Por Chris Robley
O ringue da etiqueta num concerto: plateia versus artista!
Durante a apresentação acima, o pianista Christian Zacharias para de tocar ao ouvir um celular tocando na plateia.
Alguns colegas do mundo da Música Clássica louvaram a atitude e concordaram com Zacharias que todas as pessoas na sala (tanto na audiência quanto os outros músicos) deveriam estar respeitosamente focados na música, sem distraçoes, ajudando a criar um momento conjunto de silêncio e música.
Alguns amigos meus no Facebook parecem pensar diferentemente, acreditam que a etiqueta de apresentações de Música Clássica é esnobe, antiquada e isso está contribuindo em partes para o declínio do número de pessoas na plateia. Em sua opinião, Zacharias penalizou toda a plateia quando parou para fazer o dono do celular que tocava passar vergonha.
O que você acha? Foi uma atitude de coragem ou de chatice ter parado de tocar quando um telefone soou? Será que ele devria ter mantido sua cara de concentração e seguido tocando? Ou ele estava certo de transformar aquele momento em uma lição para todos que estavam na plateia? O que VOCÊ faz quando as pessoas falam, berram, brindam com os copos, atendem telefonemas ou fazem pedidos ridívulos (“TOCA RAAAAUL!”) durante o seu show?
Conte para nós o que você pensa na seção de comentários, aqui embaixo.
[hana-code-insert name=’Newsletter Sign-up’ /]