acusações do Trent Reznor de que bandas novas escolhem seu estilo para agradar a blogs está certa? Ou ele só está com saudade da música que o tocava quando era jovem e não conseguindo ver que as mesmas forças que agiam na música que ele ouvia quando era jovem agem hoje? Em suma: o que você acha da música sendo feita hoje em dia?
Conte para a gente na seção de comentários aqui embaixo.
[hana-code-insert name=’Newsletter Sign-up’ /]