musicvideo-1-300x200[Este post foi escrito por Tyler Allen e apareceu antes no Sonicbids Blog.]

Desde que o Disk MTV deixou de existir, ouvimos de pessoas de todos os tipos que era o fim da era do videoclipe. Mas, mesmo que a MTV tenha quase parado de passá-los, as redes sociais viraram regra nos últimos dez anos, e por isso videoclipes ainda são necessários para artistas. Se uma música é um grande sucesso, mas você quer garantir que ela seja longeva, coloque ela como pano de fundo de um vídeo e jogue no YouTube, para que ela possa ser vista para sempre. Ou, se você só quer colocar um elemento musical no seu som – é só fazer um vídeo com as letras passando conforme são cantadas.

Independentemente do porquê de você ter escolhido fazer um vídeo, o que você tem que fazer assim que sua banda termina sua obra de arte? Confira o que você tem de fazer na nossa listinha.

Não lance – ainda

Você pode ficar ansioso para lançar seu primeiro videoclipe para o mundo ver, mas é bem provável que a melhor coisa que você tem a fazer é segurar um pouco e pensar numa estratégia. Estabeleça uma data de lançamento, talvez com antecedência de duas ou três semanas, e encontre jeitos divertidos de criar um burburinho com ele. Isso pode acontecer divulgando nas suas redes sociais algumas fotos de você no set, durante a filmagem, ou até elementos gráficos que deem aos fãs uns detalhes de como será. Adiante com essas imagens a data do lançamento.

O intuito aqui é não gastar todas as suas fichas de uma vez. Deixe seus fãs esperarem um pouquinho. É claro que você não vai lançar um clipe arrasa-quarteirão, como a Taylor Swift fez com “Bad Blood”, em que metade de Hollywood participa, mas seus fãs vão curtir algumas pílulas de informação: vídeos dos bastidores, cliques da sessão de fotos da banda e até trechinhos do clipe. Alongue o seu conteúdo o máximo possível e espere a hora certa para lançar.

Consiga a atenção certa da imprensa

Assim como você faria com qualquer outro lançamento, faça uma lista de todos os veículos onde você gostaria de ver seu vídeo, e para onde o poderia sugerir como pauta. Há alguns jeitos de fazer isso. Um dos jeitos seria esperar você ter um bom número de views antes de mandar para a imprensa, mas outro é combinar com um veículo de fazer a estreia exclusiva do seu vídeo. Essa fórmula pode funcionar melhor para uma banda com mais público, mas é ótima para conseguir a atenção e a cobertura da imprensa.

Meça suas opções de publicidade, parça

É bem capaz que você tenha gasto uma boa grana filmando um vídeo, mas não se esqueça de colocar na conta suas opções de publicidade. Se você quiser seguir a trilha do YouTube e comprar anúncios no site, vá em frente e separe no orçamento algum dinheiro para o YouTube ads. Mesmo US$ 10 já conseguem colocar seu vídeo na frente de 1.000 pessoas. Você pode querer fazer um trailer do seu vídeo e colocar ele no YouTube ad, ou mesmo usar o primeiro minuto como anúncio.

O Facebook também tem uma opção de anúncio de vídeos que é bem disseminada – e também cobra taxas factíveis. Os artistas costumam ter medo de usar anúncios em redes sociais porque acham que precisariam de uma renda titânica, mas na verdade eles são bem baratos. Na maioria dos casos, com menos de US$ 100 por mês, já é possível fazer uma bela de uma diferença.

Garanta a sua longevidade

O conteúdo é o rei de todos os tipos de canais nas mídias sociais – e isso vale para qualquer marca ou banda. Pense desse jeito: há um número limitado de jeitos de compartihar um vídeo, certo? Vamos dizer que você quer trabalhar esse vídeo intensamente por seis semanas. Como você vai conseguir fazer isso de uma maneira divertida?

Tenha um plano a longo prazo, que se desdobre. Tente postar cenas dos bastidores ou inéditas e procure por temas na imprensa que possam ser usados como “gancho” para as pessoas compartilharem seu vídeo. .

O estrategista de marketing musical Tyler Allen trabalha com um grande número de artistas, gravadores, e entidades do mercado musical. Tyler começou sua carreira na Sony Music Entertainment e na RED Distribution, e também no mercado da publicidade. Ele se dedica a oferecer para artistas veteranos as ferramentas para preservar seu legado e a novos artistas as ferramentas para começar as suas carreiras (e tudo que há entre essas duas categorias). Saiba mais no wtylerconsulting.com. Ele também oferece pacotes de estratégia de carreira para artistas independentes (e com pouca grana) aqui.