Sua Personalidade Procrastinadora (e como domá-la)

Sua Personalidade Procrastinadora (e como domá-la)Por Cheryl B. Engelhardt

Músicos são mestres em procrastinar; e a gente te ensina a enfrentar essa preguiça feito um patrão.

Na ginástica olímpica, uma das primeiras coisas que se aprende é como cair. Não porque os professores e técnicos queiram que você caia, mas porque você  vai cair. É melhor aprender a cair sem se machucar. Eu penso do mesmo jeito sobre procrastinar, ou adiar até o fim as coisas que você tem de fazer. É inevitável. Então por que não desenvolver técnicas para procrastinar que nem um patrão?

A gente procrastina e empurra com a barriga a coisa que precisamos fazer por uma variedade de motivos que se encaixam em duas categorias: O Medo e A Ansiedade Limitante.

O Medo

A gente estagna quando fica inconscientemente (ou conscientemente) com medo do que acontecerá se a gente fizer A Coisa. E se as pessoas odiarem a música? E se EU CONSEGUIR o show e não conseguir quebrar tudo? E se eu mandar um email e a resposta for não?

Você não está muito confiante com os emails que está mandando? Então descole aqui uma lista de passos de como vender sua música. (Em ingles)

De qualquer jeito, O Medo costuma ser o impedimento número 1 entre nós e nossas carreiras maravilhosas na música.

A Ansiedade Limitante

A Ansiedade Limitante ocorre quando você não tem idéia do que fazer, de por onde começar ou de como fazer A Coisa. A gente fica ansioso, nervoso e querendo se esconder debaixo da cama. Como resolver isso? Mãos à obra, apesar de como você está se sentindo, ou peça ajuda. Divida A Coisa em mini-Coisas de um tamanho que você consiga lidar, e você estará no caminho certo.

Como lidar com a procrastinação

Bom, agora que tudo isso foi dito, às vezes a procrastinação vai aparecer, e tá tudo BEM. Já que ela vai pintar de vez em quando, vamos tentar aproveitar ao máximo.

Aqui vão as minhas técnicas prediletas de como lidar com a procrastinação, junto com o tipo de procrastinador que você pode ser..

  • O Procrastinador Produtivo: Eu sou uma daquelas pessoas que trabalha bem com prazos, mas só trabalha bem com prazos. O que facilita muito ficar adiando de fazer A Coisa até o último instante. Eu vou evitar fazer A Coisa fazendo outras coisas que eu preciso fazer, mas que não são prioridades na minha lista… tipo passar o aspirador pra tirar o pelo do cachorro da casa. Eu me aproveito disso totalmente; Esvazio o aspirador, tiro ele do armário (e até ligo na tomada) para ter certeza de que SE EU FOR procrastinar, vou tirar o melhor proveito disso.
  • O Procrastinador Relaxado: Como eu sou compositor e artista independente, eu estou SEMPRE pronto para responder um emaill, correr atrás de uma idéia de letra de música nova e sempre procurando a próxima colaboração ou conexão. A necessidade de procrastinar vem forte e me carrega para o sofá. Eu deito na varanda por meia hora, assisto uns capítulos de This Is Us, ou passeio com o meu cachorro enquanto ligo para um amigo, o Procrastinador Relaxado me dá uma folga que eu deveria ter agendado mesmo. Quando eu decido me entregar, estabeleço um limite de tempo (para eu não perder o controle) e eu não fico me culpando por estar fazendo um recreio.
  • O Procrastinador Digitalmente Distraído: Você conhece esse cara. Você olha o Twitter mais uma vez. Projeta mais uma casa no seu app House Design. Só mais uma partidinha de Candy Crush (as pessoas ainda jogam isso?). A gente saca o telefone ou abre as abas das redes sociais quando está fazendo A Coisa. Para aproveitar o máximo esse cara que te atrasa, esteja consciente do momento em que começar a divagar e se perguntar por que você está perdendo o foco, e como pode se aproveitar disso? Se você está dando rolê pelo Facebook, vá para um grupo de músicos ler os comentários recentes. Vendo vídeos no YouTube? Ache um vídeo recente de outro músico indie que você curta e compartilhe.
  • O Procrastinador Desagradável: Isso acontece quando você está tão estressado com A Coisa que começa a andar de um lado para o outro, gritando com seu namorado ou namorada, reclamando dos seus colegas de banda ou clientes, e geralmente só sendo desagradável. O único de resolver é: PARA COM ISSO. Vai sentar e fazer A Coisa. Você sabe que chegou a hora de fazer… a coisa que você MENOS quer fazer.

Cada procrastinador aparece bem no momento em que há algo mais importante: A Coisa que precisamos fazer precisa ser dividida em pedaços menores, com que você lide melhor; a gente é solitário; a gente tem medo do que vai acontecer se fizer alguma coisa; a vozinha dentro da nossa cabeça está dizendo  “você não é bom o suficiente/você não merece/etc.” Não importa qual seja o motivo para você ser um procrastinador, o truque é reconhecer que você está adiando as coisas e depois optar  se você vai deixar isso acontecer ou não, por quanto tempo e como você vai fazer uma parceria com esse sentimento, para tirar o melhor proveito.

[hana-code-insert name=’musica-digital’ /]