Vai ter que ler as letras de música no palco? Hmmmmmm.

Depender de letras ou de partitura durante um show

Finalmente aconteceu. Eu estou começando a pensar em usar uma muleta no palco: um app de letras de música, um livro de partituras, uns guardanapos soltos com palavras escritas a caneta, qualquer coisa.

NÃO para as minhas próprias músicas, com licença.

É só que a lista de covers que eu “sei” está crescendo cada vez mais, e eu toco cada uma dessas músicas bem de vez em quando. De vez em quando o suficiente para que eu não lembre que horas começa a letra sem sentido de uma ciranda, ou qual é a frase que ele sussurra naquela música dos Raimundos.

Estou brincando. Eu não toco um cover se não gosto da letra. Mas mesmo um clássico como “Tempted”, do  Squeeze, é difícil de decorar, porque a letra tem uma parte em que o cara está comprando uma escova de dentes e outra em que está comprando um livro. Você tem que acertar a ordem da letra, ou todo o resto do refrão vai por água abaixo.

Então, com horas e horas de letras de covers, além de mais de 100 músicas autorais na minha cabeça a qualquer momento, acontece de eu trocar as bolas. E eu preferiria diminuir a chance de isso acontecer quando eu estou no palco, então… Eu estou pensando em descolar um app que passa as letras da música como num vídeo para o meu tablet.

Não é bacana ter partitura ou um app de letras no palco?

É bem provável, e eu adoraria ouvir o que você pensa sobre isso. A ideia de ter de olhar para um papel, quando estou em cima do palco, já me faz parar e pensar por um segundo.

Eu brinquei no meu Facebook que o Jerry Garcia não precisava de partitura para as milhares de músicas que ele tocava com o Dead, e um amigo meu apontou que o Jerry na verdade tinha um teleprompter escondido na bordinha do palco, e que antes de ter essa tela passando as letras, ele errava o tempo todo. Até o Michael Stipe, do REM, usa telepromter… PARA AS SUAS PRÓPRIAS MÚSICAS! É claro que eu conseguiria me perdoar se tivesse que olhar para o tablet de vez em quando, na hora de tocar uma música de outra pessoa que eu não dedilho faz oito meses.

De qualquer forma, eu pedi indicações para os meus amigos.

Eis os apps de letras que eles indicaram:

  • OnSong
  • forScore
  • Lyric Pad
  • MySongBook
  • LinkeSOFT SongBook
  • Ultimate Guitar (Muitos amigos usam a versão grátis desse app e estão felizes com ela. Mas outro amigo disse que a Ultimate Guitar é uma “empresa super esquisitona”, o que acho que pode ser visto na quantidade de reclamações ligadas a pagamentos com cartão de crédito que você encontra online — mas, como eu não tenho nenhuma experiência com esse serviço, vou deixar você fazer a pesquisa e descobrir se ele funciona para você.)

Outra sugestão criativa de um amigo:

Um cara que toca mais de cem horas por ano em coquetéis e casamentos me disse que importa um arquivo de Word para o seu tablet e faz um “print screen” dele. Daí ele organiza as imagens em um álbum. Você passa a foto para a esquerda e está na próxima canção. Eu passei a fazer isso e, além de funcionar bem, é super simples.

O que você acha de pessoas que leem letras ou partituras no palco?

Você tem algum app de letras ou de partitura para recomendar? Quer me capar por ter tido essa ideia? Acha que eu estou me cobrando demais (já que músicos prodigiosos usam leitura de palco há centenas de anos)? Dá um grito na seção de comentários, aqui embaixo.