Unknown-1-650x433Passos simples para você ganhar a simpatia do pessoal da mesa de som

Em todo show, há dois tipos de pessoa andando para lá e para cá.

Antes que você vire os olhos, isso não vai virar uma piada do tipo “há dois tipos de pessoa no mundo”.

Não, isso é sobre dois tipos de personalidade que convivem em todos os shows.

O músico. E o engenheiro de som.

Para um músico ter um ótimo show, você precisa que o engenheiro esteja do seu lado. Ele é o cara cuidando de você e fazendo seu som soar certo.

É triste, mas bandas muitas vezes não reconhecem a importância dessa relação. Como músico e engenheiro de som, eu me encontro com frequência dos dois lados desse balcão. Aqui vão algumas coisas que você deveria ter sempre em mente sobre esse profissional quando for

fazer o próximo show.

O cara do som é seu amigo

Você não o contratou e pode muito bem terminar seu trabalho sem ficar amigo dele. Mas faça dele seu amigo e ele vai te tratar melhor.

Você precisa DELE para ter um bom som. A recíproca não é verdadeira.

O livro de Dale Carnegie  “How to Win Friends and Influence People” (Como fazer amigos e influenciar pessoas) é tão relevante num show quanto no mundo dos negócios.

Apresente-se ao pessoal do som, lembre o nome dele ou dela e trate como se fosse um dos seus fãs. Comunicação e amizade é a base para um bom som.

Não seja alto

Há outro termo para som ao vivo, mais técnico.

Se chama reforçar som.

O engenheiro de som basicamente pega o som que você tem no palco e o reforça para a plateia. Isso dá a ele o poder de criar um mix balanceado ou não. Faz sentido, certo?

Mas, se você estiver no nível 11 e o som do palco for alto demais, você não dá a ele o poder de dar um tapa em o que a plateia vai ouvir.

E, se o que eles ouvem do palco é uma guitarra destorcida, então parabéns: esse será o som do seu show.

O segredo aqui é conseguir um equilíbrio no volume do som. Daí ele vai poder reforçar esse som com monitoramento para os vocais e instrumentos que estejam faltando. Se o engenheiro de som está pedindo que você diminua o volume, não é para te insultar. Ele faz isso para seu som melhorar. Ninguém está aqui para atacar seu ego e todos só querem que você faça um show com som ótimo.

Esteja preparado para seu próprio instrumento

Só há dois jeitos de plugar seu instrumento:

* Um cabo de quarto de polegada

* Um cabo XLR

Faça-se o favor de comprar os adaptadores que vai precisar

Os engenheiros de som não tem todos os cabos possíveis nos seus bolsos, e é perigoso confiar nisso.

Então, se você precisa conectar seu laptop, traga um adaptador.

Você gastou horas e horas trabalhando na sua música. Você deveria gastar 15 minutos descobrindo como ela se conecta ao sistema de som. Seja qualquer tipo de cabo, se você conseguir conectar seu instrumento, você vale ouro.

Não diga a ele como fazer seu trabalho

Eu tenho que admitir que faço isso demais. É duro quando você é tanto músico quanto engenheiro de som.

Alguns engenheiros de som não querem (ou não precisam da) sua ajuda. Eles têm seu próprio jeito de fazer as coisas e interferir no seu trabalho é o melhor jeito de deixar eles fulos.

Se você estiver com muita vontade de dar palpite, ou sabe de algo que tem certeza que ele esqueceu de fazer, pode ir e dizer a ele. Mas é arriscado dizer às pessoas como fazer seu trabalho — então tenha cautela. Se você seguiu a primeira dica, dê um toque a ele, porque é provável que ele já goste de você. Entretanto, se você já deixou ele bravo e agora tentar dizer a ele como fazer seu trabalho, estará fazendo é mal ao seu som.

Mantenha tudo isso em mente no seu próximo show e faça o engenheiro de som se sentir como parte da sua banda. Seu show será mais tranquilo por causa disso. Eu garanto.

Biografia do autor: Björgvin Benediktsson é músico, engenheiro de áudio e empresário. Ele é co-fundador da Crowd Audio, uma startup que conecta músicos e engenheiros de somem todo o mundo. Confira em www.crowdaudio.com e inscreva-se no site deles com dicas de como ser um músico melhor.

[hana-code-insert name=’Newsletter Sign-up’ /]