[Este artigo foi escrito por Dave Kusek, fundador da  New Artist Model, uma escola de negócios online sobre música para músicos independentes, performers, artistas com gravadoras, produtores, empresários e escritores. Ele também é o fundador da Berklee Online, co-autor do livro The Future of Music, e membro do time que trouxe o midi para o mercado.]

Hoje, há diversas formas de colocar sua música no mercado. Simplesmente colocar ela no YouTube, Facebook, ou em uma rádio online vão ajudar a fazer a descoberta orgânica acontecer. Porém, como você provavelmente  já sabe, esse processo pode ser lento e tedioso. Você pode alcançar só um pequeno grupo de novas pessoas, e essas impressões são geralmente só por uma vez, sem oportunidade de se reconectar. Na maior parte, essas plataformas são boas para manter seus fãs atuais informados e engajados, mas quando falamos de realmente aumentar a sua base de fãs, elas tendem a ter uma pegada mais passiva.

Se você quer novos fãs, você precisa fazer isso de forma ativa. Fluence é uma plataforma que permite que você ativamente forneça vídeos e músicas para curadores e influenciadores dispostos a te dar um feedback. Se eles gostarem da sua música, eles podem compartilhar com quem segue eles ou dar uma oportunidade para você aparecer em seu blog ou fazer um show.

1. Coloque sua música na frente de influenciadores relevantes

Apesar de todas as ferramentas online para o marketing em massa, a indústria musical não é um negócio que vive de emails. Pessoas influentes como Djs e bloggers estão constantemente afogados em emails de artistas vendendo para eles a sua música, então se você quiser ser bem sucedido sua apresentação precisa ser personalizada e autêntica. Isso significa fazer a sua pesquisa, escrever mensagens pessoais, e só mandar a sua música para pessoas que estão realmente interessadas em ouvi-la

Fluence permite que você dê uma olhada em todos os influenciadores da plataforma para encontrar pessoas que já estão predispostas a gostar do seu estilo musical. Você pode pesquisar por seus estilos preferidos e então escolher para que rádios e DJs você vai mandar a sua música. Essa modelo de curadoria vai aumentar a sua chance de sucesso.

2. Receba de feedback de profissionais com experiência

Não importa quantas dessas estratégias você usar, se a qualidade não estiver no seu som você vai ter uma tarefa bem difícil para ganhar mais fãs. Especialmente, quando você está no estágio inicial da sua carreira, acertar a letra e a música, a gravação e a mixagem perfeita pode ser bem difícil, e realmente demora anos e anos de experiência para acertar. Qualquer artista de sucesso na indústria vai te dizer que o jeito mais rápido de aprender e melhorar é ouvir o feedback de gente com experiência.

Com Fluence, você pode mandar a sua música para gente com experiência na indústria e receber feedbacks.Você só precisa ir até Fluence para ver quão completo esse feedback pode ser. Produtores e engenheiros podem te apresentar pequenos detalhes que significam um mundo de diferença no seu som, e publicações e blogueiros podem te ajudar com o arranjo e a letra.

3. Leve sua música para uma audiência relevante

Compartilhar seu som com todos e qualquer um não vai te levar a lugar nenhum. Até porque, as pessoas têm gostos musicais muito específicos e pessoas. Ao invés disso, você quer levar sua música para um público que já está afim de ouvir o seu tipo de som.

Os influenciadores e curadores da indústria musical tendem a ter uma audiência bem nichada. Por exemplo, um DJ de uma rádio de Dance Music vai ser seguido por pessoas que curtem Dance Music, e um blogger focado em rock progressivo vai ter um nicho similar seguindo ele. Como isso na cabeça, se um influenciador compartilha sua música depois de encontrar ela no Fluence, você tem muito mais chance de ressonar com a audiência dele.

4. Controle o poder de uma recomendação confiável

Todos os dias recebemos tantas recomendações de produtos que não conseguimos nem processar, e nosso cérebro já bloqueia elas. Para evitar se sentir enterrado em recomendações, costumamos colocar mais peso naquelas que recebemos de quem confiamos – seja amigos, família, um blogger que curtimos ou um profissional bacana da indústria.

Influenciadores e curadores no Fluence são fontes confiáveis para seus seguidores. Pessoas estão mais aptas a dar uma chance para o seu som se eles vêem que seu blogger favorito falou dele em um tweet do que simplesmente se eles trombassem com uma música sua por aí na internet. Isso significa que o Fluence pode ajudar você a criar uma primeira impressão muito mais bacana no público.

5. Use suas conexões para conseguir grandes oportunidades

Como vimos acima, o negócio da música é uma indústria realmente pessoal, e muitas vezes, as oportunidades vão vir das conexões que você fez. Além disso, oportunidades de ter a sua música tocada em uma rádio no futuro ou presente em um filme podem colocar você na frente de um novo público cheio de fãs em potencial. Mesmo que os influenciadores do Fluence não estão sendo pagos para compartilhar sua música, se eles gostarem o bastante eles irão fazer.

O artista do Fluence Zach Hurd teve sua música tocada em uma rádio de LA e fez um show em Hollywood depois de se conectar com Valida Carroll, uma DJ na KCRW e apresentadora do “Desert Nights”. De maneira similar, CMBSTN, um grupo indie da Suécia, apareceu em vários blogs depois de entrar no Fluence.

Como você pode ver, o Fluence pode abrir portas para artistas independentes, mas ele ainda faz mais coisas além do que eu cobri nesse artigo. 

Se você está interessado em como criar um plano de sucesso para a sua banda ou carreira não esqueça de checar o  New Artist Model, a escola de negócios alternativa para músicos independentes, performers, artistas com gravadoras, produtores, empresários e escritores.