a indistria de música é melhor hoje que 20 anos atras

a indistria de música é melhor hoje que 20 anos atrasUm dos caras mais mal humorados do rock está animadão com o cenário musical atual – e você deveria estar também

O lendário engenheiro de gravação Steve Albini (bom, lendário apenas se você ama bandas como Nirvana e The Pixies) não acredita que o céu esteja caindo sobre o mercado de música atualmente. Longe disso. Ele na verdade acredita que o mercado musical de hoje está mais promissor do que nunca.

Albini fez uma apresentação em uma conferência sobre música na Austrália onde ele falou sobre como a internet, o fim das grandes gravadoras dominando a distribuição, e as rápidas mudanças em nossas atitudes culturais com relação a direitos autorais têm ajudado a criar ferramentas que empoderam os músicos em formas que o sistema antigo nunca sonhou.

É uma visão otimista, e cheia de euforia de uma Indústria que o Albini comparou, 20 anos atrás, com “uma trincheira, com um metro de largura e um metro e meio de profundidade, talvez com uns 500 metros de cumprimento, cheio de merda mole.”

O Albini passa quase todos os seus dias com musicistas (produzindo artistas famosos e ainda desconhecidos), e ele também é a pessoa a frente do trio de rock Shellac — e portanto ele tem uma visão privilegiada de como as mudanças no mercado fonográfico afetam as bandas. Do ponto de vista dele, a maioria das mudanças é positiva.

Confira os principais pontos do discurso dele AQUI e conte para a gente o que você pensa sobre o assunto na seção de comentários, aqui embaixo. Os músicos se encontram numa posição melhor hoje em dia do que há 20 ou 30 anos?

[hana-code-insert name=’musica-digital’ /]