Por Bobby Borg

Uma análise de SWOT é uma ferramenta usada por algumas das empresas mais inovadoras do mundo, que você pode usar também.

Uma análise SWOT é uma ferramenta de marketing já conhecida. A sigla significa, em inglês:

  • Strengths (Pontos Fortes)
  • Weaknesses (Pontos Fracos)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

Oportunidades

Eu queria começar falando de oportunidades. Vamos dar uma olhada no que isso significa. Uma oportunidade é olhar para o mercado como um todo e se perguntar: “Alguém se importa com a minha visão artística?” Alguém se importa? Existe uma demanda para o que você tem para oferecer? Você está fazendo algo que outro alguém acabou de fazer?

O que você quer, no fim, é achar um lugar único no mercado. Você quer criar. Você quer ser inovados. Você não quer repetir o que tudo mundo está fazendo.

Eu sei que isso é complicado de entender para alguns jovens artistas, que estão acostumados a criar no vácuo dos seus quartos. Vocês só escrevem o que está no seu coração e, quando está pronto, você joga para o mundo esperando receber sucesso de volta. Mas “esperança” não é estratégia.

É preciso ser bem mais metódico em relação à sua carreira. Às vezes, as pessoas alcançam o sucesso escrevendo o que querem e jogando para o mercado. Mas a maioria das pessoas que se valem dessa tática não encontram com o sucesso. E, conforme você for ficando mais velho e vai acumulando responsabilidades, talvez até uma família, não vai conseguir mais ficar trancado no seu quarto com 35 anos nas costas, esperando que as coisas deem certo. Você precisa de um bom plano de ataque.

Pontos Fortes

Depois de você definir sua oportunidade, precisa se perguntar quais são seus pontos fortes de verdade para ir atrás dessa oportunidade.

É agora que você precisa ser muito sincero consigo mesmo. Você não pode vir com pataquada para cima de você mesmo. Você tem pontos fortes, capacidades e recursos – que podem ser mão de obra ou dinheiro – porque, se não tiver, vai ter que encaixá-los na próxima categoria, que é a de pontos fracos.

Pontos Fracos

A pergunta mais importante aqui é: “Como eu posso transformar um ponto fraco em ponto forte?”

Eu vou te contar uma história, e acho que você vai gostar. Eu tenho um amigo, que toca guitarra pra caramba, e que está em momento de transição na carreira. Ele queria fazer mais trilha para cinema e TV. Quando ele tocava suas demos, as faixas eram muito boas. Mas seus vocais eram ruins, e eu disse isso para ele. Ele ficou muito bravo e cortou relações comigo por meses.

Da próxima vez que eu o vi, ele me disse: “Desculpa, você estava coberto de razão. Eu garimpei uns cantores ótimos, com diferentes tipos de voz, e estou usando eles nas minhas faixas agora.” E agora as músicas deles estão sendo usadas na TV, e ele está fazendo trilha para filmes bons. Ele mora em Venice Beach e surfa o dia inteiro, de tão bem de vida que está. E parte desse sucesso foi avaliar os pontos fracos e lidar com eles

Ameaças

Essa parte exige que você olhe para o mercado e se pergunte:”Quais são as coisas que podem entrar no caminho entre mim e minhas oportunidades?”

Algumas dessas coisas podem ser outros artistas, ou outras formas de entretenimento, mas também podem ser algo como a dificuldade para conseguir um visto para algum país, por exemplo. São coisas que você não consegue controlar. Se você é de outro país e quer ficar nos EUA para correr atrás de uma carreira, não dá para fingir que papelada não vai ser um problema. Você tem de se perguntar: “O que eu faço para diminuir esse risco?” Como você vai achar um jeito de alcançar suas metas?

Bom, essa é minha introdução à análise SWOT. Essa técnica é usada por algumas das empresas mais inovadoras do mundo, e você pode usá-la também.


O conteúdo deste post é © 2018 por Bobby Borg. Bobby é o autor de Music Marketing For The DIY Musician, Business Basics For Musicians, e The Five Star Music Makeover (todos publicados pela Hal Leonard Books). Obtenha esses livros em qualquer loja on-line no formato físico ou digital. Entre em contato com Bobby em www.bobbyborg.com.