Vamos direto ao ponto aqui. Quem tem tempo para ficar lendo um monte de coisa? Tem músicas para serem escritas, shows para serem feitos e carreiras para serem construídas!
Então, neste post você vai achar cinco dicas fáceis de serem colocadas em práticas, cada uma de uma “Área Chave” (como eu gosto de chamá-las) da sua carreira musical que, quando bem cuidada, pode trazer mudanças radicais. E o mais bacana é que você pode começar a fazer essas mudanças hoje mesmo.
(Se você quer se aprofundar um pouco mais nessas cinco áreas, eu faço alguns treinamentos ao vivo, como esse que rolou em 2 de agosto! Você pode conferir quando acontecerá o próximo e no dia da aula eu posso até criticar o seu site… ao vivo!)
Aqui vão as cinco áreas-chave da sua carreira, e uma dúvida para cada uma delas, sobre a qual falarei com mais profundidade no meu treinamento em vídeo. (Se você é uma pessoa do tipo visual, pode me ver explicando cada dica em vídeo clicando no título da dica).
DICA 1: Branding.
Vamos começar com umas perguntas: você já pensou no que tem de postar nas suas redes sociais e no seu site quando estiver entre o lançamento de um CD e outro, ou entre uma turnê e outra? Ainda está quebrando a cabeça para saber que imagem vai usar no “header”?
Que tal escolher todas essas coisas para passar uma só mensagem:
Aquilo. Que. Você. Quiser.
Agora é a hora de você fazer uma atualização de todas as suas contas nas redes sociais e no site, para ter certeza que todos eles transmitam a mensagem que você quer.
DICA 2: Venda-se.
Todo ano, milhões de crianças fazem fila para pedir para o Papai Noel o presentinho que querem de Natal. Eles ficam tão animados de encontrar o bom velhinho que já saem despejando toda a lista de presentes que querem, sem medo de ouvir um NÃO de volta.
Em algum momento da vida, a gente perde esse tipo de coragem e para de pedir o que a gente quer. O que fazer hoje? Peça algo que você quer para alguém. Mas peça do jeito mais simples: com uma pergunta que vai ser respondida só com Sim/Não!
DICA 3: Engajamento.
Construa relacionamentos online, comentando nos posts de outras pessoas, fazendo perguntas para os seus seguidores, para saber mais sobre eles; compartilhando o conteúdo deles (e usando tags com o nome deles, para vocês se beneficiarem mutuamente das divulgações cruzadas!), e respondendo a qualquer mensagem positiva que chegue.
DICA 4: Grana.
Okay, sinceridade total: essa dica é muito grande para um post só. A gente vai mais fundo nesse assunto no meu seminário
A maneira como você pensa dinheiro e se relaciona com ele pode ser o diferencial de como será o seu ano. Eu penso em dinheiro assim: Dinheiro é como o ar… há o suficiente por aí para todo mundo, e quanto mais você inspirar mais terá de expirar. Então, olhe para os seus ganhos e gastos dos últimos 6 meses. Depois que você tiver UMA MÉDIA de quanto gasta por mês, e do quanto PRECISA MESMO por mês, para saber de quanto tem de ser sua renda. Spoiler: pode ser menos grana do que você pensa!
DICA 5: Colocando em Prática.
Tem alguma tarefa da sua lista que sempre vai para o fim da lista? A procrastinação é uma das maiores barreiras ao sucesso de um músico. Como consertar? Divida suas grandes tarefas em tarefinhas mais específicas, e portanto fáceis de fazer. E (aqui vai a dica da profissional), depois marque essas tarefas na sua agenda, não numa lista de afazeres, guardanapo ou post-it.
Dica extra da profissional: Não ouça as vozes/sentimentos/argumentos que estão na sua cabeça dizendo para você NÃO FAZER algo. Vá lá e faça logo a coisa, em vez de gastar seu tempo pensando em por que não fazer.
Quais são as suas dicas? Deixe-nos um comentário aqui embaixo!