7 erros comuns que músicos cometem no Instagram

[Este artigo foi escrito por Amy Sciarretto e apareceu primeiro no Sonicbids Blog.]

O Instagram é uma ferramenta ótima para conectar bandas e artistas com seus fãs. É uma linha direta para os fãs falarem com você e uma forma de dar a eles uma visão diferente da banda que vai além do som. É bem interessante!

Mas apesar do Instagram poder ser usado para o bem, algumas bandas e artistas cometem vários erros na plataforma. A boa notícia é que esses erros não são fatais, e eles são fáceis de resolver. Aqui vão 7 erros comuns no Instagram e jeitos fáceis de resolvê-los.

1. Você não usa hashtags o bastante

Você quer se conectar com seus fãs e fazer posts virais entre eles e quem está só dando uma espiada. Isso pode acontecer usando hashtags. Alguém pesquisando por “bandas em turnê” pode encontrar sua banda acidentalmente se você usar a hashtag #BandaEmTurnê. Essa pessoa pode se transformar no seu mais novo fã!

 

2. Você usa hashtags demais

Ninguém fala com hashtags, então não use elas em excesso. Se você exagerar nas hashtags, especialmente aquelas #SemSignificadoNenhum ou que não são #boas, isso pode ser #chato e #irritante e as hashtags de qualidade podem se perder no meio delas. Você não quer parecer os Bros Being Basic!

3. Você posta fotos sem sentido

Tente postar fotos que têm algum valor e que seus fãs só vão conseguir ver porque seguem você. Faça suas postagens valerem a pena compartilhando momentos exclusivos dos bastidores, meet and greet, fotos do palco, e o que mais for interessante! Dê aos seus fãs algo que faça eles voltarem e que eles não vão conseguir ver em nenhum outro lugar.

4. Você não deixa os fãs se aproximarem

Esta é uma extensão do erro acima. Um fã segue o seu Instagram porque ele é um acesso especial dentro do seu mundo. Faça isso valer para ele. Faça ele se sentir especial, e compartilhe sua vida como um artista com eles. Eles se importam.

5. Você não oferece a eles um contexto

Uma foto sem a legenda correta ou uma hashtag boa vai provavelmente ser esquecida. O valor das redes sociais não está no número de followers que você tem ou no quanto você posta. O valor vem de quão ativos seus fãs são e como eles compartilham o conteúdo que você postou. Dê a eles coisas bacanas para compartilhar, e elas vão virar virais.

6. Você não está dando o foco para as pessoas, coisas e lugares certos

De novo, contexto é tudo. Fotografe fãs, bandas amigas, companheiros de banda, lugares que você toca e etc. Mas dê aos seus seguidores uma noção de quem são essas pessoas, não perca essa oportunidade de se conectar com seus fãs.

7. Você está compartilhando as fotos erradas

Uma foto da sua namorada te beijando? Bacana! Uma foto de você em casa em um domingo, cozinhando com alguém especial? Isso é o que te conecta com os seus fãs, e é essencial!

Amy Sciarretto trabalhou 20 anos em revistas, jornais e sites, do Kerrang a Spin.com da Revolver ao Bustle, cobrindo música, beleza e moda. Depois de 12 anos trabalhando em rádio, ela agora é dona da sua própria empresa de RP a Atom Splitter PR, que tem mais de 30 clientes. Ela também é uma ativista por direitos dos animais.