Vizualizações no TikTok

Emplacar um sucesso é uma ótima forma de alcançar mais público para o seu trabalho autoral. Mas hoje em dia você não precisa mais ficar batalhando para as rádios tocarem sua música ou sonhar com uma inserção em novela. Redes como o TikTok movimentam milhões de pessoas diariamente e são um ótimo caminho para aumentar o número de seguidores e engajamento com sua produção musical. Recentemente falamos sobre os tipos de vídeo que ajudam na divulgação da sua música. Ali você viu a importância e o formato de vídeo que é bom para compartilhar nas redes. Mas não é fácil alcançar o sucesso viral: aqui vamos te guiar por 7 maneiras de viralizar sua música no Tik Tok.

Mas antes, vamos lá, você sabe o que é viral, né? É um vídeo que cai na graça dos usuários da rede, sendo muito compartilhado e às vezes até repetido. Sua fama dura pouco, visto que tudo no TikTok é muito ágil e efêmero. Mas, a depender do nível de viralização, o resultado pode ser decisivo para alavancar sua carreira.

Você já sabe como cadastrar a sua música e como promovê-la na plataforma, mas não sabe como funciona a viralização?

Visualizações repetidas são a chave para o alcance algorítmico no TikTok

Quer obter milhões de visualizações e seguidores no TikTok? Aqui você vai entender como funciona o mecanismo de recomendação do TikTok e poderá usar a sua criatividade dentro dessas 7 maneiras de viralizar sua música no TikTok.

O algoritmo do TikTok está procurando por:

  • Engajamento (visualizações completas, curtidas, comentários)
  • Um catálogo antigo de vídeos, para que novos fãs possam maratonar
  • E… VISUALIZAÇÕES REPETIDAS!

Nada diz “eu amo este vídeo” mais do que alguém assistindo várias vezes. Se você conseguir produzir algo que as pessoas assistam novamente, estará provando ao TikTok que pode manter os espectadores na plataforma. O que, claro, é o principal objetivo deles. Ao ajudar o TikTok a reter espectadores, a plataforma retribui e compartilha seu vídeo com um público mais amplo. É por isso que criar vídeos que garantam várias visualizações pode ser a chave para desbloquear o crescimento exponencial no TikTok.

7 maneiras de gerar visualizações repetidas e viralizar sua música no TikTok

Na DIY Musician Conference de 2022, o artista Jeremy Carter-Gordon, da Windborne (grupo vocal à capela que se tornou viral no TikTok várias vezes), detalhou sua estratégia do TikTok e suas teorias por trás desse sucesso. Recolhemos e organizamos seus ótimos conselhos (caso fale inglês, você pode assistir ao vídeo da conversa que estará no final deste artigo) e disponibilizamos aqui. O destaque da fala de Jeremy foi sobre gerar visualizações repetidas. Ele usou as técnicas a seguir em vários vídeos para conseguir que quem chegasse aos seus vídeos os assistisse de novo e de novo.

1. A “metanarrativa”

Este é o termo de Jeremy para a história sobre a história do vídeo. Este conteúdo geralmente é exibido em texto ou legendas na tela. Portanto, você cria vários tópicos a serem observados e entendidos ao longo do vídeo. Desta forma, isso pode significar que a letra da música está acontecendo ao mesmo tempo que uma legenda sobre a origem da música, informações sobre o gênero, a história do local etc estão passando na tela. Informações dobradas, atenção dobrada.

2. Texto denso

Encha a tela com informações que não poderiam ser consumidas de uma só vez. Ao incluir uma metanarrativa, muitas vezes você alcançará esse agrupamento automaticamente, porque há várias histórias ou lições para compreender. Neste caso, quem está no seu vídeo terá que assistir uma segunda ou terceira vez para entender tudo.

3. Explosões de texto

Coloque um rápido flash de algo importante na tela que desaparece rapidamente. Se as pessoas quiserem ter certeza de que entenderam, terão que assistir novamente.

4. Solicitações do público

Desafie seu público a participar da conversa, adicionar uma opinião interessante ou recomendar algo. Melhor ainda, preencha a tela com vários comandos! Você pode iniciar quatro conversas separadas na seção de comentários.

5. Ensine-lhes algo

As pessoas adoram aprender coisas no TikTok. Neste sentido, os espectadores tendem a se inclinar mais para o conteúdo educacional do que para o conteúdo de entretenimento geral. Basicamente, não basta assistir e curtir. As pessoas investem em si mesmas e querem integrar a informação em suas vidas. E, portanto, combinar a educação com as outras técnicas acima pode realmente aumentar as visualizações repetidas.

6. O corte abrupto

Já viu aqueles vídeos em que a nota final de uma música ou a palavra final do diálogo é cortada? É chocante. E, acredite, algo sobre a natureza não resolvida desse final faz com que os espectadores simplesmente desejem assistir ao vídeo novamente. Cérebros são estranhos.

7. O loop contínuo

Este é talvez o truque mais antigo dessas 7 maneiras de viralizar sua música no TikTok “fazendo com que eles assistam  o vídeo novamente”. Mas, ainda assim, é realmente eficaz. Se você pode criar um vídeo onde as pessoas nem percebem que ele está sendo repetido, você encontrou ouro! Porque quando a pessoa percebe, provavelmente assistirá uma terceira ou quarta vez simplesmente porque estão impressionada e quer agora sim enxergar quando o vídeo acabou. Eles vão querer ver o ponto em que você enganou.


Mas, lembre-se, sucesso no TikTok é mais do que apenas repetir visualizações

É claro que focar em visualizações repetidas é inútil se você não conseguir fazer com que elas assistam em primeiro lugar.

Jeremy tem ótimas dicas sobre como capturar a atenção inicial no TikTok. E ele oferece uma abordagem saudável sobre como abordar a plataforma para garantir que ela esteja funcionando para você, e não o contrário. Confira no vídeo abaixo.

<iframe width=”1100″ height=”618″ src=”https://www.youtube.com/embed/EdHZAAcxLC0″ title=”Viral Success for Niche Music: How TikTok Worked for Windborne” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>