[Este post foi escrito pelo colaborador Dave Kusek do New Artist Model.]
Todos nós já ouvimos esse conselho várias vezes– no mercado fonográfico, tudo se resume a quem você conhece. Entretanto, fazer conexões influentes pode ser uma tarefa bem complicada. Contatos com as maiores gravadoras ou empresas de publicação podem parecer fora do alcance e pode ser difícil identificar os profissionais que trabalham sozinhos nesse mercado. Nós estamos aqui para te dizer que toda e qualquer conexão está no seu alcance, artista independente, e com essas conexões vêm oportunidades. Aqui vão cinco dicas de como fazer networking no mercado musical.
1. Como fazer networking em redes sociais
O jeito mais acessível de fazer conexões na indústria musical é através de redes sociais. Às vezes pode ser muito mais fácil chegar até as pessoas online. O primeiro passo é identificar algumas pessoas do mercado com quem você queira entrar em contato. Não saque um monte de nomes de uma cartola – escolha pessoas que trabalhem num campo no qual você tenha interesse. Por exemplo, se você for um compositor de jazz, vai querer se conectar com quem publica músicas, supervisores musicais e blogueiros de jazz. Também tente se ater a profissionais que trabalham com pessoas no seu nível, ou pouco acima dele.
Depois, você pode querer começar a interagir com eles por Twitter, Facebook, YouTube ou seus blogs. O segredo é evitar sair oferecendo sua música logo de cara. Comece uma conversa com eles, contribua em temas que sejam válidos e interaja, dê a sua opinião se eles a pedirem e mantenha contatos frequentes, para que seu nome seja algo que eles reconheçam.
O tema aqui é construir um relacionamento. Uma vez que você tenha essa base, pode começar a tentar trazer sua música para a conversa.
2. Mostre sua cara
Fazer networking e conectar-se com pessoas via redes sociais é algo que você deve fazer o tempo todo, mas se você quiser levar o relacionamento que criou adiante, precisa encontrar as pessoas ao vivo. Na real, uma conversa cara a cara é o melhor jeito de se conectar com as pessoas.
Tendo isso em mente, você precisa começar a sair com certa frequência para os lugares frequentados pela indústria musical. Vá a congressos, “workshops”, festivais e shows. Faça o maior número de apresentações possível, especialmente em baladas com palco aberto e em eventos que escalam várias bandas para tocar na mesma noite. Outros músicos muitas vezes são a melhor conexão que você fará, porque eles já trabalharam com outras pessoas do mercado, como empresas de publicação advogados do ramo musical e empresários que agendam shows.
Você também deveria tentar tocar em eventos que não são ligados a música. Bailes de caridade, festas e feiras agrícolas locais e apresentações em hotéis são um ótimo jeito de colocar sua música em frente de pessoas que não a ouviram e te dá a chance de se destacar num mercado com menos competidores.
É claro, se você quiser que esses eventos sejam realmente benéficos para a sua carreira, você precisa falar com pessoas e fazer networking. Assim como nas redes sociais, você quer começar um papo antes de tentar empurrar sua música para essas pessoas. Fale com eles sobre o show ou evento em que estão, pergunte o que eles fazem da vida e depois disso fale da sua música. Antes de ir a esses eventos, certifique-se que sua presença na internet está boa. Se eles forem conferir o seu site e ele estiver mal feito ou datado, é provável que eles não continuem interessados.
3. Toda conversa é uma chance de networking
Nem todas as conexões musicais vêm com um cartão de negócios chique e um cargo lustroso. Sua maior oportunidade future pode vir na forma de um gerente de uma caridade que você apoia, ou de outra banda local que queira se unir para fazer shows juntos. Tendo isso em mente, não dispense nenhuma conversa e sempre esteja preparado com um cartão de negócios com seus contatos e site e talvez até um CD demo ou um vale-download. Nem todas as conexões vão te levar a oportunidades, e muitas delas podem não te oferecer nada neste sentido, mas se você não fizer o primeiro contato, não terá a chance de ganhar esses eventuais benefícios.
4. Não deixe a peteca cair!
Quando você fizer contato com alguém, tente conseguir alguma maneira de manter a conversa e tomar a iniciativa de estabelecer um segundo contato. Não importa quão boa seja a intenção das pessoas, às vezes elas esquecem de levar a conversa adiante. É sua função manter o fogo da conversa aceso! Se te ajudar, faça um lembrete no seu celular com a data e o local de onde se conheceram e sobre o que conversaram. Incluir alguns detalhes na sua ligação de follow up vai mostrar que você se importou muito com o que eles tinham a dizer. Lembre-se, quem não chora não mama.
5. Dar e receber
Hoje mais do que nunca, o mercado de música é baseado em relacionamentos de benefício mútuo, e os relacionamentos são tanto sobre dar quanto sobre receber. Toda vez que você encontrar alguém, pense em o que pode fazer para ajuda-los em vez de sair pedindo favor. Afinal, você não pode esperar que as pessoas te ajudem de graça.
Se você está trocando ideia com um blogueiro, pode oferecer a ele uma prévia do seu próximo álbum. Você pode se oferecer para ser backing vocal na faixa de outra banda. Quando você for dar uma entrevista no rádio, leve alguns ingressos para o seu show, para eles sortearam para ouvintes. É dando que se recebe.
Oportunidades e relacionamentos que são construídos em benefício mútuo tendem a durar mais tempo. Uma apresentação em um evento de uma caridade que você apoie pode levar a sua música ser usada nos comerciais dessa caridade daqui a um tempo. Um show com uma banda que você curta em Nova York pode levar você a ser convidado para fazer uma turnê nacional com eles.
É claro, além de fazer networking, há muitas outras estratégias de como colocar sua música na frente de um público maior. Nos cursos online New Artist Model você vai aprender como transformar seu som num negócio de sucesso – um negócio no qual você é CEO! Você vai criar planos de ação factíveis e rápidos que vão ajudar sua carreira a bombar, e que você vai poder realizar com os recursos que tem hoje.
Se você queria aprender mais novas estratégias com os cursos online do New Artist Model baixe esses dois e-books de graça. Você vai aprender como pensar em sua música como um negócio e fazer estratégias de marketing e de divulgação!
[hana-code-insert name=’Marketing Guide’ /]